5 projetos de sustentabilidade para colocar em prática na sua empresa

Leia em 7 min
Projetos de sustentabilidade para sua empresa

Confira 5 projetos de sustentabilidade para colocar em prática na sua empresa e fazer dela uma empresa mais verde. Veja como reduzir custos e o desperdício!

Projetos de sustentabilidade e redução de custos

Pensando em aplicar práticas de redução em uma empresa, somos condicionados a pensar primeiro na questão orçamentária, ou seja, minimizar custos..

Mas, aí vem a pergunta: como projetos de sustentabilidade podem impactar na redução dos custos? 

Pode-se citar alguns projetos como redução de custos com energia, pois eles aumentam a eficiência energética. 

Os copos plásticos também entram nessa lista. No Brasil, o índice de reciclagem não excede os 20%, com isto, este material faz parte de um dos resíduos encontrados nos oceanos, quando descartado incorretamente.

Portanto, a melhor dica é fazer o uso de copos reutilizáveis, economizando dinheiro e água. Aliás, você sabia que se gasta mais água produzindo um copo do que lavando um?

Sobre o desperdício, modificar as descargas de água instalando uma válvula de duplo acionamento é um dos sistemas mais eficientes na economia de água. 

Utilizar a mesma quantidade de água em todas as descargas não é necessário. Com a válvula instalada, o usuário pode determinar se serão despejados três ou seis litros de água na bacia.

Porém, ao utilizar a válvula convencional, normalmente são despejados entre 10 e 12 litros de água. Notou a diferença?

Outra maneira de reduzir desperdício é ficar de olho no que convencionalmente se chama de “lixo”. Para nós na eureciclo, a palavra resíduos substitui esse termo, pois indica que os materiais possuem valor agregado e atuam como fonte de renda para centenas de profissionais e famílias.

Projetos de sustentabilidade para sua empresa

Desta forma, os resíduos podem ser transformados em novos produtos e embalagens, reduzindo o gasto com matéria-prima.

Outro fator interessante para redução de custos é planejar e otimizar todo o processo da cadeia logística, assim também reduzirá o custo do transporte.

Projetos de sustentabilidade e reuso

Passamos por grandes crises hídricas nos últimos anos e a água potável tem se tornado um bem cada vez mais caro e escasso. 

Com isso, seu custo aumenta cada vez mais e o reuso da água se torna um diferencial importante. O reuso de água nada mais é do que o processo de reutilização da água para fins de utilização não potável.

A Resolução 54 do Conselho Nacional de Recursos Hídricos define as diretrizes para a reutilização da água. 

Abaixo, alguns exemplos de sistemas de reutilização de água:

  • Captação da água da chuva visando a utilização da mesma em atividades como limpeza de maquinário, irrigação de plantas ou lavagem de pátios.
  • Tratamento in situ da água usada nos processos industriais, para ser reutilizada no mesmo ciclo de produção. Além disso, essa água também pode ser usada no sistema de descargas dos banheiros da empresa.
  • Caso a empresa tenha vestiários, é possível reutilizar a água do banho para lavar os próprios banheiros.

A utilização de sistemas de coleta e aproveitamento de águas pluviais propicia, além de benefícios de conservação de água e de educação ambiental, a redução do escoamento superficial e, consequentemente, o amortecimento dos picos de enchentes. 

Isso contribui para a redução de inundações, ou seja, quando uma empresa investe em reutilização de água, ela está contribuindo não só para a preservação do meio ambiente, mas para a segurança da sociedade como um todo. 

Por isso, adotar estratégias que viabilizem a reutilização da água é uma forma de colocar sua marca como referencial de sustentabilidade e ainda, reduzir custos.

Projetos de sustentabilidade e reciclagem

Se em um ano o Brasil reciclasse todos os resíduos que são destinados aos lixões, o país economizaria cerca de 8 bilhões de reais, segundo o IPEA (Instituto de Pesquisa Aplicada). 

O crescimento populacional e industrial que ocorreu nas últimas décadas teve como consequência o aumento na produção de resíduos descartados pela sociedade.

