Embalagens para e-commerce: como fazer uma escolha sustentável?

Leia em 5 min

Veja quais alternativas para embalagens o seu E-commerce pode utilizar para garantir a segurança dos seus produtos enviados e contribuir com a sustentabilidade. 

Sabemos o quanto é necessária uma boa logística, principalmente no E-commerce, visto que não há uma loja física, apenas virtual. Por isso, todos os  produtos enviados aos consumidores precisam estar embalados corretamente para que não ocorra nenhuma danificação no seu transporte. 

Além de possuir um bom design, adotar escolhas sustentáveis na hora de escolher a embalagem para os seus envios é algo importante não só para o posicionamento da marca, mas principalmente para o meio ambiente e sociedade.

Descubra nesse artigo como pode ser fácil realizar uma boa escolha das embalagens agregando valor ao seu produto e contribuindo para um futuro melhor. 

Veja: 12 Dicas Para Causar uma Boa Impressão: Psicologia e Sucesso 

Como escolher embalagens para o meu e-commerce?

Para transportar cada produto com segurança, existe um tipo específico de  embalagem que ajuda a conservar a integridade do mesmo. Porém, algumas embalagens comumente utilizadas, o plástico bolha, por exemplo, não são recicladas na realidade. Isso acontece por vários motivos, desde a dificuldade dos operadores de reciclagem em acumular muito material para poder valer a pena a sua comercialização (imagina ter que preencher um galpão inteiro de isopor, para só então conseguirem comercializar a um preço justo) até o fato de o próprio material depois da reciclagem se tornar algo de pouca qualidade e de baixo valor.

Por esse motivo, separamos abaixo alternativas mais sustentáveis para o seu E-commerce utilizar e continuar garantindo a segurança dos produtos enviados. 

Plástico bolha” de papel 

O plástico- bolha é um material eficaz no envio de produtos sensíveis, com ele é possível garantir a segurança dos produtos transportados. No entanto, o plástico-bolha, além de ocupar muito espaço nos operadores de reciclagem como citamos anteriormente, não possui muito interesse comercial por parte dos recicladores por resultar em um material de baixa qualidade após a reciclagem.

Por muito tempo foi considerado uma embalagem difícil de ser substituída, mas existe uma alternativa sustentável para substituição do mesmo. 

A Louis Vuitton por exemplo, ao invés de usar plástico bolha, usa o papel com recortes em forma de estrela para transportar os seus produtos. E o melhor: o papel, além de reciclável, é realmente reciclado no Brasil.

Placas de isopor sustentável?

As placas de isopor protegem todos os lados da caixa e ameniza possíveis impactos. Elas não absorvem água e apresentam uma propriedade de isolamento térmico, eliminando a proliferação de fungos, bactérias, mofo e a umidade, mesmo sendo reciclável, o isopor acaba indo para o lixo comum e sendo descartado irregularmente, mesmo sendo um material reciclável que pode dar origem para molduras de quadros, rodapés,régua e brinquedos, o isopor é um material pouco reciclado no Brasil.

 Isso acontece por ser necessário acumular muito isopor, além da cooperativa ou operador precisarem contar com um equipamento de compressão do material para comercialização em indústrias de reciclagem. Por conta disso, nem todos operadores de reciclagem se interessam em coletar o material.

Há alguns anos, especialistas começaram a repensar a composição deste material para que ele pudesse ter um impacto ambiental reduzido. Como é o caso da substituição do estireno por cana-de-açúcar, resinas naturais, sementes(como a do algodão) e resíduos agrícolas (como a casca de arroz), tornando-o possível ser compostado.

Na dúvida, opte por alternativas que são de fato recicladas, como as de papel.

Papel pardo/kraft

Já o papel pardo/kraft pode ser útil para embalar roupas e objetos não-frágeis. É uma das embalagens mais resistente e a sua versatilidade permite a confecção de envelopes, sacolas, caixas, entre outros. 

É possível personalizar o papel kraft com o logotipo da sua empresa e para cada tipo de necessidade existe uma gramatura diferente. 

É considerada um material 100% reciclável e reciclado, além de possuir fácil degradação e poder servir de adubo quando misturado com outros itens orgânicos.

No processo de produção do papel kraft é utilizado cola de origem vegetal, podendo ser de amido de milho ou de mandioca.

Caixa de papelão

As caixas de papelão podem ser confeccionadas em diversas larguras e tamanhos. É indicada para o transporte e embalagem de objetos frágeis e não frágeis em que a embalagem não seja feita com o papel pardo. Além de ser um material totalmente reciclável, é possível confeccionar caixas de papelão com o logotipo da sua empresa. 

Entenda: Como comprar fora do Brasil 

Almofada de ar de papel

As almofadas de ar preenchem os espaços vazios nas caixas que levam os produtos leves. Quando são transportados, os produtos não ficam soltos e nem correm o risco de balançar, assegurando a sua proteção. 

Mas é possível optar por outras alternativas para a almofada de ar na embalagem. As almofadas de ar à base de papel, são biodegradáveis e evitam o acúmulo de lixo na natureza à longo prazo. 

Papel fragmentado

Os papel fragmentado é uma boa opção para embalagem do seu e-commerce, já que ele acomoda a mercadoria dentro da caixa e evita que o produto venha a balançar em seu transporte. 

Envelope

Os envelopes também podem ser confeccionados com o logotipo da sua loja. 

São ideais para transportar itens pequenos como: livros, DVDs, documentos, jóias, entre outros. São bastante utilizadas por e-commerces de bijuterias. 

Alumínio 

O alumínio é um bom exemplo de embalagem de metal não ferroso. São utilizadas para condicionar cervejas, sucos, chás e refrigerantes. Se seu e-commerce for de bebidas, esse tipo de embalagem é bastante indicado, além de ser um material altamente reciclado. 

Deseja montar o seu próprio negócio, gerir melhor a sua equipe ou começar algo novo depois que a pandemia passar? Saiba quais erros de Empreendedorismo você não pode cometer.

Faça uma boa escolha

Esses foram os tipos de materiais mais utilizados no transporte de produtos. A satisfação do consumidor também é feita pelo modo como chegam as suas mercadorias. Portanto, desenvolver métodos que facilitem o transporte, conservem e assegurem seu produto é primordial para impactar o seu consumidor.

Além disso, como vimos,adotar algumas medidas de uma logística verde é uma ótima alternativa para garantir que o seu e-commerce seja mais sustentável. 

Aplique essas dicas e gerencie de forma mais sustentável a sua logística. Depois conta para gente o que achou nos comentários abaixo!

Um abraço!

Equipe Upperbag

Compartilhe!

5 comments

Olá. A tempos eu procuro essas soluções, inclusive sacolas biodegradáveis e não encontrei, vocês poderiam indicar?

Olá, gostaria de ter informações para e-commerce. Tem alguma forma de receber estas informações?

Incluam também os flocos de milho. Parece isopor, mas é biodegradável, feito de milho, se dissolve na água sem prejudicar o meio ambiente, pode ser usado no composto que plantamos orquídea, se um animalzinho comer não faz mal pq não é tóxico e protege muito bem qualquer tipo de produto, inclusive embalagens de vidro. Em SP eu comprei com uma empresa chamada Ecofill que fica em Diadema. Vale a pena entrar em contato com eles e pegar mais informações.

Olá, Andréa! Excelente dica.
Agradecemos sua contribuição e indicação.

Vamos juntos estimular práticas mais sustentáveis.
Abraços,
Equipe eureciclo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *