Bio Extratus: Como estimular a consciência ambiental dos diferentes stakeholders?

Leia em 7 min

Confira exemplos de ações sustentáveis que a Bio Extratus realiza e inspire-se em como promover a consciência ambiental para colaboradores, fornecedores e consumidores da sua empresa também!

A Bio Extratus, empresa que há mais de 30 anos atua no mercado de cosméticos, é marcada por uma relação de cuidado à natureza.

O investimento que é realizado na busca do desenvolvimento socioambiental se insere como um dos pilares que fundamentam a marca.

Para a Bio Extratus, as ações sustentáveis empregadas refletem o conceito de que é importante crescer e produzir com qualidade e respeito, causando o menor impacto ambiental possível. Confira alguns exemplos a seguir!

Exemplos de sustentabilidade que a Bio Extratus promove

Dentre as muitas práticas de sustentabilidade que são realizadas pela Bio Extratus, abaixo apresentamos alguns dos investimentos na área ambiental: 

Exemplo de Sustentabilidade #1: Reflorestamento 

Ciente do potencial hídrico da região em que a sede está localizada, a Bio Extratus investe na estrutura necessária para promover a recuperação das nascentes de água que se encontram próximas ao local de  suas instalações. 

Além disso, a empresa investiu na construção de um conjunto de 11 lagoas e no plantio de cerca de 35  mil árvores, dentre espécies nativas e frutíferas. Este projeto fez com que ao longo dos anos várias  nascentes de água sejam recuperadas e preservadas. 

Exemplo de Sustentabilidade#2: Parque Solar Fotovoltaico 

Em 2016, a Bio Extratus inaugurou uma usina para geração de energia mais limpa e renovável com um conjunto  de 2.159 módulos fotovoltaicos, que são capazes de gerar energia suficiente para manter todo o  processo de fabricação em funcionamento. 

Além disso, a empresa substituiu todas as lâmpadas fluorescentes do parque industrial por lâmpadas de LED.  Esta substituição foi responsável pela economia de 10% no consumo de energia elétrica global da  empresa. 

As novas lâmpadas trouxeram ainda outro ganho ambiental relacionado à geração de  resíduos. As lâmpadas LED possuem uma vida útil maior, o que implica numa menor necessidade de  descarte e seus componentes não são perigosos ao meio ambiente. 

Usina Solar Fotovoltaica – Bio Extratus

Exemplo de Sustentabilidade #3: Tratamento dos Efluentes 

A Bio Extratus investiu muito nos últimos anos para a adoção de um tratamento de efluentes físico biológico, sem a adição de produtos químicos, que possam gerar resíduos na água tratada. 

O investimento no tratamento de efluentes físico biológico significa que o processo ocorre com a ação de bactérias anaeróbicas e aeróbicas para a  decomposição da matéria orgânica, uma estrutura de aeração, vários cones decantadores e um sistema de filtração desenvolvido pela própria empresa, a partir da reutilização de bombonas que seriam  descartadas. 

Após o tratamento, a água é lançada em curso d’água apresentando um padrão de  qualidade superior às exigências legais. 

Além dessas ações de sustentabilidade, a Bio Extratus investe também na melhoria de suas embalagens e em mitigar o impacto ambiental das embalagens comercializadas.

Continue a leitura e saiba como essa iniciativa acontece!

A importância da compensação ambiental e da reciclagem para a empresa

Não há como falar em sustentabilidade e reciclagem, sem citar o primeiro passo: que é gerar o mínimo de resíduos.

Um dos princípios adotados pela Bio Extratus, por exemplo, é a cultura dos 3R’s para a gestão de seus resíduos. A ideia é priorizar a seguinte ordem nos processos produtivos da empresa: Reduzir, Reutilizar e Reciclar

O foco em Reduzir faz com que a empresa invista  em tecnologias mais limpas e deixe de gerar toneladas de resíduos em seus processos.

Já a Reutilização está presente em várias etapas das atividades da Bio Extratus, por exemplo, no momento em que a empresa reutiliza todas as caixas de papelão contendo o material de embalagem recebido e ao compostar  e reutilizar todo o resíduo orgânico gerado. 

Não sendo possível a Redução e a Reutilização, o resíduo  gerado será encaminhado a empresas que possam realizar sua Reciclagem. 

