Como funciona o Selo eureciclo?

Como funciona o selo eureciclo?

O Selo eureciclo conecta marcas de bens de consumo com recicladores, promovendo reciclagem com responsabilidade social, através da compensação ambiental. Mas você já conseguiu entender como esse processo todo funciona? Então vem cá, a gente te explica.

Todo esse processo é certificado de maneira a cumprir e proteger as empresas de bens de consumo da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), comprovando a logística reversa de suas embalagens e adequando-as à legislação ambiental vigente.

Para oferecer esse serviço, a New Hope Ecotech, startup de tecnologia que acompanha indicadores da cadeia de reciclagem através de uma plataforma online, criou também o selo eureciclo. Através do selo, é possível gerar valor para as empresas certificadas, comunicando aos seus consumidores o compromisso com a reciclagem.

A ferramenta da compensação ambiental

O sistema de compensação ambiental com o qual o selo trabalha funciona através de uma plataforma que rastreia os dados da cadeia de reciclagem no Brasil. Essa plataforma certifica o trabalho das cooperativas de reciclagem através de notas fiscais, a fim de garantir que os materiais recicláveis estão sendo destinados corretamente aos recicladores finais. Contabilizamos esses dados de modo a garantir que não exista dupla contagem, na qual duas empresas dizem ter reciclado a mesma tonelada de material.

Por meio dessa tecnologia, já temos dados de reciclagem de mais de 150 mil toneladas de resíduos. Esses dados dão origem aos créditos de logística reversa, análogos aos créditos de carbono, que são comprados por marcas de bens de consumo para compensar a pegada ambiental de suas embalagens. Isso nos possibilita agregar valor ao serviço das cooperativas e catadores, gerando uma renda adicional para eles e oferecendo melhores condições de trabalho e de vida.

A partir do momento em que as marcas informam quantas toneladas de plástico, vidro, papel ou metais geraram com a venda dos seus produtos, o selo eureciclo calcula a sua pegada ambiental equivalente. Com base nesse valor, as marcas pagam pelo serviço ambiental de forma proporcional à quantidade de embalagens que vendem, adquirindo o crédito de logística reversa equivalente. O pagamento pelo serviço é destinado às cooperativas de reciclagem que comprovam que estão operando formalmente e reciclando resíduos equivalentes, em massa e material, aos das embalagens.  Assim, as empresas recebem o selo, que é inserido em suas embalagens para informar ao consumidor o engajamento com a reciclagem, e o certificado que comprova sua adequação à PNRS. Dessa forma, buscamos alcançar nossa missão de levar sustentabilidade financeira e desenvolvimento para o setor de reciclagem no Brasil.

O Selo eureciclo passo a passo:

  1. Ao contratar um dos nossos planos de compensação, será gerado um crédito de logística reversa intransferível e exclusivo para a sua empresa, de valor equivalente ao do plano escolhido;
  2. Esse crédito tem valor legal e adequará sua empresa à legislação ambiental vigente;
  3. A cooperativa de reciclagem parceira que gerar o crédito para sua empresa será remunerada pelo serviço ambiental, o que desenvolve a cadeia de reciclagem no país;
  4. Sua empresa receberá no email cadastrado todas as informações e materiais necessários para aplicar o selo eureciclo nas suas embalagens e na sua comunicação;
  5. Sua empresa será divulgada em toda a rede do selo eureciclo como uma marca certificada e engajada com a reciclagem;
  6. Sua empresa receberá periodicamente um relatório de impacto socioambiental que demonstra todos os resultados gerados através da nossa parceria;
  7. Sua empresa estará ligada a um movimento sustentável que busca disseminar a educação ambiental e transformar o cenário da reciclagem no Brasil!

Se interessou  pela nossa solução e quer tornar sua marca mais sustentável e responsável pelo meio ambiente?

Quero!