
Você já ouviu falar da reciclagem de papel, vidro, plástico e metal, mas quando falamos em embalagens do tipo Longa Vida, como aquelas caixinhas que guardam sucos, leites ou achocolatados, para onde elas vão depois do consumo?
É comum pensar na praticidade e na conservação que elas proporcionam para as bebidas e alimentos, mas a complexidade desse material pode ser um desafio para a cadeia de reciclagem.
Sendo assim, para onde vão as embalagens Longa Vida após o consumo? A resposta envolve alguns desafios, e as soluções já foram mapeadas pela parceria entre eureciclo e PepsiCo, gerando impacto positivo de verdade.
Neste artigo, você vai entender como a parceria entre a eureciclo e a PepsiCo está ajudando a estruturar a cadeia de reciclagem dessas embalagens e por que isso é tão importante para o meio ambiente, para a sociedade e para o futuro do planeta. Continue lendo!
Por que a embalagem Longa Vida ainda é um desafio para a reciclagem?
As embalagens Longa Vida são feitas de várias camadas de materiais, entre papel cartão, polietileno e alumínio que garantem a conservação das bebidas e alimentos sem a necessidade de conservantes.
Na composição, temos:
- 75% papelão, que dá estrutura e resistência
- 20% plástico, que evita vazamentos
- 5% alumínio, que protege contra luz e oxigênio
Todos esses materiais são recicláveis. O problema está em separá-los com eficiência e viabilizar economicamente essa operação, para que toda a embalagem possa passar pelo processo de reciclagem.
Entre os principais desafios da cadeia estão:
- Custos elevados de coleta e triagem, bem como complexidade na separação dos materiais que compõem a embalagem
- Falta de compradores para o material em algumas regiões
- Preços de revenda pouco atrativos
Ou seja, mesmo sendo reciclável, o resíduo acaba tendo baixo retorno para os operadores da cadeia, o que dificulta sua recuperação em larga escala.
Soluções parceiras
Foi nesse cenário, e na oportunidade de impacto positivo gerado pela quantidade de embalagem Longa Vida destinada ao consumo no Brasil, que surgiu a iniciativa Longa Vida PepsiCo, em colaboração com a eureciclo.
O objetivo é claro: tornar a reciclagem de embalagens Longa Vida viável, rastreável e valorizada.
Por meio dos créditos de reciclagem específico para o material Longa Vida, a parceria cria um ciclo que:
- Garante renda extra para cooperativas e catadores
- Incentiva a separação desse tipo de resíduo
- Garante a compensação de 100% das embalagens equivalentes de marcas como Toddynho® e Kero Coco®, marcas PepsiCo, parceiras eureciclo
- Amplia a conscientização sobre o papel de cada um na economia circular
A tecnologia também entra como aliada. Um processo desenvolvido pela Companhia Brasileira de Alumínio (cba), com apoio da Tetra Pak, permite separar com precisão o alumínio e o plástico após a extração do papel, reinserindo todos os materiais na cadeia produtiva.
Uma rede de transformação: do consumidor ao reciclador
A reciclagem de uma embalagem começa no descarte correto, mas depende de muitas mãos ao longo do caminho. E essa é justamente a força do projeto.
Hoje, a iniciativa conecta:
- Catadores homologados em centrais de triagem parceira e incentivados a realizar a coleta do material
- Centrais de triagem, que separam os materiais descartados
- Operadores logísticos e recicladores
- Fabricantes de papel e tecnologia
- As empresas envolvidas: PepsiCo e eureciclo
Esse modelo colaborativo permite valorizar cada elo da cadeia, aumentando a escala da reciclagem e fortalecendo uma rede que transforma resíduos em oportunidades sociais, ambientais e econômicas.
Resultados que inspiram
Desde que foi lançado, o projeto já atua em 12 estados e 31 centrais de triagem, com resultados concretos:
- 100% das embalagens equivalentes de Toddynho® e Kero Coco® compensadas
- Mais cooperativas engajadas e capacitadas
- Renda extra para catadores e operadores da reciclagem
- Valor de marca atrelado ao consumidor e reputação sustentável atribuído às marcas
E os planos continuam crescendo: a meta agora é alcançar 50 centrais em novos estados e recuperar 6 mil toneladas de embalagens longa vida.
Quem faz parte acredita no impacto
Segundo Patricia de Almeida, diretora de Sustentabilidade da PepsiCo Brasil:
“Ao viabilizar o incremento na remuneração desse tipo de material, possibilitamos que organizações de catadores e centrais de triagem iniciem ou expandam a recuperação desse resíduo, gerando benefícios ambientais e sociais.”
Já para Tania Sassioto, diretora de Projetos Especiais e Inovação na eureciclo:
“Atuar em rede é essencial para fomentar a recuperação de embalagens com escala e de forma duradoura.”
Essas falas reforçam que a transformação acontece quando diferentes agentes se unem com um propósito comum: estruturar cadeias de reciclagem mais justas, eficientes e inclusivas.
Muito além da embalagem: o que podemos aprender com esse modelo
A jornada do Longa Vida PepsiCo mostra que é possível enfrentar os desafios da reciclagem com inovação, parceria e comprometimento.
E, mais do que isso, prova que o crédito de reciclagem é uma ferramenta poderosa para estruturar cadeias complexas e gerar impacto real.
Esse é o tipo de solução que transforma não só resíduos, mas relações, processos e mentalidades.
Afinal, quando descartamos corretamente a embalagem, ela ganha uma nova chance para ser re-inserida na cadeia e todos ganham junto com ela: os profissionais da reciclagem, as empresas, o meio ambiente, e o futuro.