Descubra como calcular a massa de embalagens geradas pela sua empresa.
Atualmente, empresas desempenham um grande papel no desenvolvimento de um mundo mais sustentável. Não à toa: uma única empresa é capaz de comercializar milhares de produtos com embalagens. E o que era a solução de diversos problemas pode se tornar uma problemática ambiental.
Mas calma, existem maneiras simples de lidar com a situação que podem fazer toda a diferença e tornar a sua marca mais sustentável.
O primeiro passo é entender a quantidade de embalagens que são geradas pela comercialização dos seus produtos. Vale a embalagem para envase e até mesmo as embalagens de logística usadas para envio do produto com mais segurança.
Abaixo separamos um passo a passo rápido para que você possa calcular a massa de embalagens comercializada e ao final disponibilizamos uma planilha exclusiva e gratuita para cálculo automático e seguro.
Confira!
Defina a hierarquia da embalagem
As embalagens podem ser primárias, secundárias e terciárias.
• Primárias: ficam em contato direto com o produto que elas carregam. Ex.: frasco de shampoo ou refrigerante.
• Secundárias: abrigam uma ou mais embalagens primárias. Ex.: caixa de papelão que protege a embalagem primária da pasta de dentes.
• Terciárias: agrupam várias outras embalagens primárias e secundárias, auxiliando no transporte e armazenamento. Ex.: caixas de transporte.
Entender essa hierarquia nos ajuda a evitar pensar que só as embalagens de envase contam na compreensão de toda geração de resíduos pós-consumo de um empreendimento.
Escolha o grupo de material do qual ela faz parte.
Diante das diferenças envolvidas na cadeia de reciclagem de cada tipo de material, é fundamental classificarmos a embalagem, pelo menos, por grupo de material (plástico, papel, metal, vidro) a qual ela pertence.
Se, por exemplo, a embalagem contiver mais de um grupo de material, considera-se o grupo de material de maior abrangência da embalagem.
Exemplo: uma garrafa de vidro de refrigerante com tampa de metal, classica-se como uma embalagem do grupo de material vidro.
Verifique a massa de cada um dos modelos de embalagem
Essa parte é bem rápida e simples. Basta pegar um modelo de embalagem comercializado no ano e fazer a pesagem em uma balança.
Desta forma, estamos prontos para entender a massa unitária (em gramas) de cada embalagem.
Realize o levantamento da quantidade anual comercializada no Brasil
Verifique o total de unidades de produtos vendidos no ano. Ou o total de embalagens compradas, quando a primeira opção não for possível.
Calcule a da massa total de embalagens
Quer fazer todo esse processo de forma mais fácil e guiada? Realize o download gratuito da planilha abaixo para dispor os dados acima e compreender a massa de embalagens gerada ao longo do ano de forma prática.
A planilha é um facilitador e irá te mostrar que entender a quantidade gerada de embalagens pela marca é algo bem mais simples de obter do que se parece.
QUERO REALIZAR O DOWNLOAD GRATUITO DA PLANILHA
Esperamos que ela possa te auxiliar a dar o primeiro passo rumo a um mundo mais sustentável!
Um grande abraço e até a próxima.
Parabéns pelas dicas
Ficamos felizes pelo reconhecimento. Um abraço, Gleiciane!
Adorei as orientações, parabéns, serei mais uma empresa a adotar as sugestões
Parabéns pelo engajamento da sua marca! Sucesso na sua jornada sustentável. Abraço.