Sacolas Plásticas: impacto ambiental e alternativas sustentáveis

Leia em 2 min
Veja aqui como reduzir o impacto ambiental do uso de sacolas plásticas em seu cotidiano e dicas simples para uma vida mais sustentável.

Veja aqui como reduzir o impacto ambiental do uso de sacolas plásticas em seu cotidiano e dicas simples para uma vida mais sustentável.

As sacolas são tão terríveis assim?

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, 1.5 milhão de sacolas plásticas são distribuídas por hora aqui no Brasil.

A maior parte delas vira saco de lixo e, depois, acaba no aterro. Cada sacolinha leva de 300 a 500 anos para se decompor e impactam diretamente o meio ambiente.

Por isso, como já comentamos antes, evite plástico como você evita ligação de chefe no fim de semana!

Um pouco mais sobre sacolinhas que biodegradáveis

Então, as sacolas biodegradáveis realmente se decompõem mais rápido e são digeridas por microorganismos. Entretanto, ela precisa ser descartada corretamente para que isso aconteça.

Se elas forem para o aterro, podem acabar produzindo metano, muito mais nocivo que CO2 para a camada de ozônio.

Há ainda o plástico verde, ou polietileno verde, feito de etanol e cana-de-açúcar. Sacolas feitas com este material são capazes de capturar CO2 da atmosfera.

Com isso, ela contribui para a redução dos gases do efeito estufa. Contudo, este tipo de plástico não é biodegradável. É preciso reciclá-lo, senão irá para o aterro junto com o plástico comum.

Já os plásticos orgânicos são feitos de resinas de amido de milho, batata e mandioca. Eles se decompõem em até 120 dias e podem ser utilizados como adubo. Parece ótimo, não?

Entretanto, para produzir este tipo de plástico, é preciso misturar as resinas naturais com plástico sintético. Ou seja, depois que o amido se decompor, vão sobrar pequenos pedaços de plástico que podem prejudicar o meio ambiente e os animais aquáticos, por exemplo.

Veja aqui como reduzir o impacto ambiental do uso de sacolas plásticas em seu cotidiano e dicas simples para uma vida mais sustentável.

O que fazer para reduzir as sacolas plásticas

De fato, olhando assim parece que não temos para onde correr. Por isso, nós recomendamos tentar ao máximo não utilizar as sacolas plásticas. A seguir, vão algumas dicas para substituir o uso das sacolinhas:

Utilize ecobags

Quando for às compras, leve uma sacola de pano reutilizável!

Faça compostagem

Isso pode reduzir até 50% do volume de lixo comum que você produz em casa

Use caixas de papelão para guardar seu resíduo reciclável

Os supermercados doam caixas de papelão, é só pedir e usar no lugar das sacolas de plástico.

Em alguns casos, como o descarte do lixo orgânico, talvez você precise utilizar sacolas plásticas, mas lembre-se de escolher materiais que se degradam mais rapidamente. Agora que você sabe por que as sacolas plásticas são tão prejudiciais, junte-se a nós para reduzir seu uso e preservar o meio ambiente.

Quer saber como a sua empresa também pode contribuir para uma vida mais sustentável? Descubra aqui!

Compartilhe!