Babuxca: os detalhes fazem toda a diferença na conquista do consumidor

Leia em 3 min

Quer entender com uma empresa inovadora do segmento de bebidas como atrair consumidores cada vez mais exigentes? Confira o artigo!

A transição para uma economia circular, pautada no desenvolvimento sustentável, está cada vez mais iminente. As rápidas mudanças que surgem nesse contexto desafiam as empresas a se reinventarem constantemente, de forma que a melhoria do produto e de seu processo produtivo é fundamental na busca pela sustentabilidade.

Os consumidores estão mais atentos a cada detalhe sobre as marcas de sua preferência. Segundo pesquisa realizada pela DraftFCB, em 2012, o Brasil está entre os países que mais possuem pessoas obcecadas por informação, com cerca de 19% dos entrevistados que não hesitam em verificar toda a informação disponível sobre uma marca antes de decidir pela compra de um produto ou serviço.

Muitas marcas enxergaram uma boa oportunidade para serem pioneiras nesse contexto, de maneira a se posicionarem positivamente frente às novas tendências de consumo. Esse é o caso da Babuxca, que está entre as marcas que não hesitaram em aderir às práticas sustentáveis. Esse é um diferencial já enraizado nas origens da marca, que comercializa um produto natural e tipicamente brasileiro: a cachaça.

Assim como a fórmula de uma boa bebida, na sustentabilidade a riqueza reside nos detalhes. Quanto maior é o conhecimento sobre as externalidades causadas pela operação da empresa, maior é o espaço para o desenvolvimento de atividades mais sustentáveis. Nesse sentido, a Babuxca conseguiu ser cirúrgica em suas escolhas.

No início de suas operações, a Babuxca realizava suas entregas de bicicleta. Além disso, sempre optaram por fornecedores mais sustentáveis, como por exemplo: fornecedores de mel que possuem selo orgânico e respeitam a sua sazonalidade. Na fábrica onde o suco é produzido, quase toda a energia utilizada é solar.

Em eventos de degustação do produto, a equipe responsável utiliza camisetas feitas com pet reciclado e utilizam copos feitos de papel reciclado. Todas essas ações evidenciam a importância do reconhecimento do impacto ambiental em todas as etapas da avaliação do ciclo de vida do produto: fornecimento de insumos, logística, produção e até mesmo em ações de divulgação.

Para se garantir a coesão entre essas ações, é preciso que os funcionários também estejam alinhados com as práticas sustentáveis das marcas. No caso da Babuxca, eles são orientados a incentivar os clientes a devolverem suas garrafas ao retirarem suas compras em lojas, e as garrafas recolhidas são reutilizadas. Quando a marca participa de eventos, as garrafas utilizadas também são recolhidas e reaproveitadas no processo produtivo. 

Segundo Roberto Domingues, um dos sócios da marca, o retorno dos consumidores vem aumentando gradativamente sobre as ações desenvolvidas. O simples fato da marca utilizar copos de papel em detrimento de plástico em eventos foi responsável pelos melhores resultados de engajamento do consumidor interagindo com a marca nas redes sociais.

“O consumo consciente é um assunto que cada vez mais está em pauta. Ainda há muito o que se fazer, mas já percebemos os clientes mais exigentes quanto ao tema, além de sempre elogiarem as ações sustentáveis da Babuxca, o que gera um incentivo à concorrência em fazer o mesmo” – diz Roberto

A parceria do selo eureciclo com a Babuxca, que teve início em 2017, resultou na reciclagem de 16 toneladas de vidro descartados pelo consumidor, equivalente ao peso aproximado de três elefantes, referente às garrafas comercializadas pela marca até junho de 2020. Para Roberto, a certificação do selo garante que a empresa está fazendo sua parte, ainda que em pequena escala, na construção de um mundo mais equilibrado e saudável. Além disso, o selo contribui para posicionar a marca positivamente frente ao consumidor quando o assunto é o futuro do varejo e da indústria em todo o mundo.

Falando nisso, para o futuro, a marca irá focar cada vez mais no mercado externo, e sua preocupação com a sustentabilidade permanecerá. Por esse motivo, através da parceria com o selo também será compensado o impacto das garrafas exportadas, através da reciclagem  no território brasileiro de uma quantidade de resíduos equivalente à gerada em todo o mundo. Além disso, para 2021, um dos objetivos da marca é operacionalizar a logística reversa em bares.

A Babuxca, assim como a eureciclo, acredita que quanto mais marcas se engajarem dessa forma, maior será o impacto positivo gerado na cadeia de reciclagem, favorecendo a sustentabilidade como um todo. 

Quer fazer parte desse movimento? Entre em contato com um dos nossos consultores e descubra que com pouco é possível fazer muito pelo planeta.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *