Economia circular: o que é, conceito e como desenvolver na sua empresa.

Leia em 5 min
Veja aqui o que é a economia circular, o conceito e como aplicar na sua empresa. Faça parte da transformação ESG com a eureciclo.

O que é economia circular: veja aqui o conceito e como aplicar na sua empresa. Faça parte da transformação ESG com a eureciclo.

A economia circular é um conceito que surgiu em 1989, na Inglaterra, através da publicação de um artigo assinado por David Pearce e Kerry Turner, economistas e ambientalistas britânicos.

Empresas que praticam a economia circular, desenvolvem um melhor uso econômico dos recursos naturais. Elas seguem as seguintes boas práticas:

  • dependem menos de matéria-prima virgem,
  • priorizam insumos mais duráveis,
  • utilizam materiais reciclados,
  • desenvolvem produtos que possam ser renováveis.

Desse modo, precisamos incluir de modo definitivo os princípios da economia circular em toda a sociedade. Vivemos momentos preocupantes com relação ao descarte de embalagens.

Enquanto isso, milhões de toneladas de resíduos são descartados de modo errado, causando assim sérios prejuízos à natureza e à saúde pública.

No Brasil, desde 2010, existe a PNRS, que é a Política Nacional de Resíduos Sólidos. De acordo com esta lei, cada empresa é responsável pelo destino das embalagens desde o momento que saem da loja até o descarte do consumidor.

Neste post, vamos te apresentar o que é a economia circular, seu conceito e como sua empresa pode trabalhar o desenvolvimento sustentável e garantir bons resultados à operação.

Vem aprender um pouco mais sobre o mundo da economia circular com a eureciclo!

Veja aqui o que é a economia circular, o conceito e como aplicar na sua empresa. Faça parte da transformação ESG com a eureciclo.

Resíduos sólidos no Brasil hoje

Os dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2020 mostram que o brasileiro gera, por ano, 379,2 quilos de resíduos, o que significa mais de 1kg por dia.

Quando falamos de resíduos, um dos grandes desafios do Brasil é a por fim aos lixões ao ar livre. 

Embalagens e produtos descartados de maneira incorreta são, em grande parte, queimados ou deixados para decompor nesses lixões. 

Esses caminhos são ruins, pois, provocam graves problemas de saneamento e saúde. Além disso, também emitem muitos gases como metano e carbono, que causam o efeito estufa. Esse gases, quando emitidos além da capacidade do planeta, são grandes vilões do aquecimento global. 

O Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa, o SEEG, fez um levantamento no Brasil em 2020 e trouxe alguns dados graves.

De acordo com o levantamento, 2,16 bilhões de toneladas de gás carbônico é o quanto foi emitido naquele ano. Isso representa uma alta de 9,7% se comparado ao ano de 2019.

A boa notícia é que há várias soluções sendo discutidas e implementadas!

Inclusive, o IV Panorama Nacional de Logística Reversa aponta algumas das soluções que estão sendo desenvolvidas em diversos estados brasileiros.

Quer saber mais? Confira abaixo!

O ESG e a conscientização das empresas

A economia circular e o ESG estão ligadas de maneira direta. Por meio de ações voltadas ao meio ambiente, as empresas utilizam os recursos naturais de forma responsável.

Veja aqui o que é a economia circular, o conceito e como aplicar na sua empresa. Faça parte da transformação ESG com a eureciclo.

Desse maneira, elas fazem com que os produtos finais voltem para os ciclos , ou seja, serão utilizados como matérias-primas na produção para criar novos bens. 

Esta é uma maneira de gerar valor, diminuir o desperdício ao passo que faz a redução na extração de matéria prima virgem. Gera economia de água e menos poluição sem abrir mão do crescimento. Essa é a cara da ecologia industrial, que atua por meio da ação e inovação.

O ESG, enfim, já é uma realidade no mundo dos negócios. Para reverter o atual quadro, toda sociedade precisa se envolver com as ações de cuidado ambiental. 

Para se ter ideia sobre a vida útil de objetos, uma lata de alumínio leva de 200 a 500 anos para se decompor quando jogada no solo de um lixão comum.

Já uma o plástico, nas mesmas condições, pode durar por até 400 anos. A garrafa de vidro, por outro lado,  pode levar até 4 mil anos para se decompor.

As empresas precisam abraçar esse movimento e encabeçar as mudanças. Os consumidores já percebem toda essa situação e estão cada vez mais exigentes, incluindo os cuidados com os recursos naturais.

A economia circular e a Agenda 2030

Criada em setembro de 2015 por 193 países membros das Nações Unidas, a Agenda 2030 tem como objetivos:

  • elevar o desenvolvimento do mundo,
  • melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas.

Essa organização trouxe consigo um plano com 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável – os ODS. 

O plano foi enfim dividido em 169 metas que devem ser seguidas nos 15 anos seguintes. 

Este é um chamado universal para que cidadãos, empresas e governos reconheçam seus papéis e articulem seus interesses em torno de uma agenda sustentável. Os ODS formam um manifesto em prol de um mundo melhor.

A agenda internacional possui sua importância, afinal envolve os grandes tomadores de decisão globais. No entanto, é impossível deixar de tratá-la como um reflexo da sociedade frente aos problemas ambientais e sociais.

Apesar de não dar nome a nenhum dos ODS, a geração de lixo afeta de modo direto cada um deles. Sendo assim, é importante analisar o problema e buscar soluções efetivas.

E é isso que a economia circular propõe. 

De acordo com o modelo de economia linear, um recurso finito é extraído e transformado ao longo da cadeia produtiva. Depois ele se torna uma mercadoria, é consumida e por fim descartada.

Por fim, a exploração de recursos finitos, o alto consumo de energia e o descarte incorreto de resíduos tornam este modelo insustentável no longo prazo. 

O novo modelo, chamado de Economia Circular, se baseia em 4 processos. Saiba mais sobre eles agora.

Os 4 processos da economia circular

Abaixo estão as ações da economia circular:

  1. manutenção para evitar o descarte
  2. reutilização por outros consumidores (mercado de usados, por exemplo),
  3. restauração dos componentes para que estes se tornem um produto novo,
  4. Quebra de itens em micro materiais para a remanufatura.

Os objetivos desses quatro processos é usar menos recursos para produzir bens e evitar o descarte desnecessário.

Existem algumas iniciativas para que este modelo ganhasse relevância global, porém, uma merece destaque. 

A velejadora Ellen MacArthur, que ficou conhecida por circum-navegar a terra em tempo recorde, criou a Fundação Ellen MacArthur em 2009.

A fundação é líder em pautas ligadas à economia circular, articulação com stakeholders e defende que a transição para esse modelo só será possível com a aplicação de avanços. 

Apostando nesse conceito, foi lançado em 2002, o livro “Cradle to Cradle”, que em tradução livre quer dizer Do berço ao berço.

O livro foi escrito por Michael Braungart (químico alemão) e William McDonough (arquiteto japonês).

Ele defendem o mesmo pensamento de Ellen, onde a tecnologia deve ser aplicada nas empresas e junto à sociedade. De acordo com os autores, é assim que vamos conseguir atender aos 4 processos da economia circular.

Sendo assim, o modelo do berço ao berço traz uma nova forma e precisa ser implantada em todo o mundo. Nele se segue essa ordem:

  • fabricados,
  • utilizados,
  • desmontados e reciclados,
  • devolvidos às fábricas para novo processamento.

Por outro lado, o modelo tradicional de economia é o do berço ao túmulo. Desse modo, os produtos são:

  • fabricados,
  • utilizados,
  • descartados.

A indústria 4.0 e a economia circular

Estamos vivendo na quarta revolução industrial, conhecida também como Indústria 4.0. Acima de tudo, esse conceito tem por base o uso de técnicas avançadas, tais como:

  • computação em nuvem,
  • manufatura digital,
  • cyber segurança,
  • manufatura aditiva,
  • inteligência artificial,
  • integração de sistemas,
  • internet das coisas,
  • sistemas de simulação,
  • big data,
  • digitalização,
  • robótica.

É fato que as outras revoluções industriais trouxeram muitos progressos, ao mesmo tempo que causaram muitos danos ao nosso planeta. Assim como destruir a camada de ozônio, aumento de gases de efeito estufa e piora do trabalho.

A revolução da Indústria 4.0 traz um oceano de oportunidades, não é mesmo? Como resultado, vemos surgir novas tecnologias para processar materiais e também de rastreio dos dados.  

Desse modo, é preciso acelerar os processos para as mudanças que já estão sendo feitas possam ser aplicadas o quanto antes.

Mudar o futuro é possível

Tornar uma empresa mais ESG e que siga a economia circular, de fato pode ser um desafio.

Mas diante de tantas soluções, é possível mudar o futuro e assim gerar impactos ambientais e sociais positivos.

Por fim, vamos juntos construir um mundo mais justo e sustentável?

Descubra abaixo como o selo eureciclo auxilia milhares de marcas a desenvolverem indicadores ESG voltados à reciclagem e sustentabilidade!

Compartilhe!

5 comments

Boa noite eu sou morador da cidade de mesquita RJ e venho na luta para uma parceria que me ajude estabelecer aqui onde moro um programa de coleta seletiva inclusive coleta de sucata de vidro pois há muito vidro espalhado pela rua mas não dão muito crédito e eu estou travando uma pra seguir em frente eu gostaria de encontrar uma firma que firmasse a parceria na compra fina de tudo o que eu produzir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *