Impacto do selo verde no consumidor: como ele influencia as decisões de compra

Leia em 3 min
Para enfrentar os desafios do setor, muitas inovações e tecnologias têm sido desenvolvidas. Aqui estão algumas das mais importantes!

Saiba como impacto do selo verde influencia as decisões de compra do consumidor, promovendo a sustentabilidade e a consciência ambiental.

No cenário atual, onde a consciência ambiental e a sustentabilidade ocupam um lugar de destaque, os selos verdes surgem como diferenciais importantes, orientando as decisões de compra dos consumidores em direção a práticas mais responsáveis.

Esses selos são concedidos aos produtos que passam por processos de produção considerados ecologicamente corretos, que utilizam recursos de forma eficiente, minimizam o impacto ambiental durante a fabricação e/ou oferecem benefícios tangíveis para o meio ambiente em comparação com produtos convencionais similares. 

Entre esses selos, o selo eureciclo se destaca, demonstrando o compromisso das empresas com a compensação ambiental por meio da logística reversa de embalagens

Fatores relacionados à sustentabilidade orientam as decisões de compra

Nos últimos anos, nota-se um aumento por parte do consumidor por marcas e produtos comprometidos com práticas ecológicas.

Uma pesquisa recente encomendada pela eureciclo em colaboração com as agências Humah e Quantas, demonstrou que as decisões de compra são influenciadas não apenas pela qualidade e preço de um produto, mas também pelas iniciativas sustentáveis que a empresa possui. 

O selo eureciclo é um indicador confiável de responsabilidade ambiental, motivando e influenciando positivamente a percepção do consumidor. 

Pesquisa revela como o selo eureciclo está transformando as escolhas dos consumidores e contribuindo para um futuro mais sustentável.

Os consumidores estão cada vez mais conscientes da importância de apoiar marcas que demonstram preocupação com a preservação do meio ambiente. 

Por isso, os selos verdes se destacam como símbolos de fácil entendimento do compromisso das empresas em promover a sustentabilidade, oferecendo aos consumidores uma oportunidade de se engajarem em escolhas de consumo mais conscientes.

Além disso, o impacto do selo verde supera as decisões de compra individuais, contribuindo para um impacto coletivo positivo. 

Ao escolher produtos que contenham o selo verde, os consumidores estão contribuindo para a criação de um mercado mais sustentável, incentivando outras empresas a seguirem o exemplo e adotarem práticas mais responsáveis. 

Isso cria um ciclo virtuoso em que a conscientização ambiental e o compromisso com a sustentabilidade se tornam parte integrante das práticas comerciais de várias empresas.

Impacto do selo verde e os desafios a serem superados

Embora a pesquisa revele uma mudança positiva no comportamento do consumidor em relação à reciclagem, ainda temos muitos desafios pela frente. 

Questões como a acessibilidade à coleta seletiva e a conscientização sobre a importância da triagem adequada ainda precisam ser melhoradas. 

Isso destaca a necessidade de campanhas educativas e investimentos em infraestrutura para fortalecer ainda mais a prática da reciclagem no Brasil.

De acordo com a pesquisa, a maioria dos consumidores (9 em cada 10), acredita ser muito importante a preservação do meio ambiente para as futuras gerações. 

Sobre o que se refere a reciclagem,  8 em cada 10 acredita que essa prática é essencial para diminuir o consumo de recursos naturais e garantir o tratamento adequado dos resíduos.

logistica reversa de embalagens. ESG. sustentabilidade

Os consumidores se preocupam com a sustentabilidade

Segundo os dados da pesquisa, 63% dos entrevistados preferem marcas que exibem selos relacionados à reciclagem. 

Além disso, em relação aos produtos que estampam  o selo eureciclo, 88% dos consumidores afirmaram considerar a marca que o utiliza, 85% manifestaram a intenção de recomendá-la a amigos e parentes, e 83% expressaram a disposição de adquirir produtos da mesma marca.

O selo eureciclo funciona como um meio eficaz de transmitir aos consumidores o compromisso sustentável de uma empresa por meio da prática da reciclagem. 

Ao adotar nosso selo, as empresas conseguem realizar a compensação ambiental das embalagens de forma simples e ágil, por meio dos nossos Certificados de Reciclagem.

Em um mundo cada vez mais focado na preservação ambiental, adotar nosso selo é essencial para empresas que buscam transparência com seu consumidor e o investimento na cadeia de reciclagem. Optar por marcas com um selo verde impulsiona uma mudança coletiva para um futuro mais sustentável e ético. 

Reconhecimento do consumidor do selo eureciclo

A pesquisa sobre selos verdes, o selo eureciclo e o comportamento do consumidor revelou insights valiosos para empresas que desejam se destacar no mercado atual. Para ver os resultados completos e demais informações, leia nosso artigo Pesquisa revela o impacto do selo verde no consumidor.

Agora você já sabe um pouco mais sobre esse importante movimento do consumidor e deseja saber mais sobre como adquirir o selo eureciclo, entre em contato com nossos especialistas agora mesmo. 

Descubra como a logística reversa está transformando a Indústria Farmacêutica em um setor mais sustentável.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *