Conheça as 6 indústrias que mais compensam seu impacto ambiental com a eureciclo

Leia em 6 min
Conheça 6 indústrias que maximizam a sustentabilidade com a eureciclo, garantindo a reciclagem e a compensação ambiental de suas embalagens.

Conheça 6 indústrias que maximizam a sustentabilidade com a eureciclo, garantindo a reciclagem e a compensação ambiental de suas embalagens.

Estamos entusiasmados em compartilhar informações valiosas sobre sustentabilidade e reciclagem. Apresentaremos seis indústrias comprometidas com a redução de impacto ambiental e mostraremos como a eureciclo colabora com esses setores, promovendo a reciclagem de embalagens equivalentes às das clientes.

Indústrias de alimentos

A eureciclo, empresa especializada em créditos de reciclagem e logística reversa de embalagens, tem sido fundamental para ajudar empresas do segmento alimentício a reciclarem suas embalagens. Um exemplo dessa parceria bem-sucedida é com a Vida Veg, uma empresa focada em alimentos à base de plantas, que graças à eureciclo conseguiu reciclar mais de 222.000 toneladas de embalagens.

Sobre a Vida Veg

A Vida Veg foi fundada em 2015 com o objetivo de tornar os alimentos saudáveis e à base de plantas mais acessíveis, enquanto minimiza o impacto ambiental. Hoje, a empresa oferece 30 produtos diferentes em mais de 3.000 pontos de venda em todo o Brasil e planeja quintuplicar sua produção de alimentos até 2023, comparado a 2020. 

Parceria com a eureciclo

Com apoio da eureciclo, a Vida Veg destina corretamente embalagens equivalentes às suas, sendo 50% plástico e papel. Já foram compensados 8.854 kg de plástico e 11.600 kg de papel. A colaboração com o selo eureciclo ajudou a Vida Veg a enfrentar o desafio da compensação ambiental, considerando a meta nacional de reciclagem. A empresa utiliza o selo em embalagens e mídias sociais, reforçando seu compromisso com a reciclagem. 

A eureciclo fornece relatórios de impacto socioambiental, e garantias em relação ao cumprimento da logística reversa de embalagens, abrangendo os três pilares da sustentabilidade. 

Conheça 6 indústrias que maximizam a sustentabilidade com a eureciclo, garantindo a reciclagem e a compensação ambiental de suas embalagens.

Indústrias de bebidas

A indústria de bebidas se destaca na reciclagem de embalagens em parceria com a eureciclo. Mais de 182.000 toneladas de embalagens foram recicladas, representando um crescimento de 72% na massa reciclada entre 2019 e 2022. Esses resultados demonstram o compromisso do setor com a sustentabilidade e a importância da eureciclo na promoção da reciclagem. Conheça mais sobre a parceria de sucesso entre Natural One e eureciclo.

Sobre a Natural One

Fundada em 2014, a Natural One se destaca por seus sucos inspirados nas frutas brasileiras. Com produtos de qualidade e tecnologia de conservação do frescor, a empresa oferece mais de 10 sabores em embalagens recicláveis. Comprometida com a sustentabilidade, busca proporcionar uma experiência saudável e responsável ao consumidor.

eureciclo e Natural One

A Natural One é pioneira do setor ao adotar plástico 100% reciclado em suas embalagens, demonstrando assim seu compromisso com a sustentabilidade. Em parceria com a eureciclo, a empresa visa se adequar a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), compensando suas embalagens. 

Ao longo de 3 anos de parceria, a Natural One já reciclou mais de 1.700 toneladas de embalagens, mostrando seu comprometimento com a gestão ambiental e a logística reversa. Isso quer dizer que a cada produto vendido, a empresa recicla embalagens de mesmo peso e material, promovendo a economia circular e contribuindo para um futuro mais sustentável.

Indústrias da beleza e cuidados pessoais

O setor de cosméticos no Brasil está comprometido em reduzir o impacto ambiental de suas embalagens. A eureciclo registrou um aumento de mais de 320% no número de clientes do setor entre 2019 e 2022, contribuindo para a reciclagem de mais de 21 mil toneladas de embalagens. Veja abaixo a parceria com a Lola Cosmetics.

Sobre a Lola Cosmetics

A Lola Cosmetics é uma empresa de cosméticos fundada em 2011, conhecida por suas fórmulas inovadoras e abordagem empática. Promovendo respeito e cuidados com a saúde capilar, a Lola é pioneira em tecnologia, comunicação e sustentabilidade, atendendo às necessidades de todas as mulheres de forma acessível.

Lola Cosmetics e eureciclo

Através da parceria com eureciclo, a marca integrou o compromisso com a reciclagem em suas embalagens, engajando mais os consumidores. A empresa promoveu a destinação correta de 100% de materiais equivalentes aos de suas embalagens, beneficiando 33 operadores de reciclagem em 16 estados.

Seus produtos são ainda veganos, cruelty-free e livres de ingredientes prejudiciais. A sustentabilidade tem agregado valor à marca, com maior engajamento de colaboradores, franqueados e consumidores, que sugerem iniciativas como reutilização de embalagens e programas de coleta.

Indústrias de limpeza

Em parceria com a eureciclo, o setor de limpeza garantiu a reciclagem de mais de 84.000 toneladas de embalagens, com destinação adequada. Entre 2019 e 2022, houve um aumento de 327% na quantidade de material reciclado pelo setor via eureciclo, representando 67% do volume total de materiais compensados, incluindo plástico e papel.

Sobre a Biowash

A Biowash é uma empresa pioneira especializada na produção de produtos de limpeza veganos e biodegradáveis. Certificada como empresa B, seus produtos não contêm tóxicos nem insumos de origem animal ou petroquímica. A empresa acredita firmemente na sustentabilidade como meio de proteger o meio ambiente para futuras gerações.

Biowash e eureciclo

A Biowash, em parceria com a eureciclo, assegura a compensação ambiental de todas as suas embalagens, contribuindo para a reciclagem de aproximadamente 19 toneladas de plástico e 4,7 toneladas de papel. 

Por meio da eureciclo, a empresa investe em centrais de triagem certificadas e destina recursos financeiros aos profissionais do setor de reciclagem em todo o Brasil. Este investimento garante que, para cada embalagem vendida, outra do mesmo peso e material seja reintegrada à cadeia produtiva. A sustentabilidade é fundamental para a Biowash, abrangendo não apenas a composição dos produtos, mas também a responsabilidade relacionada às embalagens.

Conheça 6 indústrias que maximizam a sustentabilidade com a eureciclo, garantindo a reciclagem e a compensação ambiental de suas embalagens.

Indústrias de vestuário e calçados

Através da colaboração com a eureciclo, o setor de vestuário conseguiu garantir a reciclagem de mais de 10.502 toneladas de embalagens, assegurando a destinação correta de embalagens equivalentes. Entre 2019 e 2022, o setor teve um impressionante aumento de 1520% na quantidade de material compensado via eureciclo.

Sobre a Amaro

 A Amaro foi fundada em 2012 como uma marca de vestuário focada nas vendas exclusivamente pelos canais digitais. Além das roupas de marca própria, ela também vende produtos de outras marcas. Recentemente, entrou no mercado de produtos infantis e para a casa. Atualmente, a marca possui também 20 lojas, chamadas de “Guide Shops”, em shoppings centers nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Belo Horizonte e Ribeirão Preto.

Parceria com a eureciclo

A parceria da Amaro com a eureciclo visa incorporar a compensação ambiental das embalagens em seu ciclo de sustentabilidade, atendendo à Política Nacional de Resíduos Sólidos. Como resultado, a empresa incentiva a destinação adequada de aproximadamente 5 toneladas de plástico por ano. 

A loja Amaro, além da reciclagem, possui 100% carbono negativo e é certificada em produtos sustentáveis. A marca ainda recebe embalagens e roupas de qualquer marca, localizadas na área central do espaço.

Indústrias farmacêuticas e de saúde

Com a colaboração da eureciclo, o setor farmacêutico assegurou a reciclagem de mais de 17 mil toneladas de embalagens através de destinação correta. Entre 2021 e 2022, o setor teve um crescimento de 164% no volume de embalagens recicladas pela parceria com a eureciclo. Um exemplo de sucesso dessa colaboração é o caso da Merck

Sobre a Merck

A Merck é líder em ciência e tecnologia. Em 2022, a empresa anunciou uma estratégia global de sustentabilidade, visando melhorar a qualidade de vida e aumentar a reciclagem de resíduos. Investe no design sustentável de produtos e busca minimizar o impacto ambiental ao longo do ciclo de vida dos produtos.

Parceria com a eureciclo

A Merck estabeleceu uma parceria inovadora com a eureciclo para compensar ambientalmente 11,7 toneladas de plástico, sendo a primeira empresa da indústria de ciências da vida a firmar essa parceria. Em menos de seis meses, a empresa já compensou o equivalente a 46 caixas d’água de 1000L de plástico, o que corresponde a 100% das embalagens dos portfólios. O objetivo é reduzir o uso de matérias-primas virgens e promover a cadeia de plástico pós-consumo no país, alinhando-se aos esforços da Merck para minimizar sua pegada ambiental.

Como a sua empresa pode se envolver

Se você deseja que a sua empresa faça parte do movimento em prol da reciclagem e contribua para a redução do impacto ambiental, entre em contato conosco. Nossa equipe terá prazer em fornecer mais informações sobre como podemos ajudar sua empresa a fazer a compensação das embalagens pós consumo.

Conheça 6 indústrias que maximizam a sustentabilidade com a eureciclo, garantindo a reciclagem e a compensação ambiental de suas embalagens.

Compartilhe!

2 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *