Descubra como descartar corretamente o lixo da sua empresa

Uma das maiores preocupações de uma empresa é sobre como lidar com os resíduos gerados. Se a sua empresa está nesse momento, sugiro ler esse artigo e descobrir por você mesmo a melhor forma de lidar com os resíduos.

Afinal, essa preocupação toda não é sem razão: seja por pressão da legislação, pela importância ambiental ou simplesmente pelo incômodo de fazer a destinação correta, o lixo não possui uma solução estrutural sistêmica que contemple a todos de forma prática e econômica.

No entanto, cada vez mais, soluções pontuais estão se conectando e transformando essa realidade. E é sobre isso que iremos falar nos próximos tópicos. Confira!

Antes de tudo: Repense, Reduza, Recuse, Reutilize!

Poderíamos ir direto ao descarte correto. Porém, é fundamental a consciência sobre o impacto gerado pelos resíduos, afinal, infelizmente nem todos são, apesar de recicláveis, de fato reciclados e essa é uma das maiores problemáticas que o mundo enfrenta atualmente.

Então, quanto mais a sua empresa gerar de resíduos, mais ela irá impactar o meio ambiente. O melhor a fazer, nesse cenário, é diminuir ao máximo esse impacto.

Por esse motivo, é essencial exercitarmos os 5 R’s da sustentabilidade:

  • Repense os gastos de recursos da sua marca, quais são necessários e quais são dispensáveis: o Planeta e a saúde econômica da sua empresa agradecem.
  • Reduza tudo que você refletiu e percebeu que eram gastos muito mais por capricho do que por necessidade. Exemplo: há marcas que embrulham um produto em 5 diferentes embalagens para mostrar o carinho pelo cliente. A verdade é que existem diversas e criativas formas de conceber uma embalagem ou produto. Inove!
  • Recuse ao estar ciente de todo impacto ambiental e de quais são as reais necessidades da sua empresa e dos seus clientes.
  • Reutilize tudo que for possível e não esqueça de mostrar aos seus consumidores a importância de todas essas ações. Isso agregará ainda mais valor à sua marca.
  • Recicle o que não pode ser reduzido ou reutilizado.

Tipos de resíduos

Conscientes do impacto ambiental que os resíduos tomarão em nossas marcas. O próximo passo é compreender a qual grupo pertence o lixo que a sua empresa está visando o descarte.

Para isso, eles podem ser compreendidos em:

Perigosos (contaminantes e tóxicos);

Precisam da coleta por uma empresa especializada que possua a Autorização de Movimentação de Resíduos por parte do Órgão ambiental do Estado onde a empresa opera, em São Paulo, por exemplo, são coletores que possuem o Cadri(Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental).

Não perigosos (que não contaminam e não são tóxicos);

Não necessitam da coleta por uma empresa com Autorização, mas podem necessitar, a depender da quantidade, de uma empresa privada para a coleta, visto que a prefeitura é responsável apenas pela coleta de resíduos domiciliares.

Ou segundo o seu estado físico:

Resíduos Sólidos

São materiais em estado sólidos, sejam insumos, embalagens, materiais de construção entre outros. Se contaminantes, quando descartados, podem oferecer risco ao lençol freático e ao solo, mesmo em aterros há o risco de contaminação, portanto é necessária a destinação correta de tais resíduos por empresas especializadas.

Resíduos Líquidos

São líquidos que contém partículas contaminantes, como resto de insumos e produtos químicos. O tratamento de efluentes é um sistema extremamente importante no Plano de Gestão de Resíduos de uma empresa. E por um motivo: caso seja descartado em mares e rios o impacto ambiental pode ser devastador. Basta verificar os rios nas grandes cidades, onde antigamente se situavam indústrias em suas margens e hoje, pela insistente poluição se tornaram algo como esgotos à céu aberto.
Resíduos Gasosos: proveniente das fumaças lançadas pelas chaminés das indústrias, contém partículas poluentes. Caso não haja um sistema de filtros adequado, com a revisão das condições por um especialista, o ar proveniente das chaminés industriais podem contaminar o ar local ou de proximidades.

O descarte correto para pequenos geradores de resíduos (50kg de resíduos por dia de coleta)

Se a sua empresa é pequena geradora de resíduos não contaminantes, pode ficar feliz em saber que se a quantidade for até 50kg por dia de coleta, a prefeitura realiza a recolha gratuitamente.

Caso a sua empresa gere, apesar de uma quantidade pequena de resíduos, contaminantes, é necessária a contratação de uma empresa especializada no descarte ambientalmente correto, do contrário tais resíduos estarão poluindo o solo ou os lençóis freáticos.

Importante: realize a separação dos recicláveis (plásticos, papel, metal e vidro, secos). Se a prefeitura não disponibilizar coleta seletiva para a sua região, entre em contato com cooperativas de reciclagem da sua cidade, normalmente elas fazem a coleta gratuitamente.

O descarte correto para médios e grandes geradores de resíduos (mais de 50kg de resíduos por dia de coleta)

Para empresas que geram mais de 50kg de resíduos a cada dia de coleta, a prefeitura não realiza a coleta. Por esse motivo é necessário o contato com uma empresa ou cooperativa de reciclagem.

Empresas que geram resíduos contaminantes devem contratar uma empresa especializada na coleta e descarte ambientalmente correto dos resíduos. Se este não for o caso da sua, pode entrar em contato com uma cooperativa de reciclagem da sua cidade ou um operador de reciclagem. Ambos realizam a coleta dos materiais e fazem a triagem destinando posteriomente para a reciclagem (o que for de fato reciclável) e para o aterro (o que não é realmente reciclado pelas indústrias de reciclagem).

Uma simples busca no google sobre cooperativas de reciclagem em sua cidade, pode oferecer diversos contatos, inclusive de organizações que realizam a coleta gratuitamente.

Não esqueça dos seus resíduos pós-consumo!

Agora que você já sabe como lidar com os seus resíduos indústriais (aquele que sobra da sua produção e fica aí na sua empresa, mesmo que seja uma micro empresa), o próximo passo é cuidar dos seus resíduos pós-consumo.

Resíduos pós consumo são aquelas embalagens dos seus produtos comercializados, as quais o consumidor descarta. Todos somos responsáveis pelos resíduos, inclusive por aqueles comercializados.

Por esse motivo é importante adotar ações que façam com que essas embalagens possam ser recicladas e voltar ao ciclo produtivo. Exemplos não faltam: conscientização dos seus consumidores, pontos de entrega para que eles retornem as embalagens e a empresa possa destinar para a reciclagem ou ainda o selo eureciclo, que tem impactado positivamente o meio ambiente através de empresas como a sua que apoiam a reciclagem e ajudam a termos um mundo com menos lixo.

Continue a sua jornada sustentável abaixo:

Entenda a responsabilidade compartilhada pelas embalagens comercializadas pela sua empresa