Biowash: a sustentabilidade em produtos de limpeza é possível!

Leia em 4 min

Descubra como a Biowash, empresa de produtos de limpeza veganos, desenvolve a sustentabilidade para oferecer melhores opções aos consumidores.

A análise do ciclo de vida dos produtos é uma das principais ferramentas que as empresas dispõem para avaliar as externalidades negativas que a fabricação de seus produtos podem causar. Nesse sentido, pensar a economia de forma circular parte do entendimento de que não existe “jogar fora” no nosso planeta, pois os resíduos que geramos sempre tem uma destinação final. Em geral, esse destino ainda é o meio ambiente.

Por muito tempo, a forma que lidamos com nossos resíduos foi jogar a sujeira para debaixo do tapete. Chegamos ao ponto em que esse volume passou a ser grande o suficiente para se tornar cada vez mais evidente, se tornando presente em nosso dia a dia. Um estudo realizado com a fundação da navegadora Ellen MacArthur com a consultoria McKinsey, por exemplo, aponta que em 2050, nossos oceanos terão mais plásticos do que peixes.

Assim como não gostamos de ter nossa casa suja, cada vez mais é preciso tratar o meio ambiente também como o nosso lar. A empresa de produtos de limpeza Biowash, em parceria com a eureciclo, se preocupa há quase 4 anos não só com a limpeza de nossas casas, mas também com o impacto que suas embalagens causam no meio ambiente.

Até o momento, a empresa contribuiu para a reciclagem de cerca de 19 toneladas de plástico e 4,7 toneladas de papel, através do investimento realizado nas centrais de triagem homologadas pela eureciclo.

Para contar um pouco mais sobre como a Biowash pensa a sustentabilidade internamente, convidamos a Becky Weltzien, diretora de marketing da empresa. Ela nos contou um pouco sobre os desafios na busca por embalagens mais sustentáveis na empresa. Confira a conversa na íntegra:

Becky, quais ações sustentáveis a Biowash promove?

Além de fabricar produtos de limpeza ecológicos, 100% de base vegetal certificados, somos também uma empresa B que tem a responsabilidade de ser uma empresa melhor para o mundo em todos os âmbitos de uma empresa, sociedade e meio ambiente.

Na empresa reciclamos todos o material gerado e compostamos todas as sobras e descartes de alimentos.  Antes da pandemias promovíamos encontros mensais de lixo zero em bairros do nosso município assim como oficinas de sabão caseiro a partir de óleo de cozinha usado. 

E como a biowash tem pensado em melhorar suas embalagens, de forma a torná-las mais sustentáveis?

Desde o inicio do lançamento da linha para o varejo em 2006 já tínhamos a preocupação em utilizar embalagens que pudessem ser facilmente recicláveis por isso optamos pelo material PET e PEAD.

Dispensar o uso do plástico é o que almejamos, porém para produtos líquidos ainda não encontramos uma saída.

No ano passado lançamos a linha de 1L e 5L feito com 60% de plástico verde proveniente da cana de açúcar e 40% de material reciclado, sendo que estas embalagens entram na cadeia de reciclagem sem compromete-la.

Estamos estudando esta possibilidade para o restante das nossas embalagens.

Os funcionários da Biowash são incentivados a adotar posturas sustentáveis para além do trabalho através de palestras de educação ambiental ou outras atividades similares?

Sim, todo final de mês fazemos uma reunião geral com todos os departamentos e sempre abordamos algum tema relacionado a sustentabilidade procurando ampliar o conhecimento e consequentemente o comprometimento.

Qual o retorno dos consumidores em relação às ações sustentáveis promovidas pela Biowash?

O nosso público é engajado e quer saber o que mais fazemos além de produzir e comercializar produtos de limpeza.  Além da nossa marca tem outras ecológicas no mercado que também tem as mesmas preocupações e cada um da sua maneira vai conscientizando os consumidores.  Somos concorrentes mas estamos mirando para o mesmo propósito e juntos ganhamos mais espaço e força.

Como vocês enxergam o consumo consciente na atualidade?

É um consumidor que vai se tornando cada vez mais “holístico” conforme vai ganhando consciência sobre os seus hábitos de consumo.  A educação e informações são a chave desta conscientização e o papel e dever das empresas neste ramo da sustentabilidade  é de trazer informação e educar o consumidor.  Desta forma, estaremos atingindo todos os âmbitos do estilo de vida até que se torne algo holístico, que engloba o todo, com cuidados que vão da alimentação, higiene e limpeza, vestuário, cuidados com a saúde e meio ambiente.

Qual a importância da certificação do selo eureciclo para vocês?

Pra nós foi um alívio quando nos associamos logo no início do nascimento da eureciclo pois podíamos pelo menos cuidar do descarte que geramos e consequentemente fomentar a cadeia de reciclagem, algo tão necessário aqui no Brasil, onde somente 3% da população recicla.

Qual o futuro da Biowash em termos de sustentabilidade e impacto positivo?

Reconhecemos e vivemos o nosso papel fortemente desde o início da empresa em 1981. Faz parte do nosso DNA e reconhecemos que o nosso papel e responsabilidade de influenciar e multiplicar é mais amplo do que simplesmente falar de limpeza ecológica.

A nossa missão é de sempre melhorar onde possível para ter menor impacto em toda a cadeia!  É algo muito vivo e dinâmico e precisamos estar sempre atentos a novas tecnologias que possam nos ajudar com isso.  Além disso, como empresa B temos a responsabilidade de sempre melhorar os nossos processos nos âmbitos que dizem respeito a governança, trabalhadores, comunidade, meio ambiente e clientes.

Desenvolva a sustentabilidade em sua empresa

A sustentabilidade pode partir de ações simples. Otimize os processos internos da produção e escolha conscientemente os insumos e fornecedores. Por fim, responsabilize-se pela embalagens geradas pela comercialização dos produtos.

Com o selo eureciclo, esse último passo está ainda mais ao alcance das suas mãos!

Descubra: O selo eureciclo é para minha empresa?

Compartilhe!

2 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *