Já imaginou desenvolver e propagar a sustentabilidade da sua empresa para agregar valor ao seu produto e atrair mais consumidores? Entenda no artigo abaixo como o Marketing Verde pode te auxiliar nessa jornada!
É possível ter uma atuação sustentável e mostrar isso ao mundo. Mas, para que isso aconteça sem que pareça “falso” ou igual ao que todo mundo já faz, é necessário que você pense estrategicamente o Marketing e a sustentabilidade da sua empresa..
A sustentabilidade considera a integração entre os mundos digital, físico e biológico. E é a missão de um especialista em Marketing não só fazer essa aliança, como mostrar a todos que ela existe.
Diante do crescimento do consumo consciente, achar novos meios de conquistar clientes através do Marketing Digital é considerado um ponto importante para alavancar os resultados.
Quer saber o que considerar para fazer com que sua empresa sustentável mostre do que é capaz por meio do Marketing Digital? Então, continue lendo e veja essas dicas!
1 | Tenha um posicionamento claro
A pergunta inicial que você deve se fazer é: a estratégia geral da minha organização é coerente com a estratégia de Markerting Sustentável?
Se sim, está no caminho certo. Caso a resposta seja uma negativa, é importante que que você alinhe as suas ações com a imagem da marca.
Quando uma empresa tenta criar produtos e difundir ideias sustentáveis, os desafios se tornam ainda maiores, principalmente se tratando de Marketing.
Isso acontece porque através do crescimento econômico houve o crescimento do consumo e a geração de uma maior competição entre os setores do mercado. Esse cenário influencia diretamente no meio ambiente, visto que há a maior extração de matéria prima e o maior descarte de resíduos.
Nesse sentido, a sustentabilidade passou a ser uma vantagem competitiva. E o que antes era suficiente através do Marketing tradicional, hoje, por conta do consumidor estar mais exigente e querer ter a certeza de que a empresa, a qual escolhe consumir, possui um compromisso maior do que apenas com o faturamento.
Portanto, é importante desenvolverum Marketing Digital focado em soluções sustentáveis, evitando se tornar clichê ou parecer que só está tentando lucrar em cima de uma causa nobre.
2 | Use o Marketing verde ao seu favor
Conhecido também como ecomarketing ou marketing ambiental, essa é uma estratégia focada no combate das ações e escolhas que prejudicam o meio ambiente, repensando os produtos da marca, o modo de produzir e a postura da empresa diante da sustentabilidade.
Basicamente, as estratégias são de Marketing Digital, porém totalmente focadas no apelo ambiental, mostrando que sua empresa tem uma consciência ecológica e põe isso em prática em seus processos.
Usando o Marketing Verde como parte da sua estratégia, você mostra que não se preocupa apenas em trazer um produto para o mercado esperando que alguém compre, isso traz genuidade e maior confiança do seu público em relação a sua marca.
E vale relembrar: é importante tomar cuidado ao se posicionar, já que se as ações da sua empresa contrariarem a sustentabilidade, isso irá afetar negativamente a confiabilidade e imagem da marca no mercado.
3 | Crie ações que impactem seus clientes
Antes de divulgar nas Redes Sociais que a sua marca se preocupa com o meio ambiente, assegure-se de ter ações que cumpram e sustentem essa imagem. Para isso, existem diversas ações e elas podem envolver não apenas o meio ambiente, como também a sociedade. Confira algumas ações abaixo:
- Educação ambiental através de palestras e eventos em escolas, regiões periféricas, com os seus consumidores ou ainda com seus próprios colaboradores;
- Incentivo da reciclagem e cumprimento da logística reversa de embalagens através do selo eureciclo;
- Inovação: essa talvez seja a mais importante. Por um motivo muito claro: é através dela que é possível criar ações de sustentabilidade que encaixem na sua empresa e façam a real diferença no Planeta.
Para seguir o Marketing Verde na empresa e ter um posicionamento claro é importante que a sua estratégia seja genuína e para sucesso dessa ação é necessário contar com uma agência digital que tenha autoridade no assunto ou ainda com um time de marketing interno que possa desenvolver e cuidar desse aspecto.
4 | Use os 4 P’s do Marketing na sustentabilidade
Se sua organização quer mostrar a sustentabilidade interna com sucesso para o público, gerando maior valor ao produto e à estratégia de comercialização, é necessário compreender as necessidades e desejos dos clientes, ao mesmo tempo que viabilizaa ecoeficiência em todos os procedimentos e produtos.
Para isso, você pode utilizar os 4 P’s do Marketing em uma gestão sustentável, que são:
- Preço: tributação, despesas e margens de lucro final de acordo com os custos do produto e aliando-se a fornecedores que também participem de ações sustentáveis.
- Produto: use práticas sustentáveis ao gerar produtos e serviços, agregando valor e fortalecendo a imagem da sua marca. Você pode fazer isso optando por embalagens reciclagens, insumos que não são refinados e matéria prima já reciclada.
- Praça: avalie se os processos, da produção à distribuição, são sustentáveis e por meio disso veja se é necessário mudar o local em que sua empresa está para ter um menor impacto no Planeta.
Algumas opções para fazer isso são: usar equipamentos que consumam pouca energia, começar a vender pela internet e utilizar os insumos de forma inteligente. - Promoção: evite que a divulgação dos seus serviços, bens e produtos gere lixo e poluição, reduzindo impactos ao ambiente.
Agora que você já sabe os principais pontos do Marketing Verde, que tal partir para a ação?
Artigo produzido em parceria com a Oblige.