Descubra agora a solução mais confiável de Logística Reversa para sua empresa

Você vem acompanhando a Política Nacional de Resíduos Sólidos e percebeu a urgência da aplicação da Logística Reversa na sua empresa, mas ainda não sabe como resolver isso de forma confiável? A gente te conta!
Com a dinâmica de um mercado globalizado, podemos verificar que as soluções para um determinado problema surgem aos montes, com diferentes abordagens. Encontrar a mais prática e que não irá te deixar na mão quando mais precisar pode ser um desafio.

Por esse motivo, iremos te contar hoje como e porque o selo eureciclo se configurou como uma solução confiável para a Logística Reversa de embalagens.

Cooperativas: onde a Logística Reversa acontece!

Quem acompanha nosso blog corporativo há mais tempo já viu que as cooperativas de reciclagem são um dos alicerces da nossa solução, e não sem motivos. São elas que realizam a reciclagem de todo o passivo ambiental das empresas, ou seja, de todo o equivalente das embalagens que são compensadas.

O trabalho consiste em separar os resíduos da coleta seletiva e agrupar os que realmente são reciclados para a venda nas recicladoras finais. Contamos aqui  detalhadamente a importância do serviço ambiental prestado por elas.

Atualmente são elas as responsáveis majoritárias pela reciclagem de pelo menos 80% de tudo que é reciclado no Brasil. Conscientes da importância social, econômica e ambiental desses atores, a eureciclo compensa ambientalmente as embalagens com prioridade total às cooperativas homologadas.

Dizemos cooperativas homologadas pois é necessário que elas sejam regulares. Isso quer dizer que tenham CNPJ, emitam Notas Fiscais e principalmente não realizem trabalho escravo.

Em nossas estratégias, acreditamos que a remuneração pelo serviço ambiental prestado gera a estruturação das cooperativas, que passam a ter maior capacidade para triagem dos resíduos e consequentemente colaboram com a evolução dos índices de reciclagem.

Além dos pontos já citados, contamos com organizações privadas para suprir demandas de compensação ambiental que ultrapassam o ofertado pelas cooperativas. Esta é uma forma estratégica de lidar com a necessidade cada vez maior de compensação das embalagens por parte das empresas, priorizando a cooperativa e impactando socialmente.

A segurança do sistema de compensação ambiental da eureciclo

Quando falamos de compensação ambiental de embalagens, as dúvidas surgem aos montes, principalmente quanto a sua forma de comprovação, segurança dos dados e plataforma de rastreio.

Plataforma de rastreio

De forma geral, o selo eureciclo é uma ponte entre as empresas, cooperativas e órgãos fiscalizadores. Para que essa ponte e o tráfego de informações sejam seguros, temos uma plataforma de rastreio e armazenamento de dados da reciclagem.

É através dessa plataforma que conseguimos certificar as empresas por meio das Notas Fiscais de reciclagem enviadas pelas cooperativas. Com essa base de dados em mãos, conseguimos contabilizar os dados das Notas Fiscais, que servem como créditos de reciclagem e são utilizadas para a compensação dos passivos ambientais da empresa.

A importância desse sistema reside no fato de que, ao contabilizarmos os dados e armazenarmos em um sistema robusto de rastreio, garantimos que não há dupla contagem na qual duas empresas poderiam dizer que reciclaram a mesma tonelada de material através da mesma Nota Fiscal.

Frisamos então, mais uma vez, a importância da cooperativa ser homologada no lançamento de Notas Fiscais que podem ser conferidas na Receita Federal.

Segurança dos dados

A segurança de dados da plataforma surge da forma como o sistema foi estruturado, seguindo os protocolos de segurança e oferecendo confidencialidade (apenas pessoas autorizadas acessam a plataforma) e integridade (através de backups frequentes e de mecanismos que evitam modificações impróprias).

Proteção jurídica

Além de toda a segurança da parte tecnológica, garantimos a segurança jurídica de todos as compensações contratadas frente às diretrizes da Logística Reversa de embalagens definidas pelo Acordo Setorial de Embalagens.

Para quem ainda não sabe, o Acordo Setorial de Embalagens foi uma das primeiras articulações da PNRS no sentido de definir metas e exigir a comprovação de que a Logística Reversa realmente estava sendo implementada.

A segurança jurídica advém da comprovação dos dados através dos relatórios de impacto, do certificado de logística reversa e através da nossa equipe jurídica que garante a proteção contratualmente.

Parceria consolidada com a FIESP

Por meio do cuidado nos processos e na transparência das nossas entregas, conseguimos obter parcerias consolidadas em diferentes segmentos (eventos, feiras de exposição, projetos em âmbito universitário e outros).

É o caso, por exemplo, do selo eureciclo estar construindo uma solução de logística reversa a nível estadual em conjunto com a FIESP e todas as suas 26 associações.

A articulação eureciclo-FIESP surgiu da demanda da indústria por uma solução de adequação da PNRS e mais especificamente com a Decisão de Diretoria 076 da CETESB, que vinculou a apresentação de uma solução de Logística Reversa à renovação da Licença Operação da empresa.

Termos a possibilidade de operar a solução de forma sistêmica de acordo com as diretrizes da legislação foi mais um passo em direção a nossa missão de transformar a reciclagem com transparência e sustentabilidade.

Sucesso e satisfação de mais de 500 marcas

É importante ter em mente que, ainda que estabelecida a parceria com a FIESP, nossa solução é nacional e auxilia no desenvolvimento sustentável de marcas, não apenas do Estado de São Paulo, mas em todo o Brasil desde de 2016.

Atualmente contamos com mais de 500 empresas parceiras que decidiram mudar seu impacto no planeta e garantir a adequação em relação à legislação ambiental vigente.

Ainda mais relevante para nós, entretanto, é a margem de renovação mantida acima de 83%, o que traduz uma entrega eficiente, prática e de acordo com as expectativas do nosso público.

Compromisso com a transparência, sustentabilidade e inclusão

O mais importante desde que começamos até o presente momento é o impacto positivo que causamos. Por esse motivo nossos pilares são a honestidade na comunicação e nos acordos e ações sustentáveis e inclusivas através do fomento da reciclagem e da inserção de cooperativas e cooperados no nosso sistema.

Esse é o nosso modelo de impacto que queremos espalhar pelo mundo. Vamos juntos?

Quero saber mais sobre o selo eureciclo!