Projeto Onda Circular: 1 ano da parceria entre eureciclo e o surfista Carlos Burle

Leia em 4 min
Conheça o Projeto Onda Circular, do Rio de Janeiro, e veja os resultados impressionantes dessa parceria entre eureciclo e Carlos Burle. 

Conheça o Projeto Onda Circular, do Rio de Janeiro, e veja os resultados impressionantes dessa parceria entre eureciclo e Carlos Burle. 

O Rio de Janeiro é conhecido por suas praias deslumbrantes, mas também enfrenta o desafio constante para manter essas praias livres de resíduos. 

Felizmente, o projeto Onda Circular está fazendo a diferença na remoção desses resíduos das praias cariocas. O projeto visa recolher materiais recicláveis, como plástico, papel, vidro e metal, ao longo da extensão do Posto 6, na Barra da Tijuca. 

Agora, esses materiais têm um destino correto: eles são encaminhados para uma cooperativa de reciclagem, onde têm a oportunidade de serem reintegrados ao ciclo produtivo. 

Hoje iremos falar sobre como o aniversário de 1 ano da parceria da eureciclo com o Projeto Burle Experience, fundado pelo surfista brasileiro de ondas gigantes, tem feito a diferença na região do Rio de Janeiro.

Uma parceria pela sustentabilidade

No centro do Projeto Onda Circular, nome que batiza a parceria entre eureciclo e o Burle Experience, está o valor da sustentabilidade, partilhado pelo surfista Carlos Burle, a eureciclo e a Trashin. 

Em um esforço conjunto para destinar corretamente os resíduos da extensão da praia da Barra da Tijuca, a eureciclo e a Trashin, ainda garante a compensação ambiental de 200% dos resíduos gerados no quiosque localizado no Posto 6.. 

Conheça o Projeto Onda Circular, do Rio de Janeiro, e veja os resultados impressionantes dessa parceria entre eureciclo e Carlos Burle. 

Coleta eficiente e sustentável

Para tornar o recolhimento dos resíduos ainda mais eficiente, foram instalados pontos de coleta no Burle Experience. 

A retirada dos materiais é realizada pela Cooper Ecológica, uma cooperativa parceira responsável pela coleta, triagem, separação por tipo de material e destinação adequada desse material. 

A iniciativa não apenas reduz o impacto ambiental, mas também tem um impacto social positivo, pois os profissionais envolvidos na reciclagem são remunerados com valores mais altos do que a média de mercado.

Essa colaboração eficaz entre empresas e cooperativas está desempenhando um papel crucial na luta contra os resíduos na Barra da Tijuca.

Conheça o Projeto Onda Circular, do Rio de Janeiro, e veja os resultados impressionantes dessa parceria entre eureciclo e Carlos Burle. 

Resultados da Onda Circular

Os resultados dessa parceria em prol da sustentabilidade são de dar orgulho! Completando 1 ano do projeto em Julho de 2023 foram coletados cerca de 3 toneladas de resíduos até o momento. O volume total de embalagens compensadas é ainda maior: ao todo, já foram compensadas quase 6 toneladas de embalagens. Para se ter uma ideia, isso equivale em peso ao mesmo que 2.348 pranchas de surfe!  

Fonte: waves.com.br | Peso médio de uma prancha: 2,5 kg

Para ver os resultados desse projeto, acesse a página: Vivência e impacto positivo no Posto 6 da Barra da Tijuca.

Conscientização em ação

O principal objetivo do projeto Onda Circular é aumentar a conscientização sobre a importância de descartar resíduos de maneira adequada e como cada um de nós pode contribuir para manter nossas praias mais limpas. 

Quem é Carlos Burle

Carlos Burle, conhecido surfista de ondas gigantes, é fundador do Projeto Burle Experience e um defensor da proteção do meio ambiente. 

Ele destaca a importância de cuidarmos do planeta e de não permitirmos que os resíduos acabem na natureza. Sua paixão e dedicação são exemplos inspiradores para todos nós.

eureciclo: uma força impulsionadora

Desde 2014, a eureciclo tem como missão aumentar as taxas de reciclagem no Brasil e na América Latina. Com mais de 7.000 clientes, já garantimos a compensação ambiental de mais 695 mil toneladas de resíduos pós-consumo. 

Além disso, a eureciclo já destinou mais de R$ 41,5 milhões em remuneração para operadores (empresas de reciclagem e organizações de catadores de recicláveis).

projeto-onda-circular-1-ano-de-parceria-eureciclo-e-carlos-burle

Compromisso da eureciclo com o meio ambiente

A eureciclo é um negócio de impacto socioambiental que junto com as empresas, e a sociedade, transforma a cadeia de reciclagem e a vida das pessoas.

Isso só é possível graças à colaboração de quase 350 operadores e cooperativas da cadeia da reciclagem. Juntos, eles conseguiram evitar que mais de 695 mil toneladas de embalagens fossem parar em aterros no Brasil.

Uma empresa com propósito

A eureciclo é certificada como Empresa B, o que reflete seu compromisso com o desenvolvimento social e ambiental. Além disso, fomos reconhecidos como Best for the World™, por nossa contribuição para o bem-estar econômico e social das comunidades onde atuamos, e recebeu o Prêmio ECO® em 2022.

Onda circular: juntos pela proteção das praias do Rio de Janeiro

O projeto Onda Circular é um exemplo brilhante de como a colaboração entre empresas, figuras públicas e cooperativas pode trazer mudanças significativas na proteção do meio ambiente. 

Ações como essas nos lembram da responsabilidade coletiva que temos para com o planeta e inspiram todos nós a agir em prol de um futuro mais sustentável.

Para apoiar essa iniciativa e incentivar mais esforços positivos no mundo, você pode visitar o Burle Experience no Posto 6 e seguir as redes sociais de Carlos Burle, eureciclo e Trashin

logistica reversa de embalagens. ESG. sustentabilidade

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *