Como a sua empresa pode diminuir o uso de descartáveis?

Descubra como ações simples para redução do uso de descartáveis podem impactar positivamente a economia e meio ambiente.

Entender a problemática ambiental é importante, principalmente no meio corporativo onde as ações possuem um impacto em grande escala. No entanto, mais do que entender, é essencial que as empresas realizem ações para tornar mais sustentável a rotina e processos do empreendimento.

Essa mudança de posicionamento, para uma atuação mais consciente ambientalmente, têm sido o desafio de muitas empresas. Pensando nisso e na dificuldade que é dar o primeiro passo para a responsabilidade ambiental, trouxemos uma contextualização do impacto dos descartáveis e diversas dicas para diminuir o uso de descartáveis, que é uma ação simples e que faz toda a diferença.

O impacto dos descartáveis

Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (ABRELPE), mais de 720 milhões de copos descartáveis são utilizados diariamente, o que equivale a mais de 1500 toneladas de resíduos ocupando aterros ou o próprio meio ambiente.

Apesar do copo ser um dos utensílios descartáveis mais frequentemente usados, outros, como por exemplo, talheres, guardanapos, canudos, pratos plásticos, compõem o cenário de poluição que tanto tem sido disseminado nas mídias.

Acontece que a poluição consequente de um descartável plástico jogado no meio ambiente dura séculos. Isso ocorre porque, a depender do tipo de plástico, o objeto pode continuar na natureza entre 100 a 400 anos, até ser degradado completamente.

Até lá, os microplásticos oriundos do processo de degradação podem ser absorvidos por animais da vida marinha e terrestre, o que por si só já é um desastre, mas que pode ser ainda pior ao termos nossa alimentação baseada na vida animal.

E isso é para o plástico, para materiais como o isopor, não há um tempo determinado de decomposição.

Além disso, o impacto ambiental não é restrito a apenas o que ocorre após o descarte. Todo o processo para a fabricação consome muito recurso como água, energia elétrica e insumos como petróleo.

Agora já vale pensar duas vezes antes de pedir delivery com descartáveis na rotina do trabalho.

O que vamos mostrar é que do copinho de café aos guardanapos de papel tudo pode ser substituído!

É algo simples e que de quebra pode auxiliar na redução de custos da empresa. Confira!

Dicas para diminuir o uso de descartáveis na empresa

Diante do cenário que mostramos acima, fazer as pequenas e simples substituições sustentáveis é muito mais fácil do que se imagina.

Leve sempre o seu copo reutilizável

O Brasil produz mais de 100 mil toneladas de copos plásticos por ano. Considerando que você tome um cafezinho todos os dias na firma, em um ano serão mais de 200 copinhos contaminando o meio ambiente.

Que tal trazer a sua xícara ou caneca de casa? É algo tão simples, que trará ainda mais conforto para sua rotina diária.

Hoje em dias há diversos modelos de copos de silicone compactos que podem ser sempre levados na bolsa e estar à mão para todas as situações, não somente para o café, mas para todas as outras bebidas.

Toalhinhas de pano

Ainda que o papel se decomponha entre 3 a 6 meses, a fabricação implica em um impacto ambiental tanto pelo consumo de recursos naturais como pela saída de poluentes (atmosféricos e da água) durante o processo de produção.

É possível pensar na quantidade de guardanapos utilizados e reduzir ou substituir por uma toalhinha de pano, por exemplo.

Impressão apenas do essencial

Imprima e torne físico apenas o que realmente não tiver outra alternativa.

Muitas vezes imprimimos páginas que serão descartadas logo após a primeira leitura ou conferida. Nesses casos opte por sair da caixinha e utilizar elementos digitais como os próprios celulares.

Repense a compra de produtos com embalagens

Para compras relacionadas ao escritório, priorize produtos sem embalagens ou com embalagens que sejam de fato direcionadas para a reciclagem através das centrais de coleta e triagem de resíduos. Em nosso Instagram oferecemos dicas de quais embalagens são realmente recicladas e qual o melhor lugar para descartá-las.

Incentive ações de conscientização

Repensar os hábitos relacionados ao consumo inconsciente de recursos em um nível estrutural como é em uma empresa, é muito mais desafiador do que olharmos para isso individualmente.

Para trabalhar essa questão de forma efetiva em seu ambiente de trabalho, aposte em ações conjuntas que mobilizem a equipe. Essa é uma forma de garantir interação e cooperação enquanto todos trabalham em prol de um objetivo maior que é a sustentabilidade.

Exemplos de ações não faltam: recolhimento de resíduos em locais públicos, desafio de uma semana sem gerar resíduos, palestras de conscientização ambiental, dinâmicas socioambientais com um especialista no assunto entre outras opções.

Responsabilidade ambiental

A responsabilidade ambiental pode começar com ações simples como as que mostramos acima. Trazer essa essência para dentro de um ambiente corporativo pode ser um desafio, mas muito gratificante de ser implementado.

Quer fazer a sua empresa se engajar nessa ideia? Compartilhe esse conteúdo e ajude na conscientização ambiental de mais pessoas.