Descubra como o Selo eureciclo vai ajudar sua empresa a fazer a compensação ambiental de resíduos de maneira descomplicada e rápida

Selo eureciclo: o que é e como funciona

Leia em 5 min

Descubra como o Selo eureciclo vai ajudar sua empresa a fazer a compensação ambiental de resíduos de maneira descomplicada e rápida

O que é o Selo eureciclo

A eureciclo certifica a logística reversa de embalagens pós consumo através da compensação ambiental. 

Conectamos marcas de bens de consumo com recicladores, promovendo reciclagem com responsabilidade social. 

Fazemos isso através da emissão dos Certificados de Reciclagem das Embalagens

Na prática, isso quer dizer que as empresas que adotam nosso selo, cumprem à legislação ambiental vigente a um custo até 80% menor.

Isso acontece, pois, não precisam implementar um processo de logística reversa próprio, consequentemente, o valor total investido com a gestão de resíduos sólidos, mas ainda sim, desenvolvendo a cadeia da reciclagem via eureciclo.

Todo esse processo é certificado de maneira a cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a PNRS. 

1 a cada 3 brasileiros esta disposto a pagar mais caro por produtos ecologicamente responsáveis.

Fonte: CNI. O brasileiro é um consumidor consciente?
Descubra como o Selo eureciclo vai ajudar sua empresa a fazer a compensação ambiental de resíduos de maneira descomplicada e rápida

A Confederação Nacional da Indústria realizou uma pesquisa em janeiro de 2020 para medir os hábitos de consumo da população brasileira. 

De acordo com a pesquisa, 1 a cada 3 brasileiros está disposto a pagar mais caro por produtos ecologicamente responsáveis.

Ainda sobre esses dados, a população está mais exigente e atenta com relação à reciclagem dentro de casa, mas também de marcas que cumprem com a legislação ambiental. 

Ter o Selo eureciclo estampado na sua embalagem, representa para o consumidor, que a sua marca é sustentável e preocupada com o meio ambiente. 

Como adquirir o Selo eureciclo

Para ter a segurança jurídica da PNRS e ainda, nosso Selo estampado na sua embalagem, é bem simples. Totalmente online, escolha um dos planos de acordo com a quantidade de produtos ou a massa de embalagens pós consumo vendidos pela sua empresa no último ano. 

Finalizada a compra, entraremos em contato para te orientar sobre o uso da nossa marca, além de lhe dar todo suporte necessário para que esse processo seja o mais eficiente e rápido possível. 

Atualmente temos 3 tipos diferentes de selos e vou te explicar um pouco mais sobre cada um deles, mas caso fique com alguma dúvida sobre como ADQUIRIR O SELO EURECICLO, é só entrar em contato com a gente que um consultor vai te ajudar com a compra. 

Selo eureciclo 200%

Criado para empresas que desejam causar mais impacto positivo ao meio ambiente e fazer a diferença no mundo. Com o eureciclo 200%, para cada embalagem de seu produto, nós fazemos a compensação ambiental de 2 equivalentes. Isso quer dizer que, se ao longo de um mês for gerado 1 tonelada de resíduos, será recolhido do meio ambiente 2 toneladas do mesmo material. 

Descubra como o Selo eureciclo vai ajudar sua empresa a fazer a compensação ambiental de resíduos de maneira descomplicada e rápida

Selo eureciclo 100%

Com este selo será compensado 100% o equivalente ao volume total de suas embalagens. Em outras palavras, ao adquirir o eureciclo 100%, para cada embalagem colocada no meio ambiente, 1 embalagem equivalente será  reciclada. 

Selo eureciclo 22%

Feito para empresas que desejam cumprir apenas com o que a lei exige. Assinando o eureciclo 22%, nós iremos compensar o percentual exigido pela PNRS, 22%, do volume de resíduos pós consumo que foram comercializados pela empresa. Dessa maneira, é possível cumprir com o percentual mínimo exigido pela lei a um custo acessível.

Transformar sua empresa em um negócio que tem como meta a sustentabilidade nunca foi tão fácil. Veja abaixo como o sistema de compensação ambiental da eureciclo funciona e conheça um pouco mais da nossa plataforma. 

