Entenda a importância de expor suas ideias ao contraditório para inovar

Leia em 4 min

É muito comum tentarmos evitar conflitos em nosso dia a dia. Algumas vezes achamos que não vale a pena discutir e outras preferimos nos calar por medo de não sermos compreendidos ou porque pensamos que nossa opinião pode gerar algum prejuízo para nós.

E quando resolvemos discordar, é comum, principalmente nas empresas, procurarmos amenizar a situação para evitar a discussão de fato. Porém, a ideia de que todos precisam se dar bem no trabalho é uma utopia e, segundo para Amy E. Gallo, autora do livro Guide to Dealing with Conflict At Work (Guia para lidar com conflitos no trabalho, em tradução livre), é impossível produzir um bom trabalho sem que haja divergências.

Discordar é uma ótima ferramenta para produzir riqueza de ideias e gerar melhores resultados. As ideias contrapostas ampliam a visão de todos os lados, pois na hora da discussão, há o empenho da força de um para convencer o outro e isso é muito positivo.

Mesmo porque discordar não significa exigir que o outro aceite o que pensamos à força ou com insultos. Pelo contrário, pode acontecer em meio a muito respeito quando entendemos que as pessoas são diferentes umas das outras e que discordar faz parte da vida e é algo absolutamente normal e benéfico para o nosso trabalho e para o nosso ser.

São essas maravilhosas diferenças entre os seres humanos que nos permitem somar ideias e impulsionar a inovação. Por isso, é preciso ter coragem de ser contrariado na hora de expor uma ideia.

Claro que não é nada fácil, mas quando abrimos mão do ego e focamos naquilo que queremos realizar, o resultado final tem muito mais chance de ter sucesso.

Ao nos abrimos para o debate e abaixarmos a guarda da defesa da nossa própria opinião, aperfeiçoamos nossas habilidades de argumentação e deixamos a nossa criatividade se interligar com a criatividade dos nossos colegas, gerando, assim, resultados muito mais satisfatórios.

Além disso, as discussões nos desafiam a forçar nossas ideias e não apenas defendê-las. Ou seja, quando nossos argumentos caem por terra em uma discussão, nossa mente corre atrás do prejuízo e lança novas ideias as quais muitas vezes foram inspiradas pelo argumento do outro.

Por isso, as discussões e as controvérsias são importantes para fortalecer ideias, criar novas propostas, enriquecer projetos e alavancar a inovação. Isso acontece porque quando aceitamos que a nossa ideia não é tão boa damos margem para o nascimento de algo muito melhor, com a ajuda de todos e as mais diversas opiniões possíveis.

Dicas para você tirar proveito de momentos divergentes

1. Não tenha medo de se relacionar com pessoas que pensam diferente de você

Segundo o cientista cognitivo Hugo Mercier, em artigo publicado na Época Negócios, se você está sozinho ou apenas conversando com pessoas que concordam com você, é provável que você tenha muitos argumentos a seu favor e isso pode levar ao excesso de confiança e à polarização.

2. Não fuja de discussões divergentes

No mesmo artigo, o portal da revista, menciona que Mercier e o professor Dan Sperber, autores do livro The Enigma of Reason (O Enigma da Razão, em tradução livre) argumentam que aparentes equívocos no raciocínio humano se tornam pontos fortes quando estamos discutindo, e que somos melhores em avaliar os argumentos de outras pessoas do que os nossos. Para os autores, “a capacidade de argumento é o lar natural da razão humana”.

3. Procure comparar suas ideias a ideias contrárias às suas

Para a especialista Claire Fox, em entrevista também à Época Negócios, isso é bom e ajudará a melhorar o seu ponto de vista. “Se você percebe que os argumentos diferentes dos seus são melhores, você terá de melhorar os seus. Ou, talvez, mudar de ideia”, completa Fox.

4. Tente controlar seu lado egoísta ao invés de tentar negá-lo

Segundo o autor Jonathan Rauch, mencionado no mesmo artigo, o viés, o dogmatismo e a teimosia são combustíveis para sedimentar melhores ideias. Ele explica que não queremos que as pessoas fiquem com aquela sensação de não estarem totalmente convencidas. Tudo o que queremos é que elas compartilhem nossos pontos de vista e, com isso, aproveitamos a energia dessas certezas, preconceitos e discordâncias.

5. Se abra para a discussão e deixe sua criatividade fluir

Alguns pontos equivocados na hora da discussão podem se tornar vantagens quando aceitamos que nossa ideia pode estar enviesada pela nossa tendência de procurar mais argumentos que confirmem o que estamos dizendo. Quando nos abrimos para discutir com mais flexibilidade, podemos identificar falhas em nosso discurso e temos a oportunidade de aprimorar nossas ideias em parceria com outros.

6. Enfrente os momentos divergentes com respeito

Não é preciso brigar ou arrumar inimigos nos momentos de discutir ideias. Gallo, por exemplo, acrescenta que você não precisa ser rude. “Você pode discordar com empatia, compaixão e gentileza”.
Como você viu, é possível extrair o melhor de nós em situações que nem sempre são vistas como berços de boas ideias. Assim, aproveite essas dicas de como abraçar a vulnerabilidade e ser mais inovador fazendo sua rotina render muito mais a seu favor!

Gostou do post? Quer ler mais conteúdos interessantes? Então, siga nossas páginas nas redes sociais e acompanhe nossas novidades! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.​

Conteúdo desenvolvido pela Equipe Feminaria.

Compartilhe!