A Reciclagem, além de diminuir o risco de contaminação do solo, da água e do ar, ainda diminui o consumo de água e energia  na fabricação de novos produtos. 

Atualmente, todos os resíduos recebem destinação adequada e cerca de 85% dos resíduos gerados são reciclados ou reutilizados na Bio Extratus. 

Além disso, outra ação desempenhada pela empresa no que diz respeito à reciclagem, foi um trabalho de conscientização de todos os colaboradores quanto à  importância da coleta seletiva, o que faz com que este processo tenha uma gestão tranquila e com excelentes resultados. 

Na busca constante por minimizar o volume de seus resíduos, a Bio Extratus  ainda produz seus próprios coletores de resíduos, promovendo o reaproveitamento de dezenas de  tambores e bombonas.  

Visando investir e estruturar a cadeia da reciclagem no país, a Bio Extratus é também uma das parceiras da eureciclo no que tange a compensação ambiental.

A compensação ambiental de embalagens atua com a comprovação de que uma massa e tipo equivalente da embalagem foram encaminhadas à reciclagem.

Dessa forma, nas palavras da equipe Bio Extratus “enxergamos a eureciclo como uma valiosa parceira alinhada com os propósitos da Bio Extratus para nos ajudar a promover a logística reversa através da compensação de todas as embalagens que enviamos ao mercado e, assim, expandir ainda mais nossas ações de sustentabilidade.” 

Com a garantia de que as embalagens equivalentes serão recicladas, a marca gera um impacto positivo sobre o meio ambiente e  contribui com a cadeia de reciclagem no Brasil, que ainda carece de muitos incentivos e investimentos. 

O envolvimento dos stakeholders para o sucesso das ações sustentabilidade

Na visão da Bio Extratus, o maior segredo para o sucesso da gestão ambiental promovida é o  comprometimento dos diferentes stakeholders, ou públicos-alvos, especialmente os colaboradores da organização.

Saiba ainda como engajar os diversos stakeholders em relação à consciência ambiental!

Colaboradores

Os funcionários da Bio Extratus participam de diversos treinamentos e atividades de  conscientização e atuam hoje como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos na comunidade,  com seus amigos e familiares.  

Com o intuito de envolver ao máximo os colaboradores nas campanhas de consciência ambiental, periodicamente, são realizadas diversas ações de educação ambiental, palestras de conscientização e atividades interativas, como por exemplo, concursos internos voltados para a temática ambiental. 

Os últimos concursos promovidos na Bio Extratus tiveram foco no  reaproveitamento de resíduos e no desenvolvimento de ações de educação ambiental na comunidade  local. 

O compromisso de desenvolvimento sustentável assumido pela Bio Extratus engaja os  colaboradores a participarem destas atividades e a se esforçarem cada dia mais para proteger o meio  ambiente. 

Consumidores

Outro público que também é engajado nas ações de sustentabilidade e de conscientização ambiental são os próprios consumidores da marca, através de canais como as mídias sociais. 

No Instagram, por exemplo, a empresa já conta com mais de 1 milhão de seguidores e publica diversos conteúdos com a temática central da conscientização ambiental.

Uma das estratégias utilizadas pela marca é apresentar ações de gestão ambiental desenvolvidas pela Bio Extratus e divulgar conteúdos e dicas ligados à  preservação do meio ambiente. 


Como a Bio Extratus se dedica à preservação do meio ambiente assim como à qualidade de seus produtos, desde sua fundação, a empresa percebe também o mesmo apelo por parte dos consumidores.

Atualmente, os consumidores têm muito mais acesso às informações sobre os produtos do que tinham  antes e, assim, as empresas não podem mais utilizar a sustentabilidade apenas como estratégia de  marketing. 

Hoje em dia, os consumidores cobram das empresas maior transparência em suas ações e  coerência em suas comunicações. 

A nova postura dos consumidores, que estão muito mais ativos e  têm muito mais voz do que no passado, pressiona todo o mercado a se movimentar e buscar produtos  que tenham uma cadeia produtiva mais sustentável. 

Cada vez mais, é perceptível  a preocupação ambiental dos consumidores no momento de escolha dos produtos que irão consumir e,  neste sentido, a Bio Extratus recebe muitos feedbacks positivos dos consumidores, que reconhecem e enxergam  valor nas ações socioambientais realizadas, sentindo-se parte deste cuidado com as pessoas e com a natureza ao utilizar e indicar os produtos da marca. 

Fornecedores e Parceiros comerciais

Em relação aos fornecedores, a Bio Extratus investiu para que houvesse a instalação da filial de um de seus maiores fornecedores de insumos ao lado de seu parque industrial. Este investimento reduziu amplamente a necessidade do transporte de materiais e  trouxe geração de emprego e renda para a comunidade local. 

Outro aspecto interessante é que a Bio Extratus promove ações de conscientização junto aos seus parceiros comerciais, por meio de treinamentos, palestras e  visitas ao Parque Industrial com foco na gestão ambiental. 

Além disso, antes de iniciar novas parcerias, a empresa realiza treinamentos com os potenciais representantes comerciais, para que essas parcerias se desenvolvam em alinhamento com a Política Ambiental da Bio Extratus.

Comunidade e Sociedade

A sede da empresa, localizada em Alvinópolis, uma cidade pequena do interior de Minas Gerais, se tornou uma precursora do desenvolvimento da Bio Extratus, assim como inspirou um ótimo relacionamento com a comunidade do entorno.

Algumas de práticas de sustentabilidade empresarial  impactam diretamente essa população, como por exemplo:

  • Fundação Bio Extratus: Criada no ano de 2005, a Fundação promove a inserção de pessoas de  todas as faixas etárias no mundo da música e em um ambiente cultural.
  • Passarela: Trata-se de um caminho pavimentado e iluminado que se estende por cerca de 2 km  ao lado da MG-123, conectando a sede da indústria ao núcleo de moradias da comunidade  local. Pensada para trazer segurança aos colaboradores no seu trajeto até o trabalho, tornou-se  um ambiente de lazer para que as pessoas da comunidade realizem seus exercícios físicos  diários. 
  • Capacitação da Mão de Obra: A Bio Extratus procura contratar para compor seu quadro de  funcionários pessoas que sejam moradoras da cidade de Alvinópolis e para tanto concede  bolsas de estudos que cobrem de 20% a 100% dos valores a serem investidos para custear o  curso e. Em muitas ocasiões, a empresa oferta inclusive, o transporte até as cidades que possuem instituições de ensino com cursos técnicos, superiores e profissionalizantes. Desta forma, há geração de empregos  e renda para o município. 
  • Quadras poliesportivas: A empresa possui quadra para vôlei, peteca, futsal e um campo society que são usados pelos funcionários, familiares e por pessoas da comunidade. 
  • Participação em eventos: Sempre que surgem oportunidades, a Diretoria e representantes da  Bio Extratus participam de eventos voltados para a temática da sustentabilidade, apresentando  em palestras o trabalho de empreendedorismo e ações de gestão ambiental desenvolvidas pela  empresa para públicos diversos, como por exemplo, estudantes, comunidade local,  fornecedores, dentre outros. 

Com esses exemplos, a Bio Extratus pode inspirar você e a sua empresa a desenvolverem outras ações que promovam uma maior consciência ambiental.

Capacitando seus stakeholders e comunicando iniciativas genuínas que impactam positivamente o planeta, podemos contribuir para um meio ambiente e sociedade ainda melhores.

Quer fazer parte desta jornada? Acompanhe as páginas da @bioextratus e @seloeureciclo e compartilhe também as boas práticas que a sua empresa já está realizando.

Sobre a Bio Extratus

Completando 30 anos de atuação no mercado de cosméticos, a Bio Extratus é uma empresa nacional reconhecida  pela qualidade de seus produtos, pelo alto uso de ingredientes naturais nas fórmulas e também pela  responsabilidade socioambiental. Uma filosofia que nasceu com a empresa e é sustentada até os dias  de hoje. 

A Bio Extratus acredita no poder transformador que a natureza oferece, por isso, investem em ativos  naturais, assim como no que há de melhor em tecnologia cosmética. Assim, a empresa cria  produtos inovadores, de alta qualidade, que têm o potencial de despertar a beleza única de cada indivíduo, revelando a sua melhor versão.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *