Acha que a logística reversa é apenas ônus? Descubra como os benefícios desse mecanismo podem ser uma vantagem competitiva para a sua marca.
Que a logística reversa tem se tornado, de forma holística, uma obrigação jurídica das empresas, já sabemos. No entanto, ainda existem poucas informações disseminadas sobre o que de fato a logística reversa pode implicar para uma empresa em termos de benefício.
Afinal, a logística reversa não é só ônus. Na verdade, ela é exatamente o contrário: se planejada estrategicamente pode ser uma aliada em relação à comercialização de produtos da sua marca.
Nesse sentido, diferenciar os produtos de uma marca através da inovação pode ser sinônimo de um destaque positivo ou de um destaque negativo. Essa resultante depende de MUITOS fatores, os quais não serão debatidos aqui.
O que você precisa saber, em um primeiro momento, é que dentro de um mercado competitivo diferenciar a sua entrega é passo fundamental para se manter no playground. Afinal, os consumidores estão evoluindo e se tornando cada vez mais exigentes dada a quantidade de opções disponíveis para consumo.
E você? O que está fará em relação à isso? Entenda abaixo como a logística reversa pode se encaixar nessa demanda.
Benefícios para sua empresa
A legislação segue um movimento de desobrigar cada vez mais o governo a arcar com os gastos para minimizar as externalidades negativas ao mesmo que aumenta a responsabilização das empresas por essas externalidades.
Mas para além da questão jurídica, diferentes razões estratégicas levam as empresas a implementarem a logística reversa.
Entenda quais delas fazem sentido para o cenário atual do seu empreendimento:
Aumenta a confiabilidade
Ao ter soluções de logística reversa implementada (e comunicadas) para os diferentes tipos de resíduos, tanto aqueles que sobram no processo de fabricação, quanto aqueles que restam após o consumo dos clientes, a sua marca permite que os consumidores entendam que estão de acordo com a legislação ambiental de resíduos sólidos, atuando com responsabilidade ambiental.
Auxilia na fidelização de clientes
Com a crescente do consumo consciente os consumidores se tornaram mais críticos e mais exigentes na hora de consumir. Querem entender o impacto ambiental da marca e optar por produtos não apenas com o melhor custo benefício, mas, também, que tenham ações voltadas para minimizar o impacto ambiental e/ou social.
Posiciona a marca em um lugar de responsabilidade e destaque
Lembra que falamos que o destaque pode ser negativo ou positivo? Nesse caso é positivo, pelos dois pontos já discutidos. A médio prazo essas ações passam a definir a imagem da sua marca e segundo a pesquisa Akatu 2017, os consumidores preferem produtos de empresas responsáveis ambientalmente.
Benefícios para o planeta
Os resíduos possuem três destinos ambientalmente corretos: reciclagem, aterros sanitários ou incineração com recuperação energética. Qualquer coisa que fuja disso, normalmente, se torna poluição ambiental.
Acontece que há 70 anos atrás isso não era um problema, mas com a modernização e produção em exponencial desde a década de 60 as empresas passaram a crescer tanto em um viés econômico, quanto em um viés de análise do impacto ambiental.
Essa aceleração permitiu que hoje existam mais de 7 bilhões de pessoas no planeta, onde 54% vivem em centros urbanos e desempenham um papel de consumo intensivo em seus cotidianos.
Os produtos passaram então a ter o ciclo de vida mais curto, como forma de incentivar o consumo. Isso pode ser visto através da obsolescência programada de eletrônicos ou simplesmente através dos descartáveis para alimentação.
A logística reversa, mecanismo de retorno dos resíduos para que sejam reinseridos no ciclo de vida do produto, permite que parte desse impacto ambiental seja minimizado. Como resultado temos:
Diminuição da contaminação do solo e água
Já que grande parte do que iria para aterros, lixões ou mar, passa a ser destinado para a reciclagem ou incineração com o obtenção energética.
Menor impacto sobre a perda de biodiversidade;
a vida marinha tem sido ameaçada por conta da crescente quantidade de resíduos despejados no mar. Com a logística reversa essa quantidade é reduzida.
Recursos são finitos
Esquecemos, mas, recursos são finitos. Eles acabam e se não forem extraídos com equilíbrio e reaproveitados as próximas gerações e todo o ecossistema poderão sofrer mudanças irreversíveis.
Benefícios para você
O maior benefício continua sendo para você, para a sua qualidade de vida e de todos a sua volta.
Que tal começar colocando em prática a logística reversa hoje mesmo através do selo eureciclo?
5 motivos para tornar sua empresa mais sustentável com o selo eureciclo