Certificado de Reciclagem: como cumprir a logística reversa e desenvolver a cadeia de reciclagem

Leia em 6 min
Descubra como o Certificado de Reciclagem ajuda empresas a cumprirem a logística reversa de embalagens de forma eficiente.

Descubra como o Certificado de Reciclagem ajuda empresas a cumprirem a logística reversa de embalagens de forma eficiente.

Os Certificados de Reciclagem é para empresas que precisam comprovar a logística reversa de embalagens.

A partir do momento em que as empresas informam quantas toneladas de plástico, vidro, papel ou metais geraram com a venda dos seus produtos, o selo eureciclo calcula a sua pegada ambiental equivalente a quantidade de embalagens.

A partir do cálculo da massa de embalagens, as marcas pagam pelo serviço ambiental de coleta, triagem e envio de embalagens para a reciclagem.

Desta forma, elas apoiam o uma cadeia de reciclagem que já existe.

O sistema de logística reversa se baseia na compensação ambiental e se parece muito aos créditos de carbono.

Com ele as empresas podem terceirizar o serviço de recolher as embalagens descartadas pelos consumidores. Em seguida é feito o envio para as cooperativas de reciclagem ou operadores privados.

Certificado de reciclagem da eureciclo

O selo eureciclo, criado em outubro de 2016 e atual por meio de pacotes de certificados anuais, separados por tipo de resíduo.

Sendo assim, as empresas terão a certeza de que as cooperativas retiraram do ambiente a quantidade de embalagem necessária para cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Veja abaixo como funciona a emissão do certificado de crédito de reciclagem:

  1. o agente reciclador, compra o material das cooperativas e operadores;
  2. o material vendido ao reciclador gera uma nota fiscal. Nela consta qual a massa de embalagens e grupo de resíduos. Ex: papel, plástico, vidro ou metal;
  3. a eureciclo atesta a validade das notas por meio de testes estatísticos. É feita também a validação das notas junto à Receita Federal para garantir que não foram vendidas para outras empresas;
  4. os certificados de reciclagem são vendidos de acordo com a oferta e demanda de empresa de bens de consumo. 

O sistema de compensação ambiental foi criado para cumprir a lei 12.305 de 2010. Esta é a mesma Lei da PNRS.

Dessa forma, a vantagem desse sistema é que a empresa não precisa criar um modelo próprio de gestão de resíduos. Com o crédito de reciclagem ela também cumpre com a lei mas sem precisar investir tanto. Esta é uma maneira até 80% mais barata do que o sistema convencional.

Logística reversa de embalagens nas cidades

Em algumas cidades, a logística reversa de embalagens já é obrigatória. Um exemplo é a cidade de São Paulo.

Por lá, a prefeitura exige o uso do Certificado de Reciclagem. Esta é cidade brasileira com a maior taxa de coleta seletiva, que chega a quase 80% da população. Mas, de acordo com a SINIR, só 43,5% de tudo que é reciclável chega de fato a ser retirado das ruas.

Descubra como o Certificado de Reciclagem ajuda empresas a cumprirem a logística reversa de embalagens de forma eficiente.

Segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil de 2016, publicado pela Abrelpe, são geradas 78,3 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos no país. Mas, menos de 5% dos resíduos são de fato reciclados.

O processo de logística reversa recolhe e reutiliza os resíduos do meio de produção, assim sendo, os devolve para ser reaproveitado.

O reuso, quando não é uma possibilidade viável, passa então por um processo para que seu impacto seja o menor possível ao meio ambiente.

Qual o impacto dos certificados de reciclagem no meio ambiente e sociedade?

Até o momento, a eureciclo certificou a reciclagem de mais de 160 mil toneladas de resíduos pós consumo. Desse modo, os operadores de coleta e triagem foram remunerados com mais de R$ 8 milhões.

Com 137 clientes em 2017 e 712 no ano seguinte, a empresa passou por um forte crescimento e deverá fechar o ano de 2020 com mais de 3 mil parceiros.

Veja abaixo alguns dos nossos colaboradores:

  • operadores;
  • centrais de coleta e triagem;
  • cooperativas;
  • empresas que compram os Certificados de Reciclagem;
  • órgãos fiscalizadores e por fim,
  • órgãos reguladores.

No Brasil, a eureciclo expandiu sua operação para 21 estados em todas as regiões do país. Durante o período do Relatório de Desempenho eureciclo de 2019, foram homologados 49 operadores, entre os quais 27 são cooperativas.

O vidro retornável foi incluído no processo de certificação, desde que as notas fiscais provem seu retorno. Até o momento, já certificamos mais de 55 mil toneladas de garrafas de vidro.

Veja abaixo o depoimento de Vera Lucia, assessora administrativa da Cooperativa Coopervaí sobre a eureciclo. Nas palavras dela,

A gente sempre lutou para que a cooperativa tivesse um retorno e nós não estávamos conseguindo pagar o INSS dos catadores. Desde que Deus mandou a eureciclo em nossas vidas, isso mudou. Agora, com os créditos de reciclagem vindo para cooperativa, a gente tem conseguido pagar. Isso faz uma diferença enorme. A Coopervaí tem um lema: “sonho que se sonha só é sonho, sonho que se sonha junto é realidade”. E hoje a eureciclo vem realizando o sonho dos catadores.

Vera Lucia, assessora administrativa da Coopervaí

Certificado de reciclagem pelo mundo. Conheça alguns exemplos.

Vamos ver agora, como uma solução de logística reversa por compensação ambiental causa impacto direto nos índices de reciclagem de um país.

Na Europa, cerca de 30% de todos os resíduos de plásticos são reciclados. Quase a metade do que é recolhido é exportado e tratado fora da União Europeia. Do que sobra, 39% será incinerado e 31% despejado em aterros.

O perfil dos países é muito heterogêneo. Assim como fica claro que a reciclagem é uma questão política isolada ainda nos dias de hoje.

Quando falamos sobre a taxa de reciclagem dos resíduos plásticos, a Alemanha lidera o ranking ao reciclar mais de 60% do total descartado.

Caso de sucesso da Alemanha e seus altos índices de reciclagem

No início dos anos 90, houve um decreto que consolidou a Portaria da Embalagem, bem como obrigou a indústria a reaproveitar embalagens.

Por meio desse decreto, o governo passou a responsabilizar as empresas pelo correto descarte e reciclagem de suas embalagens. Em outras palavras, esta foi uma tentativa de reverter a situação dos aterros na época.

Foi então fundada a companhia Duales System (Der Grüne Punkt – Duales System Deutschland), privada e sem fins lucrativos.

A empresa que a contrata pode então ostentar, em seus produtos, o selo Der Grüne Punkt. Este é um símbolo sustentabilidade reconhecido por todo o mundo bem como parceiro da economia circular. 

A Duales System terceiriza a coleta e separação do materiais para outras empresas. Estas são encarregadas do lixo geral da população.

Ela então coordena essa logística de coleta com os municípios e comissiona os parceiros de descarte por todo o país.

A companhia também oferece o financiamento por taxas de participação inversamente correspondentes ao peso do material, além de considerar os tipos de materiais utilizados.

Duales System pelo mundo

Para os clientes multinacionais, a Duales System fornece diversos auxílios. Alguns exemplos, são:

  • relatórios internos dos produtos,
  • coordena o acesso das matérias primas de embalagens às indústrias de consumo e
  • aplica projetos de design para embalagens mais sustentáveis como a Disign4Recycling.

Assim, o Der Grüne Punkt é o elo entre fabricantes, varejistas, indústria e consumidores.

Além disso, a companhia implantou coletores por quase todos os bairros do país.

Dessa forma, a reciclagem de plástico que era de 3%, hoje é de 54%, a de alumínio passou de 5,1% para 90,9%, papel de 28% para 80%, entre diversos outros materiais.

Através dessas políticas, por fim, foi possível cumprir com as metas estipuladas pelo decreto no momento de maior crescimento econômico do país.

O sucesso que a companhia alcançou na Alemanha tornou possível uma economia superior a 130 milhões de euros, bem como preservar o meio ambiente por meio de medidas que funcionam.

Benefícios do certificado de reciclagem para a sua empresa e para a sociedade

Desde que os lixões foram proibidos por lei, a logística reversa se mostrou um ótima opção.

Adotar o selo eureciclo é em suma preservar a matéria-prima virgem. É também um modo de diminuir a poluição, bem como seus impactos ao meio ambiente e para a saúde humana.

Com o Certificado de Reciclagem, é possível que diminuir os impactos ambientais causados pelo processo produtivo além de incentivar a reciclagem. Desse modo, a empresa promove a formalização dos agentes recicladores e ao passo que gera renda para eles.

5 benefícios dos créditos de reciclagem:

  • Redução na geração de resíduos e reaproveitamento dos insumos por meio do incentivo à reciclagem de embalagens;
  • Cumprir com as leis ambientais vigentes. As empresas passam a ter uma vantagem legal ao cumprirem o que determina a lei PNRS.
  • Facilidade na negociação, venda e compra dos materiais recicláveis entre as cooperativas de reciclagem e empresas que precisam cumprir suas metas de logística reversa;
  • Acesso a novos mercados, principalmente naqueles com alta exigência ambiental;
  • Marketing positivo atraindo o consumidor moderno que é mais consciente em suas escolhas;
  • Melhor gestão da compensação ambiental pelas empresas;
  • Economia e redução de custo com a compra de matéria prima e recursos naturais.

A eureciclo investe na divulgação didática de seu selo de certificação de reciclagem, através de projetos concluídos e metas alcançadas, bem como pela repetida e positiva associação visual que o selo eureciclo conquistou.

Por fim, caso tenha dúvidas, é só deixar seu comentário abaixo que logo a gente te responde. Conheça mais sobre em: eureciclo.com.br

Compartilhe!

12 comments

Bom dia,
Gostaria de lhe apresentar a primeira BIENAL do LIXO, que acontecerá dia 21 a 30 de setembro de 2021, no Parque Villa Lobos. Uma iniciativa mais do que necessária para dialogar sobre tudo que o mundo está passando nesse momento.
Serão 10 dias de intensa atividade: exposição de arte, criada a partir de materiais descartados e recicláveis, mostra de cinema com temas relacionados à educação ambiental, consumo consciente, sustentabilidade, reciclagem, economia circular, energias renováveis, logística reversa e água. Durante a programação serão realizados painéis para diálogo sobre o impacto humano e nossa responsabilidade.
A Bienal recebe também a décima segunda Edição do Fórum Internacional de Resíduos Sólidos com a participação de Arlinda Cezar presidente do Instituto Venturi.
Importantes nomes confirmam dia a dia sua participação como palestrantes como Thaís Fagury, Presidente da Abeaço e Rodrigo Oliveira – CEO da GREEN MINDING por exemplo.
Ficaríamos honrados em ter você e sua organização como parceiros e patrocinadores da I Bienal do Lixo, ponto de encontro, integração, reflexão e diálogo para encontrarmos juntos o caminho para um futuro melhor, mais justo e sustentável para todos.
Para seu conhecimento, já temos a confirmação do patrocínio de importantes empresas, como a Unilever, ValGroup, Loga, Irani Papel e Embalagens e Jovem Pan .
Certo de que encontraremos diversos pontos de convergência entre os interesse de sua organização e a nossa proposta inovadora, fico à disposição para esclarecer dúvidas ou prestar mais informações. Temos a possibilidade de oferecer a Lei Federal de Incentivo à Cultura a nossos patrocinadores.
Caso tenham interesse podemos fazer um call, estamos à disposição .
Atenciosamente
Andre Guimarães
11 9 6792-4166

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *