Como os certificados estão revolucionando a cadeia de reciclagem?

Leia em 2 min

Entenda a importância dos certificados de reciclagem na cadeia de reciclagem em uma sequência de conteúdos aprofundados feitos especialmente para você. Confira a programação completa!

Sete bilhões de seres humanos produzem anualmente 1,4 bilhão de toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU) — uma média de 1,2 kg por dia per capita, segundo Relatório do Banco Mundial de 2016.

Como jogar fora não existe, quando falamos de planeta Terra, lidar com essa produção de resíduos e a destinação do que sobra após o uso é responsabilidade de todos nós, cada um exercendo um papel nessa dinâmica.

Para ajudar a resolver esse problemão, a eureciclo já destinou mais de 10 milhões de reais para os operadores privados e cooperativas que prestam o serviço ambiental de coleta e triagem.

A eureciclo, desde a sua concepção, conecta empresas, consumidores, governo e agentes ambientais com o objetivo de desenvolver a cadeia de reciclagem através da tecnologia.

Para isso, se baseia no modelo de compensação ambiental como solução para a logística reversa. 

A compensação ambiental operacionalizada pela eureciclo é aplicada na logística reversa e visa garantir a destinação correta de uma massa e tipo de material equivalente ao comercializado pelas empresas que contam com embalagens pós-consumo para colocar seus produtos no mercado.  As chamadas embalagens pós-consumo são todas aquelas descartadas após o uso pelo consumidor. 

Quando uma marca, que vende produtos com embalagens, adota o selo eureciclo, ela está investindo na compra de certificados de reciclagem que possibilitam os operadores privados e cooperativas que recolhem essas embalagens das ruas a terem uma renda adicional para desenvolvimento de suas operações.

“A vantagem da transferência por meio da compra de certificados em relação a outras iniciativas de logística reversa – como fomento a cooperativas, instalação de pontos de entrega voluntária, logística reversa dos próprios produtos, entre outras – é que a compra do certificado é um investimento direto. Ou seja, a empresa compra exatamente a quantia necessária para cumprir sua meta. Ao contrário de outras alternativas, onde o investimento é feito de forma indireta e não há garantia de qual será a quantidade de material reciclável.”

Case Study of the influence of recycling certificates on the increase in recycling rates in the city of São Paulo, 2020

Quer descobrir como isso acontece na prática? Para te contar os detalhes, traremos esse mês diversos diversos conteúdos sobre a cadeia de reciclagem, seus desafios e as histórias dos agentes que trabalham nela.

Contaremos:

  • Como funciona a cadeia de reciclagem no Brasil?
  • Por que escolhemos a compensação ambiental e os certificados de reciclagem?
  • Rede de cooperativas e operadores de reciclagem: inclusão, formalização e escala
  • A tecnologia por trás dos Certificados
  • O sucesso da compensação ambiental no mundo

Para acompanhar o calendário e fazer parte dessa transformação, confira a programação completa no link abaixo:

Calendário Completo de atividades eureciclo

Vamos juntos?

Te esperamos lá!

Compartilhe!

4 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *