Selo eureciclo: uma solução para embalagens sustentáveis

Leia em 3 min
Diariamente, cada brasileiro produz por volta de 1,1 kg de resíduos sólidos por dia, grande parte composto por embalagens. Mas o que as empresas e os consumidores podem fazer para contribuir?

Diariamente, cada brasileiro produz por volta de 1,1 kg de resíduos sólidos por dia, grande parte composto por embalagens. Mas o que as empresas e os consumidores podem fazer para contribuir?

O lixo e as embalagens

Em 2015, foi calculado que apenas 3% do lixo gerado no Brasil é reciclado. Comparando os dados de produção de resíduo diária, produzimos quase tanto lixo quanto países desenvolvidos, como França, Inglaterra e Suécia.

A diferença entre nós e eles é que lá existem leis de incentivo à reciclagem há décadas. Mas não pense que o Brasil está tão para trás assim! Em 2010, entrou em vigor a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que busca minimizar esse impacto. Com esta lei, o Governo espera reduzir a quantidade de lixo levada para aterros, acabar com lixões e incentivar a reciclagem.

O impacto das embalagens tradicionais no meio ambiente

A maior parte dos resíduos sólidos que produzimos são as embalagens. Praticamente tudo que compramos vem em embalagens plásticas, de papel ou metálicas.

O pão, a verdura, o açúcar, o suco e por aí vai. É quase que inviável abolir as embalagens de sua vida, mas há outras alternativas sobre as quais falarei mais para frente.

O ponto é: essas embalagens dificilmente têm o destino correto. Elas acabam indo para os lixões e aterros, quando na verdade, deveriam ser recicladas ou reaproveitadas.

Você deve ser perguntar: mas os lixões são feitos para isso, será que é tão ruim assim?

SIM. É tão ruim assim!

As embalagens que vão para lixões e aterros demoram de 50 a 400 anos para se decompor. Durante este processo, liberam um líquido tóxico que contamina a água e solo da região.

Além disso, essas embalagens contribuem para a proliferação de bactérias que acabam prejudicando a vida dos animais e vegetação locais.

A eureciclo oferece soluções de logística reversa que garantem que as embalagens sejam coletadas, recicladas e reutilizadas. Saiba mais aqui.

O que as empresas devem fazer?

Para se adequarem à PNRS, as empresas devem diminuir o impacto ambiental de suas embalagen. Para isso, pode-se optar por um plano de logística reversa das embalagens, onde os consumidores levam as embalagens a um ponto de coleta para serem reciclados. Isto pode ser um tanto quanto trabalhoso e elaborado, mas muitos vêem como única alternativa viável.

Outra solução para o mesmo problema é a contribuição da empresa para a sustentabilidade financeira da cadeia de reciclagem.

Uma das maneiras de fazer esse incentivo é através da compensação ambiental, também conhecida como pagamento pelo serviço ambiental. Ou seja, a empresa paga para cooperativas, catadores e/ou recicladores pelo serviço de reciclagem de uma quantidade de material equivalente ao de suas embalagens.

Esta solução já é oferecida por nós da eureciclo e já possuímos mais de 50 empresas parceiras.

Como funciona o selo eureciclo?

O processo funciona da seguinte forma: as empresas informam quantas toneladas de material em forma de embalagem geraram com a venda dos produtos.

Sendo assim, o selo eureciclo calcula o passivo ambiental equivalente e com base neste valor informa a empresa de quanto ela deve pagar pela compensação.

O valor pago pela empresa é destinado às cooperativas de reciclagem que comprovem que estão operando formalmente e dando destinação correta ao material das embalagens da marca.

Atualmente, a legislação brasileira demanda que 22% do material gerado e exposto ao meio ambiente seja reciclado.

Através do selo eureciclo, as empresas podem compensar o equivalente a 22%, 100% ou 200% de todo material colocado no mercado ou até mesmo mais, como é o caso da Reload Positive Beauty, da Positiv.a e da Simplesmente.

Sou uma empresa e quero saber mais

O que os consumidores podem fazer?

Bem, para você que acha que é super difícil mudar o mundo, trago boas notícias: não é tanto assim! Você pode começar com algumas dicas básicas que já citamos anteriormente por aqui na #QuartaSemEscândalo.

Além dessas, você pode, por exemplo, lavar as embalagens antes de descartá-las no lixo seco. Já parou para pensar que o lixo que vai da sua casa para uma cooperativa pode demorar dias para chegar lá?

Desse modo, imagina todas aquelas embalagens sujas e diversas pessoas, em sua maioria mulheres, tendo que trabalhar com o cheiro e restos de alimentos? Pois é, nada agradável, mas a reciclagem não é só um mar de rosas.

Você pode optar também por marcas que se comprometem com a reciclagem. Antes de comprar aquele suco ou lanche, procure pelo nosso sorriso e outros selos de certificação! 😉

Por fim, para os que se sentem mais dispostos, você pode levar as embalagens separadas por material nos pontos de coleta seletiva. Assim você terá certeza de que aquele resíduo terá a destinação certa.

Sou um consumidor e quero saber mais

Compartilhe!