Como lidar com as embalagens de proteção de forma mais sustentável

Quer entender como as embalagens de protecão podem ser utilizadas pela sua empresa de maneira a diminuir ao máximo seu impacto no Planeta? Vem com a gente!

As embalagens de proteção são cada vez mais necessárias no mercado. Com o aumento da demanda, investir em soluções sustentáveis vem se tornando ainda mais importante. Pensar no meio ambiente é essencial, ainda mais nos dias de hoje, quando os produtos descartáveis têm uma grande utilização e consumo consciente está cada vez mais em alta.

Por isso, neste post, trouxemos algumas maneiras de lidar com as embalagens de proteção aproveitando ao máximo seu uso e impactando o menos possível o meio ambiente. E o melhor: são soluções que podem ser adotadas pela sua empresa. Tenho certeza que os consumidores conscientes vão amar!

Ficou curioso? Então continue acompanhando o post. Vamos lá?

Por que utilizar embalagens de proteção de forma consciente ambientalmente?

Com o número e a variedade de produtos comercializados atualmente, já era de se esperar que a necessidade de utilizar embalagens de proteção aumentasse assim como a necessidade de lidarmos de maneira mais sustentável com esses resíduos.

Afinal, já pensou para onde irão todos os resíduos depois de serem utilizados para protegerem os produtos e objetos da sua empresa? É importante reconhecermos sua utilidade, já que o transporte, principalmente a longas distâncias, pode danificar itens frágeis antes de chegar até o consumidor final.

Mas, além desses fatores, é essencial que os materiais das embalagens de proteção venham sendo aprimorados com o passar dos anos para que tenham o seu impacto no meio ambiente reduzido.

Hoje em dia não é difícil encontrar formas sustentáveis de lidar com as embalagens comercializadas. Boa parte do impacto ambiental causado pelo lixo se dá pelo uso e descarte inadequado dos resíduos.

Pensando nisso, é importante buscar saber a origem das embalagens de proteção que você pretende utilizar em seus produtos, e se elas podem ser recicladas ou reutilizadas após o uso.

Investir nos cuidados com o meio ambiente não irá prejudicar seus produtos ou mesmo a logística de sua empresa.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância das soluções sustentáveis nas embalagens de proteção, que tal conhecer algumas opções fáceis para lidar com elas ajudando o Planeta a se manter verde.

Soluções para o uso de embalagens de proteção

Vamos te mostrar que sim, é possível proteger os seus produtos e de quebra ter outras mil e uma utilidades para o que seria descartado lotando lixões e aterros e contaminando nossos solos e mares.

Para te ajudar nesta tarefa, trouxemos algumas soluções em embalagens que podem ser facilmente encontradas e utilizadas, causando um impacto ambiental muito menor. Confira!

Plástico Bolha

O plástico é um dos materiais que vem gerando mais polêmica quando o assunto é sustentabilidade. Há quem seja contra ou a favor de sua utilização, mas apesar das opiniões divididas não podemos negar que boa parte do que consumimos vem embalado em plásticos e que devemos repensar nossa relação com esse resíduo.

Uma das soluções em embalagens que não poderia ficar de fora desta categoria é o plástico bolha. Esta é uma das embalagens de proteção mais utilizadas nos dias de hoje, pois além de prático é muito eficaz.

Muita gente não sabe, mas o plástico bolha é um material 100% reciclável, apesar de nem sempre reciclado pelos operadores de reciclagem, dado que o material resultante da sua reciclagem ser de baixa qualidade.

Para lidar com isso, há diversas formas de o reutilizar e mantê-lo no ciclo de vida do produto. Aqui você encontra mais informações sobre estes tipos de embalagens de proteção e como é possível aproveitar o plástico bolha de diversas outras formas. Não deixe de conferir.

Embalagens de papel

O papel é um dos materiais que levam menos tempo para se decompor no meio ambiente. Entre 3 e 6 meses as embalagens de proteção feitas de papel já foram decompostas. Além disso, elas são totalmente recicláveis, podendo também ser reaproveitadas em algumas situações.

Existem inúmeras soluções em embalagens produzidas em papel, variando em tamanho, tipo e função. Podemos encontrar desde embalagens de envolvimento até mesmo proteção feitas de papel.

Não podemos esquecer que as caixas de papelão, uma das embalagens de proteção mais utilizadas no planeta, também levam como matéria prima o papel. São centenas de opções e certamente você irá encontrá-las sem muita dificuldade.

Reutilize materiais

Sabe quando a sua empresa recebe mercadorias e elas estão protegidas com diversas embalagens? Aproveite esse material para, ao invés de descartá-lo, proteger os produtos que serão enviados para os seus consumidores.

Desta forma, se todos promoverem essa ação, as embalagens de proteção sempre serão reutilizadas até o final de sua vida útil.

Mas, e o que fazer com as embalagens de proteção direcionadas para os consumidores? Como garantir que seu impacto ambiental será minimizado? Explicamos abaixo!

Aplique soluções de logística reversa

A logística reversa é o retorno dos resíduos para o início do ciclo de vida do produto, ou seja, para ser reutilizado ou reaproveitado através da reciclagem ou queima para obtenção de energia.

Investir em soluções de logística reversa para embalagens de proteção pode ser uma saída para o impacto ambiental das suas embalagens. Nesse artigo contamos sobre todas as soluções e com certeza existe alguma que se encaixa no momento da sua empresa.

Escolha consciente das embalagens

As embalagens de proteção são extremamente importantes para garantir a segurança dos produtos, mas podemos utilizá-as de uma maneira ainda melhor: sem prejudicar o meio ambiente.

Optar por soluções sustentáveis pode ser um diferencial e tanto para a sua empresa, e temos certeza que existem pessoas atentas a este tipo de decisão. Não é preciso muito para investir nos cuidados com o planeta.

Este post foi escrito pela equipe de redação da TeckPlast Embalagens.