Para se ter uma ideia, segundo o Panorama Abrelpe 2022, cada cidadão brasileiro produz cerca de 381 kg de resíduos por ano, ou seja, mais de 1 kg por dia!

Dessa forma, a reciclagem vem se tornando cada vez mais indispensável no cotidiano das empresas e residências.

Projetos de sustentabilidade para sua empresa



Reciclar garante também diversos benefícios econômicos e ambientais. As companhias podem baratear os custos no processo de produção, gerar empregos diretos e indiretos em indústrias, organizações de catadores e usinas de reciclagem.

Há também a economia de energia elétrica e ao mesmo tempo, contribui-se com a diminuição do impacto no meio ambiente.

A coleta seletiva a ser implementada, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos. é responsabilidade dos municípios e metas referentes à coleta seletiva fazem parte do conteúdo mínimo que deve constar nos planos de gestão integrada de resíduos sólidos dos municípios.

Pensando no processo de coleta de resíduos, é importante ressaltar que cada tipo tem um processo próprio de reciclagem, bem como, no mínimo, deve-se dividir as frações em resíduos recicláveis secos e rejeitos. 

Porém, os resíduos orgânicos, se separados, podem se transformar em adubo, após a compostagem, onde começa-se a utilizar a divisão por três frações como a forma mais equilibrada.

Veja abaixo as divisões:

  • recicláveis secos (metal, papel, papelão, tetrapak, vidro, e etc);
  • rejeitos (resíduos de limpeza, cotonetes, absorventes, e etc);
  • resíduos orgânicos (folhas secas, restos de poda, alimentos, e etc).

Para saber mais sobre o descarte correto de resíduos, clique aqui.

As formas mais comuns de coleta seletiva hoje existentes no Brasil, segundo o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima Clima (MMA) são a coleta porta-a-porta e a coleta por Pontos de Entrega Voluntária (PEVs).

A coleta porta-a-porta pode ser feita por um prestador do serviço público de limpeza, por associações ou cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

É o tipo de coleta em que um caminhão ou outro veículo passa em frente às residências e comércios recolhendo os resíduos que foram separados pela população.

Além de projetos de reciclagem de lixo comum (a coleta seletiva convencional), temos de nos ater a reciclagem de resíduos específicos, como lâmpadas fluorescentes que contêm mercúrio em sua composição – que é extremamente nocivo a saúde humana – e, principalmente, a reciclagem de lixo eletrônico, também conhecido como e-lixo.

A reciclagem do lixo eletrônico é feita a partir de 3 passos:

Projetos de reciclagem de lixo eletrônico são de suma importância nos dias de hoje, já que a tecnologia está atrelada às nossas rotinas profissionais e pessoais.

Porém, os componentes podem carregar contaminantes nocivos ao meio ambiente e à saúde (alumínio, antimônio, arsênio, berílio, chumbo, cobalto, mercúrio, e etc).

Para que esses contaminantes não cheguem aos lençóis freáticos e assim não afetem a saúde das pessoas, é necessário a coleta e reciclagem destes materiais, evitando o descarte em locais inadequados.

Passo 1 – reciclagem do lixo eletrônico

Triagem para verificar se existe a possibilidade de reutilizar a tecnologia ou se não há mais condições e necessita de reciclagem;

Passo 2 – reciclagem do lixo eletrônico

Desmontagem do aparelho para separar suas partes (carcaça, a bateria, o vidro e as placas de circuito), pois cada uma tem um destino diferente;

Passo 3 – reciclagem do lixo eletrônico

Reciclagem específica de cada parte:

  • A carcaça é triturada e separada por material de acordo com a sua densidade.
  • Os materiais tóxicos são colocados em tanques preparados para armazenar esse tipo de resíduo e destinados a empresas especializadas.
  • Os componentes que são formados por vidros podem ter chumbo e arsênio. Por isso, passam por um processo de moagem e tratamento, podendo ser vendidos para empresas que o utilizam como matéria-prima.

No Brasil, ainda há um processo de reciclagem incipiente para a placa de circuito impresso, em comparação a outros países que detém a vanguarda do reaproveitamento das placas, como Estados Unidos, por exemplo.

