Mercado sustentável no Brasil cresce e empresa transforma desafios em oportunidades

Leia em 3 min
Você sabia que o mercado sustentável está entre os que mais crescem globalmente? No Brasil, um marketplace dedicado a esse segmento pode ser a solução para atender às necessidades de compra dos consumidores. 

Você já se imaginou fazendo suas compras diárias sem prejudicar o meio ambiente? Conheça a história inspiradora de Raphael Schaffer Carvalho, um empreendedor apaixonado por um estilo de vida sustentável.

Sua visão de um mundo mais verde deu origem à Atlantikos, o primeiro marketplace brasileiro que reúne uma variedade incrível de produtos veganos, orgânicos e ecológicos.

Você sabia que o mercado sustentável está entre os que mais crescem globalmente? No Brasil, um marketplace dedicado a esse segmento pode ser a solução para atender às necessidades de compra dos consumidores. 

Visão sustentável: conheça a Atlantikos

Para o empreendedor e vegetariano Raphael Schaffer Carvalho, viver de forma sustentável vai além de adquirir alimentos, bebidas e produtos de limpeza ecologicamente corretos. Ele acredita que é necessário substituir todas as necessidades de consumo do dia a dia por produtos verdadeiramente naturais e ecológicos. Inspirado por essa visão, Carvalho fundou a Atlantikos, o primeiro marketplace do Brasil que reúne produtos veganos, ecológicos, naturais e orgânicos em um único ambiente virtual.

Em um mercado de comércio eletrônico que deve movimentar US$ 2,7 trilhões até o final de 2021, Carvalho acredita que o marketplace é a solução para a jornada completa de compra do consumidor de produtos sustentáveis, contribuindo para a evolução desse nicho de mercado.

Um levantamento realizado pela Economist Intelligence Unit (EIU), a pedido da WWF, em 54 países, revelou que as buscas na internet por produtos sustentáveis cresceram 71% nos últimos cinco anos. No Brasil, os comentários relacionados ao tema na internet aumentaram 82% e o volume de notícias cresceu 60%. 

Em 2018, uma pesquisa do IBOPE mostrou que 14% da população brasileira se declarava vegetariana, representando mais de 30 milhões de pessoas, das quais cerca de 5 milhões eram veganas. Nas regiões metropolitanas do Brasil, o público vegano e vegetariano cresceu 75% nos últimos seis anos. No mesmo período, o volume de buscas pela palavra “vegano” aumentou em 1.300% nas principais ferramentas de busca online.

Embora o setor de produtos orgânicos tenha crescido em média 130% nos últimos cinco anos e o de produtos vegetarianos tenha apresentado um aumento médio de 40% ao ano no mesmo período, encontrar todos os itens necessários para manter esse estilo de vida em um único ambiente digital é um desafio.

O objetivo da Atlantikos é fornecer soluções simples e eficazes para que os consumidores encontrem uma ampla variedade de produtos sustentáveis, ao mesmo tempo em que ajuda as empresas a expandir ou iniciar suas vendas online. Além disso, a empresa contribui com ONGs, como a Prato Verde, por meio de doações de parte de seu faturamento bruto, tudo em prol de um futuro mais equilibrado.

Produtos ecológicos: o que são e como contribuem para um mundo mais sustentável

Produtos ecológicos, também conhecidos como produtos sustentáveis ou verdes, são aqueles que são fabricados, embalados e distribuídos de maneira a minimizar seu impacto negativo no meio ambiente. Isso inclui considerações em todas as etapas do ciclo de vida do produto, desde a seleção de materiais até o descarte adequado após o uso.

O que são produtos orgânicos?

Os produtos orgânicos são alimentos cultivados e produzidos de forma natural, sem o uso de pesticidas, fertilizantes sintéticos ou organismos geneticamente modificados (OGMs). 

Eles são cultivados seguindo práticas agrícolas sustentáveis, que respeitam o equilíbrio ecológico do ambiente. Isso significa que os agricultores orgânicos priorizam o uso de métodos naturais de controle de pragas e doenças, como rotação de culturas, compostagem e uso de insetos benéficos.

Como incorporar produtos sustentáveis em nosso cotidiano

É importante adotar uma abordagem proativa para integrar produtos sustentáveis em nosso estilo de vida. Aqui estão algumas maneiras de fazer isso:

  • Escolha consciente

Ao fazer compras, opte por produtos que sejam certificados como sustentáveis e fabricados de acordo com princípios éticos e ambientais.

  • Reduza, Reutilize, Recicle

Pratique os 3Rs: reduzir o consumo, reutilizar produtos sempre que possível e reciclar materiais para minimizar o desperdício.

  • Apoie empresas sustentáveis

Procure apoiar empresas e marcas que demonstrem um compromisso genuíno com a sustentabilidade em todas as etapas de sua cadeia de suprimentos.

A Atlantikos é um exemplo inspirador de como os desafios podem se tornar oportunidades quando há um compromisso com a sustentabilidade. Ao adotar práticas responsáveis, investir em inovação e tecnologia verde, e envolver-se ativamente com a comunidade, eles não apenas se destacam no mercado, mas também deixam um legado positivo para as gerações futuras. 

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *