4 passos para a sua empresa impactar positivamente a sociedade

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Você sabia que as ações da sua empresa podem afetar a sociedade? Veja quatro passos para implementar a responsabilidade social assim como sua importância e seus benefícios.


Com a globalização, fica difícil saber os locais exatos afetados por uma grande corporação ou pequena empresa. Isso porque os recursos consumidos, assim como a produção de um único produto, podem envolver locais diferentes.

Essa complexidade pode ser encarada como um desafio para as empresas que buscam agir com responsabilidade social.

Afinal, onde o seu empreendimento impacta negativamente a sociedade? E onde ele pode impactar positivamente? Essas duas perguntas são necessárias para que haja o reconhecimento da influência da sua empresa no todo, e para entender as formas e os benefícios de atuar com responsabilidade social no mercado.

Separamos algumas possíveis respostas para essas perguntas, assim como as vantagens de se adotar a responsabilidade social como valor e como ação da sua empresa. Dá uma olhada!

Como e por que implementar a responsabilidade social?

Seja com as relações trabalhistas movimentadas pela empresa, ou com a importância econômica da mesma na cidade ou no estado em que atua, seu impacto na sociedade local, ou até mesmo nas sociedades ligadas aos principais fornecedores, é relevante.

Isso porque é da comunidade e do meio ambiente que são retirados recursos, sejam eles físicos ou humanos, para manutenção de um empreendimento. E é dessa estreita relação com o meio circundante que advém o impacto ligado às corporações.

E dessa relação vem a importância de investir em qualidade trabalhista, em desenvolvimento sustentável e em ações que integrem a comunidade local de forma a retribuir os benefícios adquiridos por meio dela.

Por fim, além da retribuição, a empresa pode se beneficiar dessa ação por meio do reconhecimento dos consumidores a respeito de suas ações sociais. Por esse motivo, sintetizamos quatro passos para implementar a responsabilidade social na essência da sua marca, assim como os benefícios através dela. Confira!

Entenda a realidade do local onde a empresa exerce suas atividades

Entender o contexto e a realidade da comunidade local é imprescindível. Só desta forma é possível pensar em ações que façam sentido para as pessoas que ali residem. Uma forma de realizar essa análise é através de entrevistas e pesquisas com a população com o objetivo de compreender seus costumes e suas necessidades.

Para além das pessoas, é importante compreender também a dinâmica ambiental do arredor. Dado que o ambiental afeta diretamente a comunidade local e também as comunidades vizinhas.

Saber se um local é mais urbano ou rural, se possui rios que podem ser contaminados, ou ainda se a latitude facilita a dispersão dos poluentes do ar ou se atrapalha, são análises fáceis e quase automáticas que oferecem uma compreensão inicial daquele meio.

Para uma análise aprofundada do contexto ambiental, desenvolvemos um guia de Estudo de Impacto Ambiental, o qual contém dicas para se entender a completude do impacto ambiental de uma organização.

Realize ações que combatam as principais problemáticas

Depois de compreender o contexto onde o empreendimento está localizado e quais são as principais problemáticas ali existentes, o próximo passo é verificar quais são as problemáticas mais prioritárias e possíveis de serem atenuadas através das ações da sua empresa.

Para facilitar a integração, implemente políticas internas que viabilizem suprir as necessidades do grupo social que mais tenha a ver com a sua empresa. Por exemplo, como produtor de alimentos, incentive a agricultura familiar local. Ou ainda, caso exista um alto índice de analfabetismo, ofereça cursos básicos à comunidade.

Essa troca é extremamente positiva para a corporação visto que ela irá se beneficiar de uma mão de obra local mais especializada e também com maior qualidade de vida dos que ali residem. Esse conjunto facilita o desenvolvimento econômico da região e consequentemente o desenvolvimento econômico da empresa. E todos saem felizes!

Seja inclusivo nas contratações

Não dá para falar de responsabilidade social sem abordar inclusão dos grupos minorizados. Ou seja: grupos que, mesmo não sendo minorias, como mulheres e negros, são oprimidos pela sociedade e vivem em condições de não igualdade.

Ter essa consciência na cultura de contratação da empresa é fundamental para ter um quadro de colaboradores com diversidade.

É através da diversidade que as diferentes perspectivas podem se auxiliar para o desenvolvimento da marca e também dos seus resultados. Isso porque ao ter a diversidade interna você estará alinhado com a diversidade externa, que atualmente se configura como um mercado de consumo em crescimento.

Compartilhe com seus consumidores as ações promovidas

Por último, depois de ter engajado os seus colegas de trabalho, o próximo passo é engajar o seu público!

Mais do que mostrar a importância que a sua marca dá a sociedade, é essencial mostrar as ações realizadas com o objetivo de retribuir os benefícios ganhos com ela. Para isso, use e abuse do marketing, compartilhando as experiências nesse sentido, assim como os valores positivos voltados à sociedade.

Desta forma você inspira outras empresas a fazerem o mesmo, multiplicando os impactos positivos na sociedade e no mundo.

Agir com responsabilidade social é só o início para uma marca mais comprometida e alinhada com os valores globais do século XXI. Você está preparada (o) para essas mudanças?

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