Certificados de reciclagem: como funciona essa tecnologia + infográfico

Leia em 4 min
Conheça a tecnologia por trás dos certificados de reciclagem e como a eureciclo se tornou pioneira na emissão de créditos de reciclagem.

Conheça a tecnologia por trás dos certificados de reciclagem e como a eureciclo se tornou pioneira na emissão de créditos de reciclagem.

Os certificados de reciclagem são emitidos através de um software de inteligência artificial, que analisa notas fiscais de empresas parceiras.

Desde 2010, com a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), as empresas também são responsáveis pelo que acontece com as embalagens pós consumo.

Elas devem oferecer opções de reaproveitamento ou formas de destinação correta desses materiais. 

Para se ter uma ideia, em São Paulo, a CETESB só renova a Licença Ambiental de empresas que fazem a logística reversa. De maneira simples: quem não faz o retorno a cadeia produtiva, não abre.

Neste sentido, a logística reversa é uma grande aliada da economia circular, uma vez que o resíduo se torna matéria prima outra vez.

A eureciclo surgiu em 2014 tendo como foco aumentar as taxas de reciclagem no país e melhorar a cadeia de reciclagem no Brasil.

Para as empresas, surgimos como uma ferramenta para o cumprir a PNRS. Isso se deve ao fato da certificação eureciclo garantir a compensação ambiental de, no mínimo, 22% das embalagens colocadas no mercado, como pede pede a lei.

Na eureciclo, temos 3 tipos de selos e podemos compensar até 200% das embalagens. Como resultado, vamos compensar duas embalagens ao invés de uma.  A compensação ambiental feita por nós ocorre através dos certificados de reciclagem. 

Conheça a tecnologia por trás dos certificados de reciclagem e como a eureciclo se tornou pioneira na emissão de créditos de reciclagem.

Como funcionam os certificados de reciclagem?

Emitimos os certificados em uma plataforma que faz o rastreio e guarda todos esses dados em um ambiente seguro.

Essa plataforma utiliza notas fiscais das cooperativas e empresas parceiras para comprovar a venda dos materiais para os recicladores. Só em 2020, foram recebidas mais de 300 mil notas fiscais. 

Como resultado, a cooperativa ganha com a separação, venda e com os certificados de reciclagem. Esta é uma maneira muito eficaz de promover a cidadania e dignidade aos trabalhadores do setor, que agora, recebem mais pelo mesmo serviço.

Os certificados de reciclagem da eureciclo já ajudaram mais de 5300 trabalhadores, que juntos receberam mais de 11 milhões de reais desde 2016. 

Passo a passo da certificação da logística reversa

Primeiro, as cooperativas e empresas parceiras que recebem embalagens pós-consumo, separam esses resíduos por tipo (papel, plástico, vidro e metal).

Depois, esse material é vendido para empresas recicladoras, que emitem as notas fiscais.

É importante salientar que as cooperativas e empresas parceiras passam por um processo de homologação com visitas presenciais.

Esse processo assegura que as notas fiscais emitidas condizem com a capacidade real de processamento de cada cooperativa. 

As notas fiscais são o documento oficial de comprovação no Estado de São Paulo e o elemento-chave para a certificação. 

A primeira etapa é uma checagem na Receita Federal e análises feitas por um software de Machine Learning. 

Machine Learning, que significa aprendizado de máquina, nada mais é que uma inteligência artificial que se utiliza de sistemas para aprender com os dados registrados. Ela também identifica padrões e toma decisões de forma automatizada.

Essa tecnologia permite que a eureciclo aprenda padrões, e emite um alerta caso alguma informação esteja errada

Neste sentido, quanto mais dados a eureciclo coleta e armazena, mais o sistema se torna inteligente e consegue rastrear a cadeia de reciclagem de forma segura. 

Os dados também passam por uma auditoria externa feita pela Ernst & Young, uma das maiores empresas de auditoria do mundo.  

As notas fiscais, portanto, são como créditos de reciclagem e atuam de forma similar aos créditos de carbono, que, no caso, compensam as emissões de CO2. 

O papel do blockchain na cadeia de reciclagem

Após análise, as notas fiscais são divididas por ano, região e tipo de material. Tudo é feito em cadeias de blockchain (cadeias de blocos), e se tudo estiver correto, emitimos os certificados de reciclagem.

Junto com outras tecnologias, blockchain é utilizado para impedir a duplicidade das notas e tornar o processo mais claro e rastreável possível.

Em suma, atua como um livro-caixa da empresa. Uma vez guardados, os dados não podem ser modificados. Por fim, essas informações ficam disponíveis para os órgãos fiscalizadores.  

Os certificados de reciclagem emitidos possuem as informações do:

  • gerador;
  • tipo do resíduo;
  • volume;
  • informações do transportador e
  • unidade de destinação final do resíduo.

Importante dizer que eles são individuais para cada empresa. 

Além de toda segurança que já falamos, o sistema da eureciclo armazena os dados em Cloud Computing, ou seja, na nuvem. Essa é mais uma ferramenta para garantir que as informações sejam, além de criptografadas, guardadas de forma segura.

Essa tecnologia diminui o risco de invasão, roubo ou ataques ao nosso sistema.

Para ficar mais fácil de entender todo nosso processo de coleta e armazenagem de dados, confira o infográfico abaixo:

Conheça a tecnologia por trás dos certificados de reciclagem e como a eureciclo se tornou pioneira na emissão de créditos de reciclagem.
Tecnologia e Governança na rastreabilidade da eureciclo.

Conheça mais sobre a tecnologia com o Relatório de Desempenho da eureciclo

Todos os dados são usados para gerar relatórios anuais de desempenho. Neles, estão os principais resultados ambientais, sociais e econômicos do ano. 

Os relatórios são de livre acesso e estão disponíveis em nosso site. Acesse aqui o relatório de 2020. 

Atualmente, a tecnologia da eureciclo já rastreou 7,5 milhões de toneladas de resíduos sólidos desde o seu início. Apenas em 2020, já compensamos mais de 106 mil toneladas de embalagens pós consumo.

Por fim, nossa missão é criar um mundo melhor por meio do reuso, tendo os certificados como meio e a tecnologia, como aliada. 

Compartilhe!

8 comments

Eu gosto muito de vê isso tudo acontecer, não jogarem tantas embalagens no lixo. É uma coisa q gostaria de fazer algo q ajudasse no sucesso desses projetos.

Boa tarde ! Esse crédito vai só para as empresas
Sou catadora de matérias reciclagem , e vendo esses materiais recicláveis . Gostaria de receber para ampliar o meu pequeno negócio.

Agradeço muito se vocês puder me ajudar
Olga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *