Longa Vida PepsiCo: estruturando a cadeia de reciclagem de materiais complexos e transformando o futuro

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Você já ouviu falar da reciclagem de papel, vidro, plástico e metal, mas quando falamos em embalagens do tipo Longa Vida, como aquelas caixinhas que guardam sucos, leites ou achocolatados, para onde elas vão depois do consumo? 

É comum pensar na praticidade e na conservação que elas proporcionam para as bebidas e alimentos, mas a complexidade desse material pode ser um desafio para a cadeia de reciclagem. 

Sendo assim, para onde vão as embalagens Longa Vida após o consumo? A resposta envolve alguns desafios, e as soluções já foram mapeadas pela parceria entre eureciclo e PepsiCo, gerando impacto positivo de verdade. 

Neste artigo, você vai entender como a parceria entre a eureciclo e a PepsiCo está ajudando a estruturar a cadeia de reciclagem dessas embalagens e por que isso é tão importante para o meio ambiente, para a sociedade e para o futuro do planeta. Continue lendo!

Por que a embalagem Longa Vida ainda é um desafio para a reciclagem?

As embalagens Longa Vida são feitas de várias camadas de materiais, entre papel cartão, polietileno e alumínio que garantem a conservação das bebidas e alimentos sem a necessidade de conservantes. 

Na composição, temos:

  • 75% papelão, que dá estrutura e resistência
  • 20% plástico, que evita vazamentos
  • 5% alumínio, que protege contra luz e oxigênio

Todos esses materiais são recicláveis. O problema está em separá-los com eficiência e viabilizar economicamente essa operação, para que toda a embalagem possa passar pelo processo de reciclagem

Entre os principais desafios da cadeia estão:

  • Custos elevados de coleta e triagem, bem como complexidade na separação dos materiais que compõem a embalagem
  • Falta de compradores para o material em algumas regiões
  • Preços de revenda pouco atrativos

Ou seja, mesmo sendo reciclável, o resíduo acaba tendo baixo retorno para os operadores da cadeia, o que dificulta sua recuperação em larga escala.

Soluções parceiras

Foi nesse cenário, e na oportunidade de impacto positivo gerado pela quantidade de embalagem Longa Vida destinada ao consumo no Brasil, que surgiu a iniciativa Longa Vida PepsiCo, em colaboração com a eureciclo.

O objetivo é claro: tornar a reciclagem de embalagens Longa Vida viável, rastreável e valorizada.

Por meio dos créditos de reciclagem específico para o material Longa Vida, a parceria cria um ciclo que:

  • Garante renda extra para cooperativas e catadores
  • Incentiva a separação desse tipo de resíduo
  • Garante a compensação de 100% das embalagens equivalentes de marcas como Toddynho® e Kero Coco®, marcas PepsiCo, parceiras eureciclo
  • Amplia a conscientização sobre o papel de cada um na economia circular

A tecnologia também entra como aliada. Um processo desenvolvido pela Companhia Brasileira de Alumínio (cba), com apoio da Tetra Pak, permite separar com precisão o alumínio e o plástico após a extração do papel, reinserindo todos os materiais na cadeia produtiva.

Uma rede de transformação: do consumidor ao reciclador

A reciclagem de uma embalagem começa no descarte correto, mas depende de muitas mãos ao longo do caminho. E essa é justamente a força do projeto.

Hoje, a iniciativa conecta:

  • Catadores homologados em centrais de triagem parceira e incentivados a realizar a coleta do material 
  • Centrais de triagem, que separam os materiais descartados
  • Operadores logísticos e recicladores
  • Fabricantes de papel e tecnologia
  • As empresas envolvidas: PepsiCo e eureciclo

Esse modelo colaborativo permite valorizar cada elo da cadeia, aumentando a escala da reciclagem e fortalecendo uma rede que transforma resíduos em oportunidades sociais, ambientais e econômicas.

Resultados que inspiram

Desde que foi lançado, o projeto já atua em 12 estados e 31 centrais de triagem, com resultados concretos:

  • 100% das embalagens equivalentes de Toddynho® e Kero Coco® compensadas
  • Mais cooperativas engajadas e capacitadas
  • Renda extra para catadores e operadores da reciclagem
  • Valor de marca atrelado ao consumidor e reputação sustentável atribuído às marcas

E os planos continuam crescendo: a meta agora é alcançar 50 centrais em novos estados e recuperar 6 mil toneladas de embalagens longa vida.

Quem faz parte acredita no impacto

Segundo Patricia de Almeida, diretora de Sustentabilidade da PepsiCo Brasil:

“Ao viabilizar o incremento na remuneração desse tipo de material, possibilitamos que organizações de catadores e centrais de triagem iniciem ou expandam a recuperação desse resíduo, gerando benefícios ambientais e sociais.”

Já para Tania Sassioto, diretora de Projetos Especiais e Inovação na eureciclo:

“Atuar em rede é essencial para fomentar a recuperação de embalagens com escala e de forma duradoura.”

Essas falas reforçam que a transformação acontece quando diferentes agentes se unem com um propósito comum: estruturar cadeias de reciclagem mais justas, eficientes e inclusivas.

Muito além da embalagem: o que podemos aprender com esse modelo

A jornada do Longa Vida PepsiCo mostra que é possível enfrentar os desafios da reciclagem com inovação, parceria e comprometimento. 

E, mais do que isso, prova que o crédito de reciclagem é uma ferramenta poderosa para estruturar cadeias complexas e gerar impacto real.

Esse é o tipo de solução que transforma não só resíduos, mas relações, processos e mentalidades.

Afinal, quando descartamos corretamente a embalagem, ela ganha uma nova chance para ser re-inserida na cadeia e todos ganham junto com ela: os profissionais da reciclagem, as empresas, o meio ambiente, e o futuro.

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