Projeto RedeTransforma e eureciclo – Parceria para transformar o impacto social na reciclagem

Leia em 5 min
Parceria entre o Projeto RedeTransforma e eureciclo: unindo forças para revolucionar o impacto social na reciclagem.

Projeto RedeTransforma e eureciclo: unindo forças para revolucionar o impacto social na reciclagem. Saiba mais sobre essa parceria de sucesso. 

O que é o RedeTransforma?

O RedeTransforma é um programa brasileiro voltado para o impacto social, cujo principal objetivo é valorizar e capacitar catadores de materiais recicláveis. O foco do programa está em gerar impacto social por meio de ações que assegurem o desenvolvimento, a formalização e a inclusão de seu principal público-alvo: os catadores individuais.

O galpão do programa recebe os resíduos coletados pelos catadores. Neste local, o material passa por um processo de triagem, é prensado e então vendido para a indústria. Esta estrutura permite a organização eficiente do processo e assegura preços justos. O valor obtido com a venda é repassado aos catadores. Saiba mais sobre o projeto.

Sobre a Rede Sul

A Rede Sul, fundada em setembro de 2014 e localizada em São Paulo, é uma organização formada por Cooperativas de Catadores de Resíduos, com vasta experiência na coleta, triagem e venda de resíduos recicláveis. 

Seu objetivo é buscar e articular apoios e parcerias que agreguem valor às cooperativas associadas e promovam o crescimento sustentável do negócio. 

A Rede Sul comercializa resíduos pós-consumo para indústrias recicladoras, todos oriundos de coleta seletiva e triagem feita por cooperativas de catadores. Seu trabalho está alinhado com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e a logística reversa. Saiba mais sobre a Rede Sul – de cooperativa para cooperativa

Parceria entre o Projeto RedeTransforma e eureciclo: unindo forças para revolucionar o impacto social na reciclagem.

A parceria entre o Projeto RedeTransforma e eureciclo

A eureciclo, em colaboração com a Coopercaps (cooperativa de coleta seletiva) e a Rede Sul – Consultoria Socioambiental, apoia o projeto RedeTransforma, um programa de impacto social com foco em valorizar e capacitar catadores de materiais recicláveis no Brasil. 

RedeTransforma não apenas valoriza os resíduos, mas também busca eliminar o árduo trabalho de tração humana. Além disso, o programa garante que os catadores recebam diretamente o crédito de logística reversa, promovendo uma inclusão socioeconômica efetiva.

  • Apoio no desenvolvimento do plano estratégico
  • Apoio e investimento na construção de materiais de comunicação
  • Investimento fixo mensal para custeio da operação do galpão
Parceria entre o Projeto RedeTransforma e eureciclo: unindo forças para revolucionar o impacto social na reciclagem.
Equipe da eureciclo e RedeTransforma.

Objetivos da parceria com o RedeTransforma

Eliminar o trabalho de tração humana da atividade de catação de resíduos

Catadores trabalham em condições insalubres e prejudiciais à saúde, sendo muitas vezes explorados e mal remunerados. A intenção é proporcionar condições de trabalho seguras, saudáveis e mais humanizadas, inserindo os catadores na estrutura de uma cooperativa e proporcionando soluções que facilitem seu trabalho.

Promover melhor valor agregado aos materiais comercializados pelos catadores

O objetivo é aumentar a renda do catador e promover uma remuneração mais justa pelo serviço ambiental que prestam ao planeta e à sociedade. Isso inclui garantir um preço justo para os resíduos por meio de negociações com o mercado e permitir a inclusão dos catadores na receita gerada por créditos de reciclagem.

Promover qualificação dos catadores de acordo com cada perfil

Pretende-se apoiar a formalização deste trabalho altamente informal e auxiliar os catadores a se tornarem empreendedores. Isso envolve promover treinamento e ferramentas para o desenvolvimento de acordo com o perfil e o nível de maturidade profissional de cada catador. Isso pode incluir a regularização de documentos, formalização da atividade de coleta (MEI), acesso ao setor bancário, Bolsa Catador e apoio na recolocação profissional.

RedeTransforma: de catador para catador

O projeto RedeTransforma foi desenvolvido pela Rede Sul e conta com a participação de Telines Basílio, também conhecido como Carioca, em sua idealização. Carioca conhece profundamente essa realidade, pois é um ex-catador que trabalhou nas ruas por 12 anos.

Parceria entre o Projeto RedeTransforma e eureciclo: unindo forças para revolucionar o impacto social na reciclagem.
Telines Basílio, o Carioca.

Ele transformou sua vida e atualmente preside a Confederação Nacional de Cooperativas de Trabalho e Produção de Recicláveis (CONATREC) e a Coopercaps.

O projeto tem o apoio da eureciclo,  que como parceiro atua para expandir suas ações. As marcas parceiras da eureciclo também podem contribuir com o projeto a partir da aquisição de cotas, que apoiarão diretamente a profissionalização e inclusão dos catadores.

Em média, cada brasileiro produz 390 kg de resíduos por ano, conforme apontado no Panorama de Resíduos Sólidos no Brasil em 2021. E 9 em cada 10 kgs de embalagens recicladas chegam à indústria de reciclagem por meio do trabalho dos catadores, conforme dado publicado no Atlas Brasileiro da Reciclagem.

Cerca de 30% dos entrevistados começaram a coletar devido ao desemprego e outras situações de vulnerabilidade, conforme a Pesquisa Cataki de 2022. De acordo com a mesma pesquisa, metade dos entrevistados, que são usuários cadastrados no aplicativo Cataki, relataram ter sido impedidos de entrar em estabelecimentos comerciais para coletar resíduos. Além disso, 67% foram vítimas de preconceito por serem catadores, e 63% relatam terem sido vigiados de perto por seguranças.

Nossos números

  • 90 catadores participantes 
  • + de 530 toneladas de resíduos coletadas através do programa 
  • + 790 mil reais investidos na compra de material dos catadores participantes 
  • + de 200% de aumento na retirada mensal média dos catadores

Onde queremos chegar

Planejamos atender 3.000 catadores em São Paulo até 2028. Além disso, investiremos na reforma e adequação interna do galpão, incluindo melhorias na estrutura, pintura, fachada e piso, com o objetivo de envolver mais catadores no projeto.

Para otimizar o processo de triagem dos resíduos coletados, pretendemos adquirir novos maquinários como um caminhão VUC, uma esteira elevada, uma prensa hidráulica, uma balança eletrônica e um triturador de vidro.

Também consideramos crucial investir em equipamentos para a saúde e segurança dos colaboradores. Entre esses investimentos, está a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), uniformes e extintores de incêndio.

Outra iniciativa importante é a criação da Bolsa Catador. Com ela, será oferecido aos catadores envolvidos no RedeTransforma cursos de alfabetização, economia circular, inclusão digital e educação financeira. Este é um passo importante para promover a sua capacitação e inclusão socioeconômica.

A parceria entre o Projeto RedeTransforma e a eureciclo é um exemplo inspirador de como a colaboração pode gerar impactos positivos em nosso planeta. Ao unirem esforços para promover a reciclagem e a destinação correta de resíduos, essas duas iniciativas estão contribuindo para a construção de um futuro mais sustentável, ao mesmo tempo em que geram impacto social.

Descubra como você pode fazer a diferença. Clique aqui para se tornar um parceiro eureciclo

Compartilhe!

2 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *