eureciclo recebe o Prêmio ECO®: foco em todos os elos da cadeia de reciclagem

Leia em 3 min
premio-eco-eureciclo

A eureciclo acaba de receber o Prêmio ECO®, que já está em sua 39ª edição. Organizado pela Amcham (Câmara Americana de Comércio para o Brasil), o reconhecimento tem o objetivo de dar mais visibilidade para empresas que possuem uma gestão focada na sustentabilidade e contribuem com a sociedade e a preservação do meio ambiente.

Ao todo, 108 projetos, de 86 empresas, se inscreveram e 27 foram premiados. Nós vencemos a categoria ‘’Práticas de Sustentabilidade em Produtos ou Serviços – Pequenas e Médias Empresas’’, que contempla atributos de sustentabilidade que façam parte do ciclo de vida do item, ou seja, estejam presentes na concepção, fabricação, distribuição, consumo e/ou descarte. 

O reconhecimento é um incentivo ao equilíbrio entre competitividade e impacto social ou ambiental positivo, e incentiva a adoção de práticas sustentáveis com benefícios econômicos, assim como a do Sistema B, que também conquistamos em 2022, pelo 5º ano.

Projeto com foco na compensação ambiental: impacto em todas as pontas

Com foco na compensação ambiental, o projeto escolhido mostra a solução dos certificados de reciclagem, que recebeu ainda mais respaldo jurídico com o Decreto Federal 11.044 – Recicla+, que valida em todo o território nacional a possibilidade de reciclar embalagens equivalentes às da empresa por meio da compensação ambiental.

Para um país com enormes desafios de logística reversa, é uma ótima alternativa para diminuir ou mitigar os impactos das embalagens após o descarte.

Assim, as empresas  conseguem equilibrar os prejuízos dos seus resíduos, gerando ainda impactos positivos, a partir do investimento em cooperativas e operadores parceiros, espalhados em todo o país. A remuneração gera uma fonte de renda extra para os agentes do setor. 

O Prêmio Eco® reforça as boas práticas de sustentabilidade e ESG e para a eureciclo é uma grande honra incentivar que outras empresas sigam o mesmo caminho!

Desempenho da eureciclo em 2021 confirmam sucesso da operação

Além da premiação, é importante destacar que a performance de negócios de impacto caminha para que a comunidade prospere em conjunto com a empresa. O Relatório de Desempenho de 2021, lançado nas últimas semanas, por exemplo, ilustra esse fato. Em parceria com 6 mil empresas, a remuneração enviada para 180 centrais de triagem (hoje já passam de 220) foi de R$11,5 milhões. Neste ano, ampliamos o montante com o programa eureciclo impacta, que tem como objetivo ajudar a desenvolver a cadeia e ainda vai direcionar R$25 milhões para os profissionais. 

Ainda como parte fundamental do projeto, acreditamos que a educação ambiental do público não pode ser esquecida. Para que todos possam criar hábitos sustentáveis, é necessário explicar como fazer e dar ferramentas que permitam essa mudança. Em uma fase de amplo crescimento do movimento de consumo consciente, tema que fomentamos nas nossas redes,  convidamos você a acompanhar e contribuir com outras dicas! É só seguir o @seloeureciclo

É um pilar da eureciclo ajudar a desenvolver a cadeia e buscar a educação ambiental como principal agente de mudança. Fazer parte das organizações reconhecidas pelo Prêmio ECO®, um grupo seleto, mas de grande impacto, é um excelente combustível para manter esse nosso foco, e seguir com a missão de elevar a taxa de reciclagem do país. 

Compartilhe!

1 comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *