Descubra como o marketplace sustentável atrai consumidores conscientes para o seu negócio

marketplace sustentável

Neste artigo iremos abordar o que é um marketplace sustentável e formas de implementá-lo para uma estratégia comercial de sucesso.

As novas tecnologias estão mudando radicalmente o estilo de vida da população mundial, em comparação com as gerações passadas. Da primeira metade do século XX para o momento atual, houve uma mudança na produtividade, na qualidade de vida e no pensamento que está à tona: a sustentabilidade.

Essa mentalidade ganhou força após o término da guerra fria, pois, com a iminência de uma guerra nuclear, esse assunto ficou em segundo plano.

Então, nos anos 90, pensar em novas e eficientes formas de produtos e serviços, sem prejudicar o meio ambiente se tornou uma tendência. Esse conceito chegou a todos os setores produtivos, inclusive ao marketing, em plataformas como o marketplace sustentável.

O que é marketplace sustentável?

Primeiramente, é importante explicar o que é marketplace. Marketplace é uma loja virtual com a concepção de shopping, em que diversas marcas concorrem entre si, buscando as melhores condições de venda.

Nesse sentido, quando a sustentabilidade entra em pauta, vem com ela uma filosofia crítica não só ao consumismo, mas ao mercado que alimenta esse conceito.

Aliada ao marketplace, surge um novo modelo que pode ser definido como o marketplace sustentável.

Mais que uma vitrine virtual que comercializa produtos, esse modelo visa a redução do impacto ambiental através de estratégias inteligentes de logística. Além disso, possibilita a utilização de campanhas baseadas nos três R’s da sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), que podem conscientizar o consumidor de forma positiva.

Assim, é possível engajar no seu público alvo o consumo consciente e ao mesmo tempo criar ainda mais valor para o seu marketplace.

Pelo mercado sustentável ser um dos que mais crescem nos últimos anos, esta é uma excelente forma de obter uma vantagem competitiva diante de outros marketplaces.

Como crescer com o marketplace sustentável

Toda empresa deseja aumentar as suas vendas e ter um maior reconhecimento da marca. Não faltam estratégias e dicas de como se dar bem neste segmento. As principais são:

Posicionamento

Para estar nos primeiros lugares dos buscadores no marketplace, é necessário que o cadastro do produto seja feito de forma correta, clara e detalhada. Esse passo é importante para o seu anúncio ser relevante na busca.

SEO

Uma das principais estratégias de marketing para usar em qualquer marketplace é o SEO. Com boas palavras-chave que facilitam a busca do produto, melhoram e muito a classificação do mesmo na busca.

Observe a concorrência

Como este segmento é acirrado, observar os preços do concorrente é um ponto de partida para uma venda mais agressiva. Sempre tenha as melhores condições de venda e entrega. Isso aumenta o volume das vendas, e gera uma sólida base de consumidores.

Frete

O marketplace é acessado por usuários de diferentes lugares, um dos maiores fatores de precificação de um produto é o frete. Faça previamente os cálculos do frete para os clientes, você pode também oferecer um preço mais acessível, observando a concorrência. Além disso, apostando na menor emissão de gás carbono, ofereça descontos e frete gratuito para clientes que retirarem a mercadoria no local.

Sistema de logística inteligente

Além de ter o cuidado com o frete, é importante implementar um sistema de logística que consuma o menos possível de recursos. Para isso, aposte em pontos de distribuição que diminuam o percurso até a entrega.

Avaliação

Preste atenção nos comentários e na aprovação dos usuários. Um dos principais problemas de má aprovação dos usuários é a entrega demorada. Por isso, um anúncio que ofereça bons prazos de entrega, preços competitivos e frete acessível, é naturalmente bem avaliado pelos consumidores.

Embalagens sustentáveis para a entrega

Para garantir um marketplace sustentável, aposte no menor número possível de embalagens utilizadas e caso seja necessário a utilização de um material para proteção, aposte em papelão e na reutilização de papéis como jornal e revistas usadas.

Marketing tradicional x Marketing sustentável

Não basta vender produtos sustentáveis, quem adere ao marketplace sustentável deve desenvolver uma estratégia de marketing eficiente para alcançar clientes que compartilham ou têm interesse pelo tema.

Aliás, é importante compreender a diferença do marketing tradicional para o marketing sustentável.

O marketing tradicional busca atrair o consumidor e para isso se baseia nos princípios da economia tradicional, onde o objetivo maior é atingir o maior lucro e não necessariamente o menor impacto ambiental e social.

Já o marketing sustentável, não só busca o lucro e equilíbrio econômico, como promove a valorização do produto através da sustentabilidade. Isso ocorre através de uma série de benefícios para marca, que vão desde o ciclo de vida útil do produto, passando pela logística reversa, conscientização dos clientes e dos funcionários, visando o capital social da empresa no longo prazo.

Estrutura do marketing de sustentabilidade

As empresas, pensando no marketing sustentável e no marketplace sustentável, criaram uma estrutura específica para esse segmento, onde são utilizados os mesmos conceitos tradicionais, mas com um maior valor, na gestão sustentável dos 4P’s do marketing (produto, preço, ponto de venda, promoção).

O preço de um produto sustentável tem que contar com diferentes variáveis, que vão desde a tributação, os fornecedores com ações sustentáveis, as despesas e os clientes que possam pagar os produtos.

Já o produto foca em elementos recicláveis, insumos não refinados e matérias primas reutilizáveis.

Quando se fala em ponto de venda no marketing sustentável, assim como no marketplace sustentável, consideram-se a avaliação de todos os processos da empresa. Essa avaliação visa reduzir os custos por meio de equipamentos de baixo consumo de energia focando em vendas na internet, além de um marketing digital mais forte, o que reduz o consumo de recurso físicos comuns no trade marketing.

Mudança no dia a dia das empresas

No Brasil, o desperdício e o consumo exagerado é responsável pela poluição e sujeira dos rios e ruas, e o excesso resulta em lixões espalhados por todas as regiões, pela falta de local adequado para o descarte. Toda empresa que defende causas ambientais se preocupa com essas questões, levando de dentro para fora os valores da sustentabilidade corporativa.

Ademais, ter um afiado e consciente marketing digital sustentável contribui também para um relacionamento transparente com o cliente. Ao mesmo tempo que mostra as ações da marca e oferece mais visibilidade ao marketplace sustentável promovido.

Investir em soluções de marketplace sustentável é algo que atrai e oferece mais visibilidade ao conceito de sustentabilidade, levando mensagens que vão além do melhor produto e serviço e agregando valores a longo prazo para a sociedade.

Você gostou da união do marketplace com a sustentabilidade? Não esqueça de promover essa inovação por aí e espalhar um pouco mais da maravilha que é a sustentabilidade corporativa.

Saiba tudo sobre sustentabilidade corporativa e como ela pode impactar a sua empresa

Artigo desenvolvido pelo Portal Soluções Industriais.