Veja como a quantidade de embalagens lançada por sua empresa pode impactar não apenas o planeta mas também o seu negócio.
Quando entramos no mundo da sustentabilidade, um dos maiores desafios é quantificar o impacto que nosso negócio exerce sobre o meio que vivemos. Depois da conscientização sobre nossas responsabilidades ambientais, a quantificação desse impacto é o segundo ponto mais importante para aplicarmos uma estratégia inovadora e sustentável que faça a diferença.
E bem, existem diversos tipos de impactos. Hoje falaremos de um específico: o da massa de embalagens, que nada mais é que o peso das embalagens dos produtos que são comercializados.
Qual a importância do impacto ambiental das embalagens para o meu negócio?
Acontece que cada garrafinha de bebida ou pacote de snack produzido acaba indo, invariavelmente, para os consumidores. Deste momento em diante temos dois cenários: o de um consumidor que leva a garrafinha e o pacote para o lixo comum e o consumidor que separa para a coleta seletiva.
No final das contas, achamos que a responsabilidade sobre a massa de embalagens que são destinadas a aterro/lixões está toda no consumidor, não é mesmo? É aí que entra a responsabilidade compartilhada da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) quebrando mais um paradigma.
A responsabilidade é minha?
Dentro desta Legislação Ambiental, no Artigo 30 da Lei 12.305, que define a Política Nacional de Resíduos Sólidos, temos a instituição da responsabilidade compartilhada pelo ciclo dos produtos. Isso significa que cada fabricante, distribuidor, comerciante, consumidor e quaisquer outros atores na distribuição e consumo de produtos são corresponsáveis pela mitigação do impacto ambiental das embalagens.
Foi nesse contexto que a PNRS definiu metas de reciclagem para que seja realizada a Logística Reversa (mitigação do impacto ambiental através da reciclagem de embalagens). Uma delas é a da reciclagem e compensação ambiental de pelo menos 22% das embalagens colocadas no mercado.
Nas áreas de atuação envolvendo o meio ambiente, a PNRS pode ser muito conhecida, mas, fora dela, o contato com suas diretrizes é bem reduzido. Para se atualizar e entender o que está ocorrendo dentro das Legislações Ambientais que impactam seu negócio, sugerimos a leitura desse artigo sobre como cumprir a legislação ambiental no Brasil e deste com 4 passos para adotar a sustentabilidade corporativa na sua empresa.
Agora vamos ao que importa… O cálculo da massa de embalagens
Em relação ao impacto ambiental das embalagens, para termos pelo menos alguma noção do que causamos, o primeiro passo é calcular a massa de embalagens vendidas pela empresa no ano anterior.
E sim, sabemos que seu tempo é curto e que isso não é uma tarefa fácil. Muitas vezes o processo envolve conversas com vários setores da empresa. Por esse motivo, buscando torná-lo eficiente e poupar seu tempo, vamos explicar o processo e os principais métodos para a quantificação. Confira abaixo:
Quantidade de embalagens x peso médio das embalagens = massa de embalagens
A equação acima resume exatamente nosso principal objetivo.
Primeiro passo: conseguir a quantidade de embalagens
Para o cálculo da massa de embalagens, o primeiro passo é obter a quantidade média de embalagens. Não precisa ser um número exato, afinal tem sempre uma ou outra embalagem que volta para a fábrica ou que acaba sendo perdida.
Caso sua empresa não tenha registrado de antemão a descrição das quantidades de embalagens dos produtos vendidos, podemos recorrer a um artifício: a análise dos relatórios de vendas/faturamento.
Exemplo: Andréia trabalha como Coordenadora Marketing em uma empresa de Bebidas. Ela quer mitigar o impacto das embalagens da sua empresa, porque além de se importar com o meio ambiente, sabe que pode utilizar a mitigação para impactar positivamente a imagem dos clientes sobre a empresa através de uma estratégia de marketing.
