10 acontecimentos de 2020 que temos orgulho de ter feito parte

Leia em 6 min

2020 foi atípico e desafiador para muitos negócios. Junto com o “novo normal”, vieram também novas maneiras de trabalhar, o que exigiu adaptações na comunicação, nos processos, na forma de realizar um serviço e até mesmo em como gerenciar as pessoas de uma equipe.

Ainda com todas as regras e mudanças que a pandemia trouxe às empresas e à rotina diária, nós da eureciclo –  incluindo nosso time, os clientes e os parceiros – temos muito a celebrar! 

Foi um ano de expansão da marca, dos selos, do nosso impacto, da quantidade reciclada de materiais e da consciência sobre logística reversa no Brasil. E tudo foi possível porque 2020 foi pautado por muito trabalho e dedicação em educar e desenvolver o mercado de reciclagem.

Para entender de quais resultados estamos falando, confira a lista a seguir dos acontecimentos mais importantes para a eureciclo nesse ano que chega ao fim.

Impacto socioambiental

Nosso maior orgulho é termos realizado, em 2020, a certificação ambiental de mais de 97 mil toneladas de embalagens descartadas por consumidores. Isso significa que por meio da certificação, além desse total de resíduos ter sido destinado à reciclagem, mais de R$ 4.332.666 foi direcionado para 108 cooperativas e operadores privados parceiros como pagamento pelo serviço ambiental prestado.

Chegamos aos 3700 clientes 

De 2019 até hoje, foram mais de 1600 novos clientes que escolheram a eureciclo para cuidar da compensação ambiental de suas embalagens. 

No total, somamos 3700 negócios engajados em cumprir suas metas de logística reversa, colaborar com o meio ambiente e gerar transparência para seus consumidores. Além desse impacto positivo, são empresas que confiam e atestam a eficiência da eureciclo em garantir a reciclagem dos materiais por meios válidos legalmente.

Dos clientes que chegaram em 2020, vale mencionar o Nubank, a Chico Rei, o Café 3 Corações, a Beyoung, a Amor em Pedaços, Águas Prata, Vigor e Sal Cisne.

É importante ressaltar que nossos serviços são acessíveis para negócios de qualquer tamanho e se a empresa em que você está comercializa produtos de bens de consumo e ainda não é cliente eureciclo, fale com um consultor preenchendo o formulário neste link.

Mais clientes, mais pessoas na eureciclo

Nosso time cresceu junto com a empresa!

Hoje, somos 63 colaboradores na eureciclo, sendo 80% desse grupo funcionários que chegaram em 2020. A maioria de nós está no Brasil, mas uma parte da equipe fica no Chile – para quem não sabe, temos operação por lá também, através do selo todosreciclamos.

E um dado importante: a equipe aumentou pautada na diversidade nas contratações, um de nossos valores. Mais da metade do time é formado por mulheres e elas ocupam 50% dos cargos de liderança e senioridade. 

Buscando sempre mais inclusão, 11,8% do time é LGBTQ+, 3,1% se declaram negras e 2% tem mais de 50 anos de idade.

É esse time diverso e cheio de talento que nos permite ir longe nas nossas conquistas.

Eureciclo integra a lista 50towatch

O 50towatch (As 50 para ficar de olho, em tradução livre) é um relatório completo que acompanha o cenário das cleantechs – empresas com tecnologias que contribuem para a sustentabilidade ambiental. 

A publicação que existe desde 2018 conta com o crivo de experts da área de investimentos, pesquisa e desenvolvimento sustentável e seleciona negócios inovadores que lideram o combate à crise climática. 

Nesta edição de 2020, fomos a única startup brasileira mencionada. A eureciclo foi citada na categoria “Recursos e meio ambiente” junto a empresas americanas, israelenses, alemãs e holandesas.

Para conferir a lista completa, acesse o relatório.

2 novos selos eureciclo lançados

Em novembro, lançamos mais 2 selos que informam sobre a compensação ambiental dos resíduos gerados pelas empresas.

Além do selo do sorriso para quem cumpre a meta de logística reversa, criamos selos que especificam o percentual do volume de embalagens que uma marca recicla. Os novos selos têm as indicações de 100% ou 200% e podem ser usados por negócios que fazem a compensação desse equivalente.

O objetivo dos novos selos é tornar a informação mais clara ao consumidor e valorizar empresas que se preocupam em garantir que todo o volume de resíduo gerado tenha a destinação sustentável adequada.

Nosso CEO explicou toda a história por trás dos selos no post Por que a eureciclo viu a necessidade de criar mais selos? Vale a pena a leitura!

Promovemos o 1º Fórum Internacional de Logística Reversa

Esse evento foi especial para eureciclo por 2 motivos:

  1. Mostra o crescimento da importância dada à logística reversa como solução viável; 
  2. Valida o caminho que temos seguido por aqui enquanto negócio de impacto para o aumento das taxas de reciclagem e valorização dos agentes que trabalham nela.

No Fórum, conhecemos cases de sucesso no uso da Responsabilidade Estendida ao Produtor em diferentes lugares do mundo. E o que eles têm em comum é a rede privada como articuladora da logística reversa.

Este é um exemplo a ser seguido por aqui e amparado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

A meta nacional de reciclagem definida pela PNRS é de 22% de todos os resíduos pós-consumo gerados. Atualmente, apenas 3% a 7% dos recicláveis passa, de fato, por esse processo de transformação. 

Enquanto no Brasil ainda é novidade a responsabilização do produtor em garantir a logística reversa do lixo gerado pelas embalagens, em países europeus como Alemanha e França esta é uma realidade que traz bons resultados.

Estamos caminhando para melhorar esse processo e ter a regulamentação exigida por lei faz toda a diferença.

Mato Grosso do Sul e Amazonas passam a exigir o Certificado de Reciclagem

2020 foi um ano de vários avanços para a logística reversa, inclusive em termos práticos com a implementação de novas leis nos estados.

O estado de São Paulo foi pioneiro no Sistema do Termo de Compromisso de Logística Reversa, assinado em 2019. Isso permitiu a expansão do uso dos certificados de reciclagem como instrumento de comprovação da logística reversa. 

A partir daí, outros locais estão seguindo o modelo, lembrando que a PNRS se aplica em todo território brasileiro, mas cabe a cada estado definir como vai cumpri-la.

No Mato Grosso do Sul foi firmado um Termo de Compromisso da Logística Reversa entre o Instituto do Meio Ambiente e a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS) responsabilizando empresas que produzem embalagens e agentes estaduais pelo cumprimento da PNRS.

E a eureciclo é a certificadora oficial por lá, ou seja, garante validade legal da compensação ambiental realizada.

Outro passo para o cumprimento na PNRS foi dado em Manaus no final de outubro. A prefeitura abriu um edital convocando todas as empresas produtoras de embalagens a se cadastrarem. Aquelas que não cumprirem com a logística reversa dos resíduos poderão ser multadas.

Estas determinações tiveram impacto. Em poucos meses já garantimos a reciclagem de 415,049 toneladas de resíduos no  Mato Grosso do Sul e 377,924 toneladas no Amazonas.

Para conhecer mais desses avanços, confira o post Avanços da logística reversa de embalagens nos estados brasileiros em 2020.

Início da concorrência online dos certificados de reciclagem

O certificado de reciclagem (CRE) é o instrumento que comprova que uma determinada quantidade de material foi destinada para a reciclagem.. Assim, a  empresa que adquiri o CRE está realizando o pagamento para os operadores privados e cooperativas de reciclagem que tiveram o trabalho de coletar e triar embalagens descartadas pelo consumidor.

No estado de São Paulo, a aquisição do certificado é feita por concorrências onde os preços dos tipos de resíduos variam de acordo com a oferta e a demanda. 

Estes eventos aconteciam na sede da FIESP até a pandemia, quando passamos a fazer a concorrência 100% online. 

O novo formato tem funcionado muito bem. Realizado em uma plataforma para transmissão segura, conseguimos reunir e garantir a participação de todos os stakeholders (as empresas, recicladores e órgãos reguladores) .

Eventos online com associações parceiras 

Além dos nossos clientes, contamos com o apoio de 65 instituições parceiras que reúnem negócios que geram embalagens. Essa parceria permite a conexão da eureciclo com mais empresas, além de colaborar diretamente para o aumento da reciclagem em diferentes estados do país.

Com o objetivo de educar o mercado e deixar claro como a eureciclo funciona e garante o cumprimento da logística reversa das embalagens, nós realizamos em 2020 14 webinars com algumas destas associações.

Alguns destes eventos estão disponíveis nesta lista.

Participação da semana do meio ambiente

Uma ação que valorizamos muito é educar também os consumidores sobre a responsabilidade que eles têm enquanto agentes transformadores. Por isso, nos envolvemos e compartilhamos em causas que têm sinergia com o propósito da eureciclo.

Uma delas foi a Semana do Meio Ambiente, evento mundial que ocorre em junho e este ano também precisou ser adaptado para o novo normal.

Na eureciclo realizamos o evento aberto “O novo mundo: o poder de mudança do individual para o coletivo.”

Como pode perceber, 2020 foi um ano de colocar a logística reversa em pauta e envolver negócios, instituições, esfera pública e consumidores para que cada um faça sua parte.

O que sua empresa tem feito pelo meio ambiente?

Se você já está planejando o próximo ano, não se esqueça de contar com a eureciclo para tornar sua marca mais transparente e responsável.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *