Greenwashing: o que é e por que evitar

Entenda se a sua empresa está praticando greenwashing e descubra maneiras de evitá-lo.


Greenwashing é um apelo comercial para a sustentabilidade sem uma ação realmente sustentável estruturando o que foi promovido.

Tornou-se uma armadilha para muitas empresas que esperam que a comunicação agregue valor aos produtos ao mesmo tempo em que não há um esforço em realizar uma ação que de fato impacte positivamente o meio ambiente.

Pode acontecer, por exemplo, no caso em que uma empresa se defina como sustentável, ao lançar um produto que possua como único diferencial a utilização de papel reciclado.

Por mais que seja mais sustentável utilizar papel reciclado ao invés de utilizar papel virgem, se posicionar como uma marca sustentável é algo que envolve muito mais que um único produto.

E esse tem sido um desafio para muitas empresas, entender a linha tênue entre saber comunicar bem suas ações de sustentabilidade e entre comunicar uma sustentabilidade inexistente.

Pensando nisso desenvolvemos esse artigo, elucidando os principais motivos para evitar essa prática e como promover uma comunicação mais transparente e assertiva com o seu público.

Confira!

Motivos para evitar

Algumas empresas ainda colocam em dúvida o quanto uma comunicação errônea, que não seja respaldada pela verdade promovida internamente pela empresa pode prejudicar sua imagem de forma irreversível.

Abaixo separamos os principais motivos para evitar o greenwashing.

Os consumidores sabem

Com o fácil acesso à informação, tornou-se comum que os consumidores mais engajados na sustentabilidade procurem fatos e informações que colaborem com uma determinada propaganda.

Desta forma, eles garantem que estão consumindo de marcas realmente engajadas e as promovem o círculo de amigos.

Do contrário, caso a marca realize greenwashing, assim que os consumidores mais engajados se apercebem desse tipo de ação às críticas são levadas para as redes sociais e podem viralizar tanto quanto a ação anteriormente promovida.

Pontos negativos para a imagem da marca

A principal questão é que uma mácula na imagem de uma marca pode demorar muito tempo para ser limpa e a empresa retornar para uma posição de vantagem segundo seus concorrentes. Enquanto uma notícia negativa pode seguir a fama de uma empresa por meses e fomentar o boicote por parte dos consumidores.

Por esse motivo, é essencial pensar e se posicionar de forma honesta e transparente sempre.

Como evitar o greenwashing

Entenda o que é a sustentabilidade

Antes de buscar se posicionar como uma marca sustentável no mercado, entenda o que é a sustentabilidade. Muitas pessoas entendem que a sustentabilidade é um impacto positivo no meio ambiente, mas é algo muito maior que isso.

A sustentabilidade é baseada em seu tripé: sociedade, meio ambiente e economia. Só com o equilíbrio do bem estar social sem externalidades negativas no meio ambiente e com a economia sendo movimentada podemos atingir a sustentabilidade.

Dentro desse amplo contexto, não basta, por exemplo, que um dos ingredientes dos seus produtos seja biodegradável e os outros insumos e recursos impactem negativamente o meio ambiente.

Respalde a comunicação com provas

Garanta que toda ação de sustentabilidade comunicada tenha respaldo através de imagens, vídeos ou do depoimento de outras empresas e pessoas envolvidas.

Utilize certificações consistentes

Uma maneira de garantir um processo sustentável é através das certificações, são diversas e cada uma procura comprovar um processo ou cuidado que a sua empresa possui em relação ao meio ambiente e sociedade.

É importante pesquisar muito sobre a certificação a ser contratada para saber se a instituição que a realiza é realmente séria e estará entregando uma certificação válida e reconhecida pelo seu público.

Comunique de forma assertiva

Assertividade na comunicação é essencial. Além de garantir que as ações a serem comunicadas realmente trazem a sustentabilidade como essência, procure entender se a mensagem está alinhada e transparente.

Cheque sempre que possível como a mensagem comunicada pela sua empresa está sendo compreendida pelo público alvo.

Transparência importa!

Com consumidores cada vez mais conscientes e autônomos na busca de informações, se posicionar de forma transparente e honesta é essencial para posicionar sua marca de maneira positiva no curto, no médio e no longo prazo.

Esse é um compromisso que deve ser feito não só com valores como a sustentabilidade, mas com todos os promovidos pela sua empresa. É o que garante a identidade e permanência da marca no mercado.