Como é o processo de reciclagem de outros países?

Leia em 3 min

Inspire-se para mudar os processos da sua empresa aprendendo mais sobre o processo de reciclagem de outros países. Saiba como é na França e na Alemanha.

O processo de reciclagem no Brasil está passando por grandes mudanças desde a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Essas adaptações ganharam ainda mais força devido ao novo perfil do consumidor que deseja comprar de marcas que sejam ecologicamente corretas.

Para inspirar, trouxemos para você como é o processo de reciclagem na França e Alemanha, países europeus que são referências para todos. Continue lendo e confira!

Como é o processo de reciclagem na França?

Na França, desde 2017, há uma empresa privada que não tem fins lucrativos, formada pelos fabricantes e distribuidores das embalagens, que faz todo o controle da coleta, separação e reciclagem dos resíduos.

Essa empresa, chamada CITEO, também desenvolve pesquisas para desenvolver embalagens ecologicamente corretas e para trazer consciência ambiental para as pessoas, criando campanhas para diferentes públicos.

Vale ressaltar ainda que as empresas que produzem embalagens com menor impacto ganham incentivos fiscais.

Como é o processo de reciclagem na Alemanha?

Assim como na França, a Alemanha também aplica a EPR (Extended Producer Responsibility ou Responsabilidade Estendida ao Produtor) contando com uma empresa privada criada pelos fabricantes e vendedores de produtos em embalagens.

O Der Grüne Punkt, iniciativa que deu muito certo por lá, é o selo que indica quais embalagens são recicláveis.

Em seus 30 anos de existência, esse mecanismo colaborou para que as taxas de reciclagem total subissem de 37,7% em 1991 para 74,7% em 2018, de acordo com o GVM, Recycling-Bilanz für Verpackungen, de 2018.

Na Alemanha, o processo de reciclagem funciona assim: os municípios se encarregam de recolher e tratar os resíduos orgânicos, enquanto as empresas são responsáveis pelo descarte dos recicláveis e pela coleta, incluindo a instalação de lixeiras e demais custos pelo recolhimento.

Nascido em 1990, o Der Grüne Punkt (Selo Verde em português) evoluiu bastante ao longo dos anos. A primeira ação em logística reversa começou em 2003 com a devolução de garrafas, remunerando o consumidor.

O processo hoje, válido para todas as embalagens, se assemelha muito ao selo eureciclo: o produtor coloca a embalagem reciclável no mercado, o consumidor reconhece o selo e sabe como descartar.

As embalagens descartadas pelos consumidores são coletadas e destinadas para a reciclagem.

Saiba mais sobre o processo de reciclagem da eureciclo

Aqui no Brasil, o selo eureciclo se inspira no mesmo processo de reciclagem baseado na compensação ambiental.

Essa estratégia é fomentada pelos países citados anteriormente para aumentar as taxas de reciclagem no país, ao mesmo tempo que contribui para que as empresas cumpram suas metas em logística reversa.

O objetivo por trás da solução adotada pela Alemanha, França e agora aplicada no Brasil por meio do selo eureciclo é simples: desenvolver a cadeia de reciclagem através de contínuos investimentos por parte do setor privado. 

Para entender mais sobre a reciclagem por aqui e o uso do certificado de reciclagem, confira: como o Certificado de Reciclagem garante o cumprimento da Logística Reversa?.

A responsabilidade compartilhada entre empresa, sociedade e a esfera pública é essencial, afinal, coletar e reciclar tem custos. E acredite: todos saem ganhando quando a empresa age com responsabilidade ambiental.

O consumidor consciente veio para ficar e a sua empresa tem inúmeras maneiras para atendê-lo. Convoque sua equipe, trace um plano, comece pelas pequenas ações, conte ao seu público.

Faça com que o processo de reciclagem seja natural e parte do negócio.

Vamos juntos criar um mundo mais sustentável? Conte com a gente! Conheça os nossos planos e dê o primeiro passo para diminuir o impacto ecológico da sua empresa.

Compartilhe!

3 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *