Qual a importância da embalagem no posicionamento da marca?

O que você quer que a sua marca represente para o público? Se ainda não tem essa resposta definida, é importante pensar sobre esse assunto e na maneira como o design de embalagem contribui para o posicionamento de marca no mercado.

Afinal, você não pode esquecer que a embalagem é o primeiro contato das pessoas com a sua marca. Ela representa a empresa e reflete a qualidade e a confiabilidade do produto e, portanto, precisa estar de acordo com a imagem que você deseja construir.

Além disso, a embalagem ajuda a retratar os valores da empresa, sendo um diferencial competitivo quando bem explorada. Para que você entenda melhor, preparamos este artigo a fim de mostrar como a embalagem pode fortalecer o posicionamento das marcas. Continue a leitura e fique por dentro!

Como a embalagem contribui para o posicionamento forte da marca?

O primeiro contato que o público tem com os seus produtos é por meio da embalagem, seja diretamente nos pontos de venda, seja em uma campanha publicitária.

Podemos dizer que a embalagem é a roupa que o seu produto veste e, portanto, precisa refletir aquilo que a sua empresa quer mostrar para o consumidor. Uma linha orgânica, por exemplo, não costuma combinar com uma embalagem de cores muito vibrantes ou metalizadas, porque não condizem com essa filosofia.

Já no caso de produtos voltados para o público infantil, a embalagem precisa conversar com esses consumidores e mergulhar em seu universo para que seja atrativa e cative por meio do olhar. Ao mesmo tempo, deve ser confiável para os pais e responsáveis.

Assim, o posicionamento de marca no mercado está diretamente relacionado ao design da embalagem, seus materiais, sua qualidade e outros aspectos que encantam o público e, assim, alcançam sua satisfação e confiança. Ela também traz credibilidade para a empresa e reforça a sua imagem de forma positiva.

A seguir, listamos alguns aspectos que mostram com mais clareza como a embalagem contribui para o fortalecimento da sua marca no mercado. Acompanhe!

Cria laços fortes com o consumidor

A embalagem conversa com o consumidor e atrai a sua atenção, mas não é somente seu visual que importa — ela também precisa transpassar confiança. Por isso, quando bem elaborada, cria laços mais fortes com o público.

Isso se dá em função da sua aparência agradável, da facilidade de uso e da confiabilidade de que o produto tem uma boa qualidade e é seguro. Sendo assim, além de se preocupar com o visual, é importante estar atento às questões técnicas.

Melhora a experiência de compra do cliente

Não há como negar que tudo que tem uma aparência melhor atrai mais a atenção e causa satisfação, certo? Quando somado a praticidade, segurança e confiabilidade, isso gera um diferencial ainda mais competitivo por promover uma melhor experiência.

É isto que acontece quando investimos em embalagens de boa qualidade em diferentes sentidos: o cliente tem uma experiência de compra muito mais positiva e fica satisfeito com o produto que está adquirindo.

Estabelece a empresa como sustentável

A sustentabilidade é um tema muito em alta e cada vez mais valorizado pelo consumidor. Portanto, o posicionamento de marca é influenciado também pelas embalagens sustentáveis, que são aquelas fabricadas com materiais ecologicamente corretos, reciclados, em refil e outras que remetem a essa filosofia.

A Sulprint tem a preocupação de oferecer embalagens sustentáveis para atender a essa nova exigência, apresentando ao mesmo tempo um alto know-how técnico. É fundamental ter atenção com as estruturas e as soldas das embalagens, assim como com uma boa qualidade de impressão que represente muito bem a imagem da marca.

Possibilita acessibilidade

Além de trabalhar a sustentabilidade com as embalagens, é importante para o posicionamento de marca pensar em acessibilidade. A Sulprint também está consciente dessa necessidade e, por isso, inovou com a impressão de braile em embalagens flexíveis.

Disponibilizar informações em braile nas embalagens do seu produto permite alcançar um público ainda maior, que inclui também as pessoas com algum tipo de deficiência visual. Ao mesmo tempo, isso agrega valor à marca e cativa também as pessoas que não fazem parte desse grupo, em função da responsabilidade social.

Atua como ferramenta de branding

Uma vez que a embalagem conversa com o seu público e tem um efeito muito visual intenso, ela também é uma ferramenta de branding. Isso significa que possibilita fazer o gerenciamento da marca e a construção dela diante do mercado e do público.

Afinal, por meio da embalagem, conseguimos transmitir as imagens e símbolos que estão relacionados com a empresa ou o produto em específico. Também é possível registrar ideias, slogans e outros elementos de identidade visual e valores.

Valoriza o produto

Você pode investir no desenvolvimento do seu produto, ter total atenção com a qualidade e procurar atender ao máximo as necessidades e expectativas do seu público. Porém, se não tiver esse mesmo cuidado com a embalagem, todo esse trabalho pode ser perdido.

Conforme explicamos, o primeiro contato das pessoas com o produto é por meio da embalagem. Ela precisa transpassar toda a qualidade que ele tem e, por isso, é preciso ter cuidado com o design, as cores e o material, entre outros aspectos, para que sejam fiéis àquilo que sua empresa deseja vender.

Ficou claro por que é tão importante ter atenção com as embalagens dos seus produtos? Elas influenciam de forma direta a imagem da sua empresa! Por isso, é essencial trabalhar em parceria com fornecedores como a Sulprint, que enxerga as embalagens como parte fundamental na construção da sua marca.

Não se esqueça de que é preciso ter atenção com o design, a qualidade dos materiais e o tipo que será utilizado de acordo com os produtos que você vende, as informações que serão transmitidas, entre outros aspectos. Assim, você vai conseguir excelentes resultados com o posicionamento de marca e cativar ainda mais o seu público.

Quer saber mais detalhes sobre embalagens sustentáveis e soluções para sua empresa? Entre em contato conosco e converse com a nossa equipe!

Artigo desenvolvido pela Sulprint.