O que é rotulagem ambiental e como ela pode ajudar seu negócio

Leia em 3 min
Descubra como a rotulagem ambiental pode fornecer dados valiosos aos consumidores e destacar o compromisso da empresa com sustentabilidade.

Descubra como a rotulagem ambiental pode fornecer dados valiosos aos consumidores e destacar o compromisso da empresa com sustentabilidade.

Um rótulo nada mais é que aquilo que traz informações importantes sobre um produto. Além do nome do produto, um rótulo deve trazer mais detalhes a composição ali encontrada. Mas vale lembrar que um rótulo deve ser, no mínimo, atraente, não é mesmo?

Afinal, muitos consomem produtos a partir do que se idealiza, ou deseja, e isso pode começar no rótulo.

O que é rotulagem ambiental?

Quando escolhemos um produto, geralmente buscamos saber qual a composição dele. Se for uma embalagem de alimento, por exemplo, é interessante saber os ingredientes utilizados, e existem várias normas para que isso seja feito.

A mesma importância deve ser dada à composição da embalagem, afinal, o descarte dela poderá ser um ponto importante na compra do produto.

Para isso foi pensada a rotulagem ambiental. Essa foi a maneira encontrada de mostrar o grau de comprometimento de uma empresa com o meio ambiente.

Sendo assim, a rotulagem ambiental, fornece ao consumidor final, a oportunidade de saber mais sobre os princípios da empresa que o fabricou.

Saber a duração de determinada embalagem e o impacto que ela gera ao meio ambiente, é uma maneira de ajudar na escolha do consumidor. Aos que se importam com a sustentabilidade, alguns questionamentos importantes podem ser feitos na hora da compra: 

  • Para que consumir algo que terá grande impacto ao meio ambiente, se posso evitar isso? 
  • Quais são as opções oferecidas pelos fornecedores de tais produtos?
  • Outras marcas me oferecem embalagens menos prejudiciais em relação ao impacto ambiental?

Existem diversos tipos de etiquetas e rótulos ambientais que irão demonstrar isso. Cada qual com suas especificidades, as informações contidas no rótulo devem ser reais e trazer ao consumidor o direito de escolha.

Descubra como a rotulagem ambiental pode fornecer dados valiosos aos consumidores e destacar o compromisso da empresa com sustentabilidade.

Que tipo de informações a rotulagem ambiental traz?

 As informações contidas nos rótulos devem estar de acordo com o que se apresenta ao consumidor, sendo assim, se o produto é proveniente de uma madeira extraída a partir do manejo sustentável, por exemplo, existe o selo FSC (Forest Stewardship Council). 

Os rótulos demonstram o compromisso do fabricante com seu consumidor. Portanto, se houve a emissão de gases que contribuem para o efeito estufa, pode haver no rótulo, quais os meios utilizados para a reduzir o impacto e suas compensações. Pode também estabelecer se houve utilização de fontes de energia renovável e seus benefícios.

Quando o assunto é produto reciclado, é muito comum encontrarmos o símbolo de reciclagem, já bem conhecido e utilizado.

Porém, se a empresa optou por escolhas ainda mais assertivas, como é o caso da logística reversa de embalagens pós-consumo, é super importante que isso seja sinalizado. Essa atitude demonstra, ao certo, tudo o que tem sido realmente retornável, de forma sustentável, ao mercado.

E este selo de certificação para compor os rótulos, a eureciclo fornece, divulgando assim, essa importante iniciativa de investimento na cadeia de reciclagem, a partir da reciclagem de embalagens equivalentes às da marca. 

E por que essa iniciativa da rotulagem ambiental ajuda em seu negócio?

Cada vez mais a necessidade de viver e divulgar a sustentabilidade se faz necessária, pois as diversas mudanças do mundo exigem cuidados com o meio ambiente.

Usar selos, como os da selo eureciclo, e rótulos que carreguem essa importância, demonstra que a sua empresa, se importa com  o planeta que vivemos, até, diretamente, com quem consome o produto que você oferece.

E pode ter certeza que, para quem acredita e defende tais conceitos, optar por uma marca que preza pelo meio ambiente, será, sem dúvida, a escolha certa.

Pensando mais além, a atração não precisa acontecer somente entre produto e produtor, mas sim, entre produtores, afinal, a divulgação da rotulagem ambiental pode gerar parcerias de sucesso entre empresas que têm os mesmos princípios.

Portanto, se você busca sucesso, atingindo seu público-alvo de maneira correta, divulgue o que sua empresa defende, mas, faça isso de forma segura e correta.

Fazendo assim, certamente encontrará consumidores fiéis, que acreditam na sua marca e consomem apenas aquilo que faz bem, seja para ele ou para o mundo.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a rotulagem ambiental, fale nosso time de especialistas e descubra como ter o selo do compromisso com a reciclagem mais conhecido do Brasil na sua embalagem. Faça a diferença e seja um líder sustentável. Entre em contato agora mesmo!

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *