O quanto a beleza consciente pode ser uma aliada do meio ambiente

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Iniciativas como a compensação ambiental geram um impacto positivo à sociedade e ao meio ambiente! Descubra como a Aussie, Head&Shoulders e Herbal Essences estão comprometidos com uma beleza consciente.

O mercado de beleza no Brasil cresce a cada ano. Um dado que confirma isso é a pesquisa da Euromonitor, que cita que somente o Brasil foi responsável por $29,62 bilhões de dólares nesse segmento em 2019.

Segundo a pesquisa, esse número faz com que o país seja o quarto maior mercado no mundo, relacionado aos cosméticos e cuidados pessoais. Em 1º, 2 e 3º lugar, nessa ordem, estão Estados Unidos, China e Japão.

E é possível, que esse setor seja um aliado do meio ambiente. Mas que tipo de ações práticas socioambientais podem ser aplicadas?

Exemplos como o da Aussie, Head&Shoulders e Herbal Essences, marcas de xampu da P&G, confirmam que é possível um desenvolvimento sustentável ao estabelecer também compromissos com o meio ambiente! 

Confira e inspire-se a seguir com os impactos positivos que a marca vem trabalhando.

A compensação ambiental das embalagens da Aussie, Head&Shoulders e Herbal Essences

A compensação ambiental das embalagens consiste na reciclagem de um material e massa equivalente à embalagem que foi descartada pelo consumidor.

E a partir de agora, 3 grandes marcas da P&G, Aussie, Head&Shoulders e Herbal Essences, também aderem a esse modelo, estruturando a cadeia de reciclagem no Brasil. 

Neste mês, a empresa anunciou a parceria com a eureciclo, e assim, além de comprovar que a logística reversa está sendo realizada, por meio das três marcas, a P&G está gerando impacto positivo.

O impacto positivo é demonstrado pela escolha da Aussie e da Herbal Essences em investir na reciclagem do dobro das embalagens de xampu que são colocados no mercado. Isso significa que ambas optaram por compensar 200% das embalagens, muito além do que elas mesmas geram.

Já a Head&Shoulders se compromete em estimular a reciclagem de 100% das embalagens comercializadas. A cada 1 embalagem gerada, uma outra de material e massa equivalente será reciclada. 

Incrível, não é?

É válido lembrar que perante a Política Nacional de Resíduos, as empresas atualmente devem atingir a meta de 22% para cumprirem a logística reversa de embalagens.

A compensação ambiental surge assim, como um método transparente e seguro para as empresas comunicarem seu comprometimento com o aumento das taxas de reciclagem.

No caso da Aussie, Head&Shoulders e Herbal Essences, essas marcas escolheram ir além do que a legislação solicita e juntas estão transformando o cenário da cadeia de reciclagem, promovendo uma beleza mais consciente no que tange o aspecto da reciclagem.

A importância da responsabilidade social e da beleza consciente como princípios

Para a P&G, a compensação das embalagens reflete um princípio que está no DNA da empresa: a responsabilidade social.

Os certificados de reciclagem, por exemplo, atuam em prol dessa causa. Com o investimento da Aussie, Herbal Essences & Head&Shoulders nessa frente, uma renda extra é repassada às cooperativas e operadores parceiros da eureciclo, que possuem autonomia para aplicá-la.

Os cooperados e operadores podem utilizar o recurso para a compra de novos equipamentos, adquirir veículos, para aumentar a produtividade do galpão e gerar novos postos de trabalho e até para formalização de documentos.

E além do aspecto social, a reciclagem contribui com o meio ambiente.

Pensando nisso, você sabe qual o impacto de não reciclar?

O descarte incorreto de resíduos pode causar a contaminação da água, tornando-a impotável; a poluição do solo; o entupimento de galerias pluviais, provocando alagamentos; entre outros danos para o planeta.

Desse modo, a iniciativa das marcas da P&G em apoiar a cadeia de reciclagem no Brasil, reflete a transformação nos 3 aspectos da sustentabilidade: ambiental, social e econômico, reforçando a visão de uma beleza mais consciente.

Nas palavras da Diretora Sênior de Operações de Marcas e líder da categoria de beleza da P&G Brasil, Isabella Zakzuk, “Estamos em uma jornada contínua de sustentabilidade em nossas marcas para que, com um passo de cada vez, possamos garantir a sustentabilidade do nosso negócio a longo prazo. Por isso, projetos de logística reversa como esse com a eureciclo são fundamentais, uma vez que mostram como a inovação, que é um dos pilares da P&G, pode ser uma forte aliada ao movimento de consciência ambiental e cuidado com o nosso planeta”.

Na era do consumo e beleza consciente, como o segmento está atuando?

A sustentabilidade já é uma das três maiores preocupações para 32% dos brasileiros na hora de comprar, segundo um levantamento da Nielsen.

A estatística só reforça tendências que há anos vêm sendo construídas: o empoderamento dos consumidores e a consciência ambiental no ato da compra.

Nossas escolhas sobre o que comprar, de quem comprar, de que maneira usar e como descartar importam muito!

Por isso, as empresas no setor de cosméticos estão buscando uma beleza mais consciente, repensando seus próprios fornecedores, origem de matérias-primas, investindo em biotecnologia e diversos outros fatores.

Um dos aspectos como falamos é a própria preocupação com as embalagens. Inicialmente no design, utilizando materiais biodegradáveis ou reciclados, e posteriormente, com a destinação desses resíduos.

O mercado de beleza está em plena expansão, sendo no Brasil, o 4º mercado, por isso é tão importante que o cuidado pessoal esteja alinhado com o cuidado ao planeta!

O movimento ético, princípio da beleza consciente, que surgiu há décadas hoje já mostra que veio para ficar.

Por isso, nós da eureciclo ficamos muito contentes em sermos parceiros de empresas como a P&G, já que ao estampar o selo nas embalagens, a Aussie, Head&Shoulders e Herbal Essences informam aos consumidores sobre essa prática sustentável, a fim de reforçar o compromisso com a reciclagem e permitir que o público faça escolhas mais conscientes.

Vamos juntos nessa jornada? Convidamos você, enquanto profissional e consumidor, a integrar esse movimento por uma beleza consciente e transparente!

Procure o sorriso nas embalagens, marque o @seloeureciclo e as marcas @Aussie, @Head&Shoulders ou @Herbal Essences, e realize o descarte correto das embalagens. Assim, aumentamos as taxas de reciclagem e ainda, estimulamos o compartilhamento de boas práticas!

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