Política Nacional de Resíduos Sólidos

A Política Nacional de Resíduos Sólidos, também conhecida como PNRS, é uma lei que estabelece diretrizes de como setores públicos e privados devem lidar com os resíduos gerados. 

A PNRS exige transparência das organizações no gerenciamento de seus resíduos e traz importantes instrumentos para o correto manejo desse material. 

Por meio da PNRS, as empresas devem buscar a redução na geração de resíduos, aumentar as taxas de reciclagem, incluindo reutilização e a destinação ambiental correta.

Outro ponto importante da PNRS é que ela dá valor econômico ao resíduo. Desse modo, o resíduo sólido passa a ser mais interessante, visto como algo rentável e um importante promotor de cidadania e renda. 

Como funciona a compensação ambiental de embalagens?

A compensação ambiental de embalagens tem como objetivo minimizar o impacto ambiental e é um dos recursos mais importantes para a consolidação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). 

Descubra como o Selo eureciclo vai ajudar sua empresa a fazer a compensação ambiental de resíduos de maneira descomplicada e rápida

Por meio dessa iniciativa, além do valor de venda de materiais recicláveis, cooperativas de reciclagem também recebem pelo serviço prestado de triagem. Isso serve como um incentivo a mais para esses trabalhadores e estimula o aumento das taxas de reciclagem. 

Para saber mais sobre como a compensação ambiental feita pela eureciclo funciona, leia nosso artigo: como fazer compensação ambiental de embalagens.

Como a certificação de logística reversa do Selo eureciclo funciona?

Primeiramente, a certificação de logística reversa com o selo eureciclo se inicia na inclusão de todos os agentes da cadeia de reciclagem, como cooperativas e operadores privados. 

Nosso trabalho conta com a estruturação e homologação das cooperativas e operadores de reciclagem. Neste processo, apoiamos as centrais de coleta e triagem na obtenção de 14 documentos necessários para que fiquem em conformidade com a legislação trabalhista e ambiental.

Após essa etapa, faremos uma análise do volume de embalagens comercializadas pela empresa ao ano, a partir do número autodeclarado por ela. 

Dessa forma, conseguimos assegurar que ao menos 22% de embalagens equivalentes serão recicladas, cumprindo com a certificação de logística reversa, de acordo com Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Com o percentual escolhido pela empresa – 22, 100 ou 200% – atestamos que embalagens equivalentes do mesmo tipo (papel, vidro, metal ou plástico) foram vendidas da cooperativa ou operador privado para os recicladores finais.

A nota fiscal gerada dessa venda é utilizada para a emissão do certificado de reciclagem. Todo o processo é auditado há mais de três anos pela Ernst & Young (EY), com asseguração limitada do volume de resíduos do processo de certificação de logística reversa.

Assim, o certificado de reciclagem gerado garante a logística reversa das empresas que contratam a solução eureciclo, funcionando ainda como um incentivo financeiro, que torna a cadeia daquele material mais rentável.

Veja abaixo como funciona nossa tecnologia para evitar a duplicidade das notas fiscais e garantir a segurança de todo o processo.

Nosso compromisso com a reciclagem

As empresas que adotam o selo eureciclo, manifestam seu compromisso com o cumprimento da logística reversa. Outro ponto importante é comunicar essa iniciativa através da impressão de um dos nossos selos em suas embalagens.

O selo eureciclo indica então que aquela embalagem será compensada, ou seja, uma outra do mesmo material (papel, plástico, vidro ou metal) será reciclada na mesma região, diminuindo o impacto no meio ambiente. 

O resultado é igualmente satisfatório para o meio ambiente, já que ele não reconhece se a garrafa reciclada é da marca X ou Y. O importante é colocá-la de novo no ciclo produtivo. 

Vela lembrar que cada vez mais os consumidores reconhecem e optam por marcas que investem no desenvolvimento da cadeia de reciclagem do Brasil. 

Agora que você sabe tudo sobre o selo eureciclo, não deixe de procurar nosso sorriso nas embalagens. 

Confira abaixo o depoimento da Val Dias, fundadora da Revida, importante operador que trabalha com a reciclagem de vidro na Bahia.

Ainda tem dúvidas sobre a eureciclo ou reciclagem? Compartilhe com a gente através deste contato e nos ajude a produzir cada vez mais conteúdos relevantes para você.

Compartilhe!