Contudo, já há empresas especializadas nesse material e também, há a prática de enviar enviar o lixo eletrônico para países que já possuem a tecnologia necessária para sua reciclagem.

Assim ocorre a reciclagem de e-lixo, que atualmente corresponde a cerca de 70% dos metais pesados encontrados em lixões e aterros controlados. 

Se houver a reciclagem desses materiais, essa porcentagem tende a cair rapidamente. 

Atualmente, a reciclagem de lixo eletrônico no Brasil cresceu se comparado a 5 anos atrás. Existem diversas empresas e entidades gestoras que fazem essa coleta bem como dão o destino correto a esses componentes.

Projetos de descarte correto e sustentabilidade

A Política Nacional dos Resíduos Sólidos no Brasil prevê redução na geração de resíduos e destinação correta, através da logística reversa.

Entretanto, em muitos casos, o serviço da empresa produz rejeitos, ou seja, aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado.

Quando tratamos de resíduos industriais, existem muitos riscos de contaminação, então o material precisa ser avaliado e tornado neutro antes do descarte. 

A empresa precisa realizar a separação do seu lixo tóxico, além de enviá-lo a um centro de tratamento. 

Resíduos industriais

Dentre os projetos de sustentabilidade, quando se trata de resíduos industriais, existe a possibilidade da sua utilização como matéria-prima para o chamado asfalto ecológico. Esse asfalto é feito a partir de pneus que seriam descartados, ao passo que se torna uma solução muito útil para a indústria de transportes. 

Os efluentes industriais (resíduos líquidos e gasosos derivados de processos industriais) precisam de tratamento antes de seu descarte. São eles:

  • Lançamento na rede de esgoto no caso de água residual utilizada nos processos industriais, que contém resíduos desses processos;
  • Lançamento na atmosfera como os gases liberados principalmente pelas chaminés das fábricas, que podem gerar poluição atmosférica, no caso do não tratamento.

Por outro lado, além destes projetos de sustentabilidade, é possível tratar os poluentes gasosos com membranas que absorvem os materiais tóxicos.

Separar pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes bem como rejeitos eletrônicos para descarte correto é um projeto simples que evita a contaminação do meio ambiente por metais pesados. 

No caso das pilhas, após separar e armazenar corretamente, é possível entregá-las em pontos de entrega voluntária (PEVs), geralmente localizados em supermercados e demais estabelecimentos.

Também é possível instalar um ponto de coleta na sua empresa. Além de facilitar a reciclagem, o descarte correto implementa o marketing verde assim como estabelece um diferencial para sua marca.

Projetos de compensação ambiental

Mais uma forma de fazer projetos de sustentabilidade para o seu negócio é através da compensação ambiental. Esta é uma prática onde sua empresa investe para a redução do impacto gerado.

No caso das embalagens, a compensação ambiental pode ser feita através do investimento na estruturação do setor de reciclagem, o que beneficia os profissionais através da renda repassada e estimula que mais materiais sejam reciclados.

Esta solução além de prática, pode ser bastante rentável comparada com outros projetos como os de logística reversa.

A eureciclo e a entidade gestora, Instituto Giro, oferecem a solução dos certificados de reciclagem, para comprovar a compensação ambiental, ou seja, a reciclagem de embalagens equivalentes às que foram geradas pelos clientes.

Assim, a empresa remunera centrais de triagem – operadores privados e organizações de catadores – pelo serviço de coleta, separação e venda dos materiais recicláveis para os recicladores finais, transição essa que gera uma nota fiscal, garantindo que os resíduos equivalentes foram destinados corretamente.

Além disso, quando a empresa opta por investir na cadeia de reciclagem em todo o Brasil, ela têm o direito a estampar o selo eureciclo para comunicar aos consumidores o seu compromisso com o desenvolvimento da reciclagem no país.

Por fim, através de medidas, ações e soluções conjuntas é possível contribuir para a construção de um mundo mais sustentável. Conte com a eureciclo para comunicar essa iniciativa de valorização da reciclagem. Entre em contato e agende um horário para saber mais sobre nossas soluções.

Compartilhe!