Loja virtual sustentável: inovação e vantagens para o seu negócio

Leia em 4 min
LOJA VIRTUAL

Neste texto iremos te mostrar como a sustentabilidade pode impactar a sua loja virtual, tornando-a mais eficiente e inovadora, além de criar uma vantagem competitiva no mercado.

Uma loja virtual possui diversas vantagens no cotidiano quando comparada à uma loja física: investimento inicial mais baixo, maior alcance, dinamismo e um ambiente totalmente customizável através de uma plataforma online.

Ainda assim, ao começar a colocar em prática seu projeto, é possível implementar diversas medidas que agregarão mais valor ao seu produto final e à sua marca.

Quer saber como fazer isso de forma prática e econômica? Te contamos abaixo!

Como tornar sua loja virtual ainda mais eficiente e sustentável

Uma das medidas para revolucionar o seu negócio é a aplicação da sustentabilidade, assunto obrigatório no século XXI para empresas inovadoras e antenadas.

O motivo é muito simples: diante das grandes problemáticas ambientais, a sociedade tem se tornado cada vez mais consciente. Para atender essa demanda e criar uma conexão maior com os consumidores, as empresas passaram a incorporar a sustentabilidade em seus valores e identidade.

E é claro que as lojas virtuais não poderiam ficar de fora disso! Afinal, os consumidores continuam a preferir empresas que possuam um posicionamento e ações em prol do meio ambiente e da sociedade.

Conscientize-se do impacto ambiental

Primeiro, entenda qual é o impacto ambiental causado pela sua loja online. Normalmente pode ser constatado através da quantidade de embalagens utilizadas no transporte e da emissão de CO2.

Todos esses resíduos constituem o passivo ambiental da sua empresa e, a menos que sejam reciclados, irão acabar em lixões e aterros.

Esse cenário, de crescente produção de resíduos que acabam virando lixo e emissão de poluentes, impacta a qualidade do solo, das águas e afeta a humanidade como um todo.

A legislação ambiental está de olho

Para diminuir esse impacto, foi criada a Política Nacional de Resíduos Sólidos, uma lei para todos os geradores de resíduos e participantes do ciclo de vida do produto.

Ela tem por objetivo regular e atenuar a geração e gestão dos resíduos sólidos no Brasil através do princípio da responsabilidade compartilhada.

Por esse motivo, tanto uma loja virtual como um consumidor passam a ter responsabilidade sobre os resíduos distribuídos ou adquiridos.

Maneiras de tornar o e-commerce mais sustentável

Abaixo relacionamos práticas que você pode adotar para tornar sua loja virtual sustentável.

Rotas eficientes de logística

Ter um plano eficiente de logística é bom para o seu bolso e para o meio ambiente. Isso porque, ao organizar e aplicar ferramentas de gestão no transporte e estoque, você reduzirá ao máximo os desperdícios.

Uma dica é oferecer opção de retirada no local onde sua empresa armazena o estoque. Isso pode agradar o cliente por não necessitar pagar o frete e te fará economizar com transporte.

Além dessa dica, existem vários conceitos que te ajudarão, assim como alguns softwares. Nesse artigo sobre como tornar a gestão da logística mais eficiente na sua empresa, contamos tudo para você.

Logística reversa e compensação ambiental

Além de otimizar a logística é fundamental se atentar para os resíduos gerados. Como as embalagens utilizadas no transporte não retornam para a loja online, garanta que o impacto delas seja compensado.

A logística reversa costuma ser muito confundida com a logística convencional. Vale esclarecer que a primeira trata do retorno dos resíduos para a reciclagem.

Uma forma para que esse retorno seja possível em uma loja virtual, que fabrique produtos físicos, é através da compensação ambiental de embalagens. Ela garante a reciclagem da mesma quantidade de resíduos que você comercializa, de forma rápida e econômica.

Reveja o design das suas embalagens

As embalagens no transporte possuem como principal objetivo a proteção do produto para que ele chegue em perfeitas condições para o cliente.

Ainda assim, é possível rever o design de forma que a proteção seja mantida ao mesmo tempo em que se diminui a quantidade de material.

Elaboramos um ebook completo para você rever o design da sua embalagem e torná-la mais sustentável. Confira clicando no banner abaixo.

Benefícios de implementar soluções sustentáveis no e-commerce

Ainda tem dúvidas se vale colocar em prática as medidas acima? Confira essas três vantagens:

Economia de recursos

A principal vantagem da sustentabilidade é que ao mesmo tempo que ela minimiza os impactos, ela diminui o valor gasto com recursos, justamente por ter como princípio os três R’s: redução dos desperdícios, reutilização do que for possível e por último a reciclagem!

Essa economia pode ser utilizada ao seu favor para que você possa orçar melhorias estruturais que vão alavancar seu negócio de forma sustentável.

Atende o consumo consciente

Ao ter projetos e ações de sustentabilidade, é possível alcançar um público ambientalmente consciente que se importa e prioriza produtos que seguem esses valores. É uma forma de você ampliar o seu alcance.

Vantagem competitiva

Lojas online possuem muita concorrência, por isso, o apelo da consciência ambiental pode ser a saída para você criar vantagem competitiva que agregue ao seu atendimento e produtos de qualidade.

Essa ação te colocará à frente de muitas marcas!

Comunique suas ações para o seu público

No final, não esqueça de comunicar as ações sustentáveis realizadas pela sua empresa. É a comunicação que possibilitará que todas as melhorias implementadas possam convergir em valor para o seu negócio e produto.

Quer saber mais sobre como a sustentabilidade tem mudado empresas e consumidores? Abaixo separamos uma matéria especial para que você continue sua jornada rumo ao sucesso sustentável.

Saiba tudo sobre sustentabilidade corporativa e como ela pode impactar a sua empresa.

Compartilhe!