2 anos de selo eureciclo: revolução sustentável no mercado de reciclagem

Leia em 6 min

Veja todos os principais eventos que marcaram os dois anos de desenvolvimento e crescimento do selo eureciclo e como os principais atores da cadeia de reciclagem (cooperativas de reciclagem, empresas e consumidor) nos ajudaram nessa transformação sem precedentes.

O selo eureciclo foi idealizado em julho de 2016 e implementado em agosto do mesmo ano, com o objetivo de comunicar ao mundo o que a New Hope Ecotech (startup criadora do selo) já vinha promovendo em tecnologia desde 2014. A ideia era a seguinte: impactar o mercado de reciclagem no Brasil através da articulação entre os atores envolvidos, do rastreamento dos resíduos recicláveis e da remuneração do serviço ambiental prestado pelas cooperativas. Tudo isso em uma plataforma tecnológica própria, que rastreia as transações no mercado de reciclagem de resíduos, conferindo confiabilidade ao processo e segurança.

Desde o seu lançamento, muitas coisas aconteceram, do aumento exponencial de parceiros engajados aos avanços legislativos que dão ainda mais suporte para a mudança ambiental e social que queremos fazer. O selo veio para promover esse impacto entre as empresas e cooperativas mostrando para os consumidores a revolução sustentável pretendida.

É por isso que para celebrar esse novo ciclo, queremos compartilhar com vocês os principais marcos do crescimento do selo eureciclo e de tudo que cresceu com a gente. Confira!

A trajetória

Abaixo vamos contar um pouquinho de cada marco da nossa trajetória nestes dois anos.

Social Entrepreneurship Forum

O Social Entrepreneurship Forum, programa de aceleração da Suécia, fez parte da New Hope Ecotech (NHE) entre abril e setembro de 2016. Mesmo a NHE se configurando como instituição independente do selo eureciclo, e vice-e-versa, citar esse período é de extrema importância para a contextualização da nossa história. Isso porque foi neste programa que surgiu ideia comunicar toda a transformação que a New Hope Ecotech já desenvolvia.

Era a chance de contarmos para o mundo o que estava sendo fomentado pelas empresas. Assim surgiu o selo eureciclo, para estampar nos rótulos dos produtos a responsabilidade ambiental das marcas que aderiram à nossa solução de logística reversa, levando informação e transparência aos consumidores.

Campus São Paulo, a Google Space

Durante o período em que estávamos envolvidos na Social Entrepreneurship Forum, participamos de um outro programa de incubação, dessa vez no Campus São Paulo, um programa de aceleração de startups do Google. Através dele tivemos contato com diversas outras startups, pessoas e tecnologias. Em uma primeira etapa de desenvolvimento, esse meio proporcionou descobertas e ideias estruturantes que nos permeiam até hoje.

Empresa B

No início de 2017 obtivemos a certificação Empresa B, passo muito importante para o reconhecimento de todas nossas ações visando o desenvolvimento ambiental e social.

A certificação Empresa B, garante que as empresas por ela certificadas realizam trabalhos com o objetivo de sanar as problemáticas socioambientais gerando impacto positivo no mundo.

Expansão para o Chile

Em julho de 2017, realizamos nossa primeira expansão internacional. Fomos para o Chi chi chi lê lê lê. Através de um programa de aceleração de startups apoiado pelo governo Chileno (CORFO), passamos a promover a transformação sustentável por lá, com um nome um pouquinho diferente, selo todosreciclamos, mas com o mesmo propósito.

Em menos de um ano, já alcançamos quase 30 marcas chilenas, que apoiam a ideia de transformação da reciclagem. Entre elas podemos citar TheNotCo, Vilay e By Maria. É muito bom ver que estamos conseguindo atuar levando mais sustentabilidade para o mundo.

Equipe eureciclo (23 de maio de 2018)

Termo de compromisso

Outro marco importante para o crescimento do selo eureciclo, foi o Termo de Compromisso de Logística Reversa assinado pela FIESP, firmado em maio deste ano. Esse marco contou com a assinatura da CETESB, Associações da FIESP, Secretaria do Meio Ambiente e o Instituto eureciclo.

É um acontecimento icônico para a implementação da legislação ambiental, a qual embasa a fomentação da reciclagem no Estado de São Paulo, tornando factível e claro para as empresas os mecanismos a serem executados através da apresentação de soluções práticas, rápidas e econômicas.

Contextualizando: Avanços da Legislação

As conquistas citadas acima seriam muito mais difíceis de serem alcançadas sem os avanços da legislação ambiental que rege a gestão de resíduos no Brasil: a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

E por que falamos especialmente das embalagens? Porque são elas a parte majoritária dos resíduos gerados. Inclusive existe um instrumento específico para controle, a chamada Logística Reversa, que busca a reciclagem destes resíduos para que eles sejam reinseridos no ciclo de vida do produto. Explicamos tudo sobre Logística Reversa nesse conteúdo.

Foi aos poucos que os órgãos fiscalizadores tomaram medidas para que a aplicação da Logística Reversa ocorresse de fato. Em 2017, tivemos o Decreto federal nº 9.177 que firmou a isonomia do cumprimento da legislação, para quem estava ou não inserido no Acordo Setorial de Embalagens. Essa medida foi de total importância para mobilizar todas as empresas.

E este ano tivemos a Decisão de Diretoria 076 da CETESB, definindo que a licença de operação no estado de São Paulo só seria possível mediante a comprovação do cumprimento da Logística Reversa. Daí a busca por soluções e investimentos indiretos na reciclagem, o que a longo prazo tenderá a estruturar todo esse meio.

Nosso impacto no mundo

O percurso que seguimos até aqui nos levou a impactar de forma positiva o meio em que nos encontramos. A seguir, as principais transformações causadas pelo selo eureciclo.

Transformando as cooperativas e a reciclagem no Brasil

Um dos nossos maiores motivos de orgulho, nesse período, é a compensação ambiental de mais de 2350 toneladas de resíduos. Isso graças às cooperativas homologadas no nosso sistema, atualmente 22, abrangendo 11 estados.

Muito mais que um impacto ambiental positivo alcançado, significa também que as cooperativas, que são a base do selo eureciclo, foram remuneradas pelo serviço prestado durante a reciclagem destas 2350 toneladas, gerando impactos na qualidade de vida e de trabalho de muitos cooperados.

São diversas as histórias por trás de cada liderança nas cooperativas. Na busca de propagar o contexto e marginalização em que vivem, contamos a trajetória da Recifavela e do Tião dos Santos ( presidente da Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho-RJ). Existem muitos outros caminhos que nos levam a entender parte da estrutura do mercado de reciclagem no Brasil, as  histórias citadas são apenas o começo.

É através da conscientização acerca do papel exercido por essas cooperativas, que viabilizamos um sistema de gestão de resíduos factível dentro do contexto social em que vivemos. Nosso objetivo é gerar a autonomia necessária nesses centros de reciclagem, para que eles se estruturem e se articulem, formalizando, assim, um mercado que se encontra atualmente, em grande parte, informal.

Crescimento das marcas certificadas

Saltamos de 5 marcas certificadas no ano de 2016 para mais de 450 marcas até o presente momento.

E o mais incrível de tudo é ver que o crescimento não é só nosso e sim de todos os parceiros. Exemplo disso é a +Mu, que está com a gente desde o início do processo, e já cresceu mais de 400%. E além dela, a Liv Up, Greenpeople e Nomoo que cresceram mais de 4 vezes em um curto período de tempo.

Esses dados são um outro grande orgulho para nós. É através dele que verificamos que sim, é possível transformar o mundo da reciclagem em consonância com o desenvolvimento econômico.

Vegfest, TedX, e outros eventos

Além de todos os avanços legislativos, do crescimento das marcas e do impacto social nas cooperativas, estivemos presentes em parcerias incríveis nestes últimos dois anos. Foram colaborações que visavam o desenvolvimento e a divulgação de ações sustentáveis.

Entre elas, podemos citar o II Fórum Internacional pelos Direitos da Mãe Terra em maio, a feira NaturalTech em junho,Tedx São Paulo realizado em julho, e estaremos presentes como colaboradores do Vegfest Brasil 2018, do dia 10 a 14 de outubro.

A participação e troca em cada um destes eventos foi, e é, muito significativa para continuarmos propagando esse propósito fortíssimo que é a sustentabilidade.

Redes sociais bombando e muito conteúdo informativo

Outro pilar muito importante para o crescimento do selo eureciclo são os seguidores maravilhosos do nosso instagram e consumidores conscientes que ajudam a propagar nossa essência por aí. Atualmente nossa família virtual conta com quase 50 mil pessoas engajadas.

É incrível ver que nos últimos quatro meses conseguimos quase duplicar nosso público, passando de 25 mil para 49 mil seguidores. Aqui contamos a nossa receita de sucesso para esse engajamento. Além de muito amor e propósito, usamos algumas técnicas bem específicas para disseminar a consciência ambiental e dicas para mudanças de hábitos mais sustentáveis.

Além do nosso instagram, tivemos diversos conteúdos aqui no blog, lançados com o objetivo de conscientizar e informar sobre as principais questões de sustentabilidade e aplicação no mundo dos negócios. E para os consumidores, desenvolvemos dicas especializadas para o dia a dia no nosso blog #ReciclagemSemEscândalo.

O futuro do eureciclo

Dois anos passam tão rápido, mais rápido ainda quando tudo flui. Nesse tempo, pudemos verificar um crescimento do selo eureciclo significativo e ficamos muito felizes com isso, mas queremos mais. Queremos fazer a diferença no mundo e agradecemos a cada um dos cooperados, colaboradores, seguidores e parceiros pela troca enriquecedora.

Que venham muitos outros anos pela frente e que concretizemos o sonho de formalizar e desenvolver o mercado de reciclagem no Brasil, aumentando suas taxas, causando impacto ambiental e mudando as previsões mais pessimistas sobre o planeta. Vamos juntos?

Torne-se agora uma empresa mais sustentável com o selo eureciclo

Compartilhe!