ESG não é moda, é propósito e impacto. Entenda o papel da eureciclo nessa frente

Leia em 4 min

Os indicadores ESG  (Environmental, Social and Governance) – ou, em português, ASG, referindo-se à Ambiental, Social e Governança – estão transformando o mundo dos investimentos e terão grande impacto na economia nos próximos anos. Saiba mais sobre esse termo com o post!

O ESG diz respeito aos indicadores corporativos que perpassam aspectos ambientais, sociais e de governança sobre a atuação das empresas na atualidade e pode nortear o fluxo de capital para a construção de uma sociedade mais sustentável.

De forma resumida, ESG seria a mensuração do impacto dos investimentos que as empresas fazem para subsidiar ações de desenvolvimento sustentável. Para que essa mensuração ocorra, há diversos indicadores que estão sendo definidos a nível internacional como parâmetro. 

Os indicadores corporativos sobre meio ambiente, sociedade e governança (ESG) vem mudando a forma como o mundo vê e aplica a sustentabilidade. Para criarmos um mundo em que todos cuidam do nosso entorno, o problema dos resíduos sólidos deve ser considerado de forma circular e valorizando a reciclagem.

Abaixo seguem alguns indicadores de ESG: 

  • Os ambientais: uso de recursos naturais, emissões de gases de efeito estufa (CO2, gás metano), eficiência energética, poluição, gestão de resíduos e efluentes;
  • Os sociais: políticas e relações de trabalho, inclusão e diversidade, engajamento dos funcionários, treinamento da força de trabalho, direitos humanos, relações com comunidades, privacidade e proteção de dados;
  • E os de governança: independência do conselho, política de remuneração da alta administração, diversidade na composição do conselho de administração, estrutura dos comitês de auditoria e fiscal, ética e transparência.

Exemplos de como a eureciclo trabalha em torno do ESG

Os indicadores ambientais para a mensuração do impacto ESG das corporações são significativamente impactados pela nossa solução.

  • Tornamos possível a redução do uso de recursos naturais virgens ao promover a reciclagem das embalagens e aumentar a circularidade das mesmas no ciclo de vida do produto;
  • A redução do uso de recursos virgens contribui para a diminuição da emissão de gases de efeito estufa e consequentemente da poluição de mares e oceanos;

Também podemos impactar significativamente os aspectos sociais e de governança das corporações, pois:

  • Promovemos a inclusão e diversidade ao priorizar as cooperativas nas concorrências;
  • Remuneramos os agentes ambientais responsáveis pela coleta, triagem e destinação ambientalmente correta dos resíduos;
  • Garantimos uma plataforma tecnológica com segurança, total privacidade e proteção de dados segundo a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados);
  • Divulgamos os resultados mensais para com as empresas através de Relatórios Personalizados de impacto.

Qual a importância da educação ambiental?

Auxiliar na conscientização das empresas sobre sua atuação em cada frente ESG é a melhor maneira de torná-las cientes de sua jornada em uma economia cada vez mais circular. 

Nós da eureciclo, unimos todos os stakeholders da cadeia de reciclagem e inspiramos as marcas a usarem sua força para fomentar o desenvolvimento da cadeia de reciclagem no Brasil.

Tamanha é a nossa responsabilidade que alinhamos nosso propósito com as metas da ODS, nas quais, no relatório de desempenho de 2020 firmamos o compromisso de educar as pessoas sobre reciclagem e consumo responsável para atingirmos os dois objetivos, abaixo, da ONU:

A eureciclo, através da retirada de 300.000 toneladas de embalagens pós-consumo do meio ambiente e do investimento de  R$ 16.206.207,11 na cadeia de reciclagem, em pouco mais de quatro anos de atuação, tem auxiliado as empresas a aumentarem o impacto ambiental e social positivo no ciclo de vida de seus produtos. Ambos fatores são essenciais para a melhoria dos indicadores ESG das marcas e consequente evolução da consciência ambiental da sociedade.

Do consumidor que realiza o descarte de uma embalagem até a empresa que realiza a reciclagem da mesma, o caminho ainda perpassa diversos gargalos, os quais minam a eficiência da cadeia de reciclagem no Brasil e deixam um rastro de lixo de mais de 29 milhões de toneladas por ano.

No Brasil, a legislação se desdobrou através da Política Nacional de Resíduos Sólidos para lidar com a problemática e trouxe o conceito da responsabilidade compartilhada para todos os atores do ciclo de vida do produto. No entanto, somente através de uma consciência ambiental profunda, o conhecimento que dispomos para mitigar esse impacto negativo na natureza se transforma, de fato, em ação. 

As empresas que estão na vanguarda fazem mais por esse processo ao executar ações assertivas para a melhoria contínua dos indicadores ESG e se posicionando de forma transparente com os consumidores cada vez mais conscientes.

Como o selo eureciclo beneficia empresas que olham para ESG?

Por meio do diálogo aberto e do impacto positivo na cadeia de reciclagem e na sociedade, a eureciclo tem trazido luz à consciência ambiental de milhares de brasileiros, diariamente. Para isso, uma das melhores ferramentas que dispomos é o nosso selo eureciclo. Ele facilita a percepção do consumidor sobre uma ação positiva em relação à embalagem do produto consumido.

Incentivar a utilização do selo pelas marcas parceiras é uma forma de beneficiar as empresas através do marketing positivo e tornar os consumidores cada vez mais cientes de que podem contribuir com a cadeia de reciclagem ao optar por produtos com o selo eureciclo. Afinal, a cada embalagem consumida de um parceiro, nós compensamos pelo menos 22% dela, atendendo a meta nacional definida em acordo setorial e fomentando a reciclagem no país.

Esse trabalho acontece em conjunto com as mais de 4 mil marcas parceiras, que tomam para si a responsabilidade da conscientização e da compensação de seus impactos, e dos mais de 115 operadores de reciclagem que articulam a destinação correta das embalagens pós consumo equivalentes.

Além disso, é preciso salientar a importância do destaque dos cases de sucesso com os nossos clientes. Através dos cases desenvolvidos nessa campanha, contaremos a história de algumas marcas e pessoas que iniciaram uma jornada de mudanças profundas para desenvolverem o ESG na corporação através do selo eureciclo.

No mês de agosto, a eureciclo promove intensos debates acerca do futuro ESG nas corporações e das principais ferramentas que dispomos para aplicá-la. Contaremos com a participação de especialistas e de empresas e consumidores trazendo suas experiências no desenvolvimento de uma postura mais alinhada ao consumo e produção conscientes e à melhoria dos indicadores ESG.

Vamos juntos?

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *