Selos verdes: como eles podem ajudar sua empresa a se destacar no mercado

Leia em 3 min
Descubra como os selos verdes estão se tornando uma importante vantagem competitiva para empresas de diversos setores. Saiba mais aqui. 

Descubra como os selos verdes estão se tornando uma importante vantagem competitiva para empresas de diversos setores. Saiba mais aqui.

Você já ouviu falar em selos verdes? Eles nada mais são que certificações concedidas a empresas que adotam práticas sustentáveis em suas operações. 

Mas afinal, como esses selos podem ajudar sua empresa a se destacar das demais empresas no mercado? Neste artigo, vamos explorar o impacto positivo dos selos verdes e como eles podem ser uma importante vantagem competitiva para o seu negócio.

Com a crescente preocupação das empresas em relação à sustentabilidade, os selos verdes se tornaram uma forma popular de destacar produtos e serviços que adotam práticas ambientalmente responsáveis. 

O que são selos verdes?

Os selos verdes são certificações que comprovam que um produto ou serviço atende a determinados critérios ambientais. Eles podem ser emitidos por organizações governamentais ou não governamentais e indicam que o produto ou serviço passou por uma avaliação,  cumpre determinados padrões ambientais ou possui algum compromisso firmado em benefício do meio ambiente e/ou sociedade.

O que é o selo verde eureciclo?

O selo verde eureciclo é um certificado que identifica as empresas que investem na reciclagem de resíduos. Ele é concedido pela eureciclo e oferecemos soluções para a logística reversa e reciclagem de embalagens pós-consumo. O objetivo do selo verde eureciclo é incentivar as empresas a contribuírem para o incentivo à reciclagem.

Como os selos verdes funcionam?

Os selos verdes são concedidos a produtos e serviços que atendem a certos critérios ambientais, tais como:

Antes de mais nada, ao adotar práticas sustentáveis para obter uma certificação, a empresa demonstra seu compromisso com a sustentabilidade e pode atrair consumidores que se preocupam com o meio ambiente. É importante ressaltar que a obtenção de um selo verde não é obrigatória, mas pode ser uma estratégia importante para o negócio. 

Uma vez que um produto ou serviço atende a esses critérios, ele pode ser avaliado por uma organização terceirizada que irá conceder o selo verde. 

A organização de avaliação garante que o produto ou serviço atende a todos os critérios estabelecidos e concede o selo verde, que pode ser impresso no produto ou serviço, tal como nos selos 22%, 100% e 200%. 

Leia mais aqui: Selo eureciclo: o que é e como funciona

Como o selo verde eureciclo funciona?

Para obter o selo verde eureciclo, as empresas devem se cadastrar no site da eureciclo e comprovar que investem em projetos de reciclagem em todo o Brasil, cumprindo ainda com a legislação ambiental.. 

A partir de então, a eureciclo dará início a uma análise das informações e, caso ela atenda aos critérios, recebe o selo verde eureciclo

As empresas que possuem o selo poderão então utilizá-los em suas embalagens e também nas campanhas de marketing. Dessa forma elas podem comunicar aos consumidores que estão investindo no fomento à reciclagem..

Benefícios de obter um selo verde

Obter um selo verde pode trazer vários benefícios para a sua empresa, tais como:

Diferenciação no mercado

Com tantas empresas buscando se tornar mais sustentáveis, obter um selo verde pode ser sobretudo uma forma de diferenciar sua empresa dos concorrentes e se destacar no mercado.

Conscientização dos consumidores

Os consumidores estão cada vez mais preocupados com o meio ambiente e a sustentabilidade. Ao exibir um selo verde, sua empresa pode aumentar a conscientização dos consumidores sobre suas práticas sustentáveis bem como atrair aqueles que buscam produtos e serviços mais responsáveis ambientalmente.

Redução de custos

Adotar práticas sustentáveis de produção pode reduzir os custos a longo prazo da sua empresa. Por exemplo, a utilização de materiais sustentáveis pode reduzir os custos de produção e a redução do uso de energia pode reduzir os custos de energia.

Atendimento aos requisitos regulatórios

Obter um selo verde pode ajudar a garantir que sua empresa esteja em conformidade com as leis ambientais.

No caso do selo eureciclo, a empresa que adere à solução, cumpre com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, bem como legislação ambiental que determina a comprovação de que as marcas destinam corretamente os resíduos.

Como obter um selo verde

Em primeiro lugar, para obter um selo verde, sua empresa precisará atender aos critérios estabelecidos pela organização de avaliação. Os critérios variam de acordo com o tipo de selo verde, mas geralmente envolvem a adoção de práticas sustentáveis de produção e a utilização de materiais sustentáveis.

Por fim, é importante escolher uma organização de avaliação respeitável e que seja reconhecida pelo mercado. Você sabia que a eureciclo trouxe para o Brasil o conceito de Créditos de Reciclagem e é pioneira no assunto? Veja aqui como obter seu selo verde sem burocracia. 

Fale agora mesmo com um dos nossos especialistas sobre as vantagens de ter um selo verde eureciclo.

Compartilhe!

4 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *