4 passos para engajar o seu público na sustentabilidade

Já pensou que mais do que ser sustentável é importante engajar o seu público nesse movimento? Neste artigo iremos te contar o porque e como realizar esse engajamento. Confira!

A sustentabilidade é um valor procurado por muitos consumidores conscientes que estão preocupados com o crescente impacto ambiental. Por esse motivo, nos últimos anos, houve uma mobilização das empresas para adotar a sustentabilidade como um valor que guiaria diversas práticas positivas, tanto para o meio ambiente quanto para a sociedade.

Ainda assim, mesmo com tantas empresas promovendo esse conceito, muitas outras ainda se mantêm em dúvida sobre como praticar, e principalmente, como engajar seu próprio público nesse propósito.

Diante desse desafio, criamos um rápido manual que pode ajudar você a levar a sustentabilidade, principalmente a praticada pela sua empresa, para o seu consumidor.

Mais do que números de engajamento, este manual pretende trazer uma verdadeira conexão entre você e o seu público. Acreditamos que isso traz o valor que torna uma marca única e não somente mais uma entre tantas.

Quer ver como implementar técnicas de engajamento na prática? Dá uma olhada nos 4 passos abaixo!

1 | Mais do que falar: seja o exemplo!

Para engajar o seu público na sustentabilidade, é importante ter as práticas da empresa alinhadas com este valor. Para esse objetivo, garanta a economia de recursos (água, energia e resíduos) no seu empreendimento, contamos como fazer isso neste artigo.

Além da economia de recursos, realize a compensação ambiental das embalagens comercializadas pela sua empresa. A responsabilização por esse recurso é um dos pilares da Legislação Ambiental na Política Nacional de Resíduos Sólidos. Essa ação, mais do que, por exemplo, promover a reciclagem de materiais como plástico e vidro, movimenta a economia do Brasil através da reciclagem.

2 | Adote o marketing verde

Ao falar de engajamento, o marketing é a mãe da persuasão comercial e normalmente tem ótimos resultados quando se trata de engajar um consumidor. Por esse motivo, não podemos começar a falar de engajamento sustentável sem abordar o marketing verde, que é um braço do marketing tradicional.

A principal diferença do marketing tradicional para o marketing verde é a superação de uma lógica mercadológica baseada unicamente no crescimento econômico e no lucro. Visto que o marketing verde considera a sustentabilidade como valor intrínseco na promoção de produtos e serviços que devem estar alinhados.

Para fazer o marketing verde acontecer, comunique as ações sustentáveis da sua empresa.

Vocês utilizam copos reutilizáveis para o café e água no escritório? Aproveite esse simples fato para comunicar o engajamento da sua empresa quando se trata de diminuir a geração de resíduos.

Além disso, garanta que o marketing tradicional (boas práticas de SEO, redes sociais sempre atualizadas e seguindo as tendências e etc.) esteja funcionamento da melhor forma por aí.

Quer engajar seus consumidores através do marketing? Leia este artigo completo sobre comunicação da sustentabilidade. Ele irá elucidar pontos chaves para que você possa implementar essa estratégia com sucesso.

3 | Compartilhe experiências e aposte no contato pessoal

O marketing é incrível para ganhar escala sem arriscar muito apostando em recursos físicos (o que, inclusive, é ótimo para o meio ambiente). Mas não tem jeito, quando se trata do consumidor e de trazer uma marca que se destaque no mercado, o contato pessoal faz toda a diferença.

É nos olhos nos olhos que o engajamento pode assumir outro nível. Pessoalmente existem outros tipos de recursos para explorar, como o tom de voz, o reconhecimento da reação imediata do seu ouvinte para criação de uma identificação maior, expressão facial.

Utilizar-se destes recursos para promover as experiências sustentáveis da sua empresa oferece muito mais confiabilidade para o que a marca tem a dizer.

Então ultrapasse o marketing digital e vá em direção aos seus consumidores também por meio de palestras, feiras de exposição, reuniões presenciais ou rodas de debate. Engaje-os, pessoalmente, a serem pessoais mais sustentáveis e a optar por um consumo mais sustentável também, que contemple os produtos do seu negócio.

4 | Utilize os selos de sustentabilidade

Além do seu consumidor estar engajado com as práticas sustentáveis promovidas, é importante que ele reconheça os produtos sustentáveis para que possa optar, de forma mais prática, pelo seu consumo.

A maneira mais fácil de informar ao consumidor é através do rótulo. E para informar de maneira confiável, foram criados nos últimos anos diversos selos de sustentabilidade, cada um com um propósito.

Eles permitem que o cliente verifique rapidamente na própria gôndola de exposição do mercado os diferenciais daquele produto. Seja o selo de orgânico, ou o que atesta que é feito com material de reflorestamento, todos possuem a vantagem de facilitar a vida do público alvo e ainda ajudar no engajamento sustentável.

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E aí? Curtiu os passos? Não deixe de conferir os materiais de apoio disponibilizados em cada sessão, eles levam a um aprofundamento maior do assunto, tornando a implementação das ações ainda mais fácil.

Agora, para continuar sua jornada sustentável, deixamos abaixo um artigo incrível sobre embalagens sustentáveis.

Você sabe se a embalagem da sua empresa é reciclada no Brasil?