Sabendo da necessidade de levantar o número de embalagens, ela pede ao departamento de Vendas o número de produtos vendidos no ano de 2017 (ano retrospectivo). Com isso em mãos, ela consegue elaborar a seguinte análise:
Produto |
Tipo de material |
Quantidade vendida |
Suco 300ml | Vidro | 52000 |
Suco 500ml | Vidro | 22800 |
Refrigerante 1 L | Plástico | 50000 |
Refrigerante 2 L | Plástico | 15320 |
Consciente dos tipos de produto e suas quantidades, podemos seguir os próximos passos.
Segundo passo: conseguir o peso médio das embalagens
Continuando o exemplo, Andréia agora precisa descrever o peso médio de cada embalagem. Para tanto bastou pesar a embalagem de cada produto.
Produto | Tipo de material | Quantidade vendidas | Peso de cada embalagem |
Suco 300ml | Vidro | 52000 | 20g |
Suco 500ml | Vidro | 22800 | 30g |
Refrigerante 1 L | Plástico | 50000 | 40g |
Refrigerante 2 L | Plástico | 15320 | 55g |
Isso pode ser complicado para algumas marcas que possuem vários produtos e tipos de embalagens.
Andréia percebeu que na sua empresa conseguia nos relatórios de descrição de produtos o peso total do produto e o peso líquido do produto. Desta forma, caso não tivesse uma balança ou ainda não quisesse pesar todos os produtos se fossem muitos, ela poderia seguir a equação abaixo.
(Peso total do produto – Peso líquido) x quantidade de embalagens = massa de embalagens
Para alguns, a análise de relatórios de vendas/faturamento ou de produtos, pode ser muito enfadonha e levar muito tempo. Uma alternativa é buscar na sua empresa as Notas Fiscais referentes à compra de embalagens do ano retrospectivo. Com isso em mãos se consegue a descrição direta de quantidade de embalagens, peso médio e etc.
Terceiro passo
Tendo a quantidade e peso médio, podemos obter a massa de embalagens multiplicando ambos. Para facilitar a quantificação pode-se passar para toneladas, como está abaixo.
Produto | Tipo de material | Quantidade de produtos vendidos | Peso médio de cada embalagem | Massa de embalagem em toneladas |
Suco 300ml | Vidro | 52000 | 20g | 1,04t |
Suco 500ml | Vidro | 22800 | 30g | 0,684t |
Refrigerante 1 L | Plástico | 50000 | 40g | 2t |
Refrigerante 2 L | Plástico | 15320 | 55g | 0,264t |
Total | 3,988t |
Concluindo a análise, Andréia percebeu que, em sua empresa, a massa de embalagens que pode impactar o meio ambiente no ano de 2017 foi de 3,988 toneladas, sendo que 1,72t são referentes à massa de embalagens de vidro e 2,26t de plástico.
É muito importante ter em mente que o tipo de material influencia no processo de mitigação do impacto. Alguns materiais são mais difíceis de serem reciclados.
E na sua empresa? Qual será o volume a ser mitigado em 2018?
Acessando o site da eureciclo você pode encontrar nossa calculadora de massa de embalagens e fazer todo esse processo de forma automatizada. Basta clicar em nossos preços e depois calcular massa (na descrição do plano peso pesado). Sem se prender ao perfeccionismo nos dados, o importante é saber a média desse volume, mesmo sendo apenas uma estimativa.
Achou complicado calcular a massa de embalagens de um ano todo? Sabendo os dados referentes a apenas um mês, é bem simples fazer uma projeção para o ano, basta fazer a proporção pelo crescimento da empresa ao longo do ano e terá a massa de embalagens calculada.
Estratégia para o futuro da sua empresa
São várias as formas de ajudar a salvar o planeta e de quebra tornar sua empresa um pouco mais consciente. Entender o impacto que a massa de embalagens causa no planeta/sociedade e como somos responsáveis por isso, é o primeiro passo de uma jornada sustentável.
O próximo é a busca e aplicação de soluções de Logística Reversa para embalagens, como forma de mitigar esse impacto através do fomento e da reciclagem de embalagens.
No final, são pequenas atitudes como essas que definem o ponta pé inicial para implementação de políticas e estratégias que se adequem às tendências de mercado cada vez mais sustentáveis.
Torne-se agora uma empresa mais sustentável com o selo eureciclo