Como escolher a embalagem ideal para meu produto?

Leia em 4 min
embalagem

A embalagem protege o seu produto e atrai o seu consumidor. Existem muitas opções de materiais, formatos e cada um deles tem seus pontos positivos e negativos. Vamos olhar os principais pontos a serem analisados para escolher a embalagem ideal para o seu produto.

Proteja o seu produto

Essa é a principal função da embalagem: garantir que o seu produto chegue no melhor estado possível no ponto de venda ou na casa do consumidor. Nesse sentido, faz muita diferença o material usado. Produtos com características diferentes exigem materiais diferentes, alguns precisam de proteção contra luz, umidade e também física. Isso tudo influencia a validade do produto e afeta muito o desperdício.

Um outro ponto importante para avaliar é como a embalagem afeta a logística do produto:

  • Quantos produtos conseguem ser transportados por vez?
  • Há necessidade de embalagem secundária?
  • Qual a perda esperada no transporte?

Na maioria das vezes, só por causa das características do produto, as opções de materiais e tipos de embalagens ficam muito restritas.

Pontos principais: Validade, influência na logística e perda.

Atraia o consumidor

A embalagem ajuda a vender. Ela pode chamar a atenção do consumidor por causa da sua diferenciação no ponto de venda, o que geralmente é uma questão de aparência e design. Mas materiais diferentes passam sensações diferentes e podem ter impressões com técnicas diferentes.

Outra coisa que atrai o consumidor é a conveniência na hora do uso. Afinal, quem não gosta de uma embalagem inteligente que facilita o consumo? Para ser efetivo nisso é importante conhecer muito bem o seu consumidor, onde e como ele consome o seu produto. A partir daí é interessante buscar inovações no mercado que possam te ajudar e olhar o mercado internacional é sempre uma opção interessante, mesmo que nem sempre seja viável de praticar aqui no Brasil.

É preciso considerar também que cada vez mais o consumidor quer transparência e conexão com a marca. Então informações presentes na embalagem, como ingredientes, valores nutricionais e sustentabilidade também influenciam muito a decisão de compra.

Pontos principais: Design, informações e conveniência.

Garanta a sustentabilidade da embalagem

Obviamente, nós acreditamos que este ponto é extremamente importante e, infelizmente, muitas vezes negligenciado durante o processo de escolha de uma embalagem. Ainda é comum que a sustentabilidade venha na forma de reparação e não pensada como parte de todo o processo. Com a embalagem já escolhida sem levar em consideração os atributos de sustentabilidade, o problema é jogado para os profissionais de sustentabilidade que devem, de alguma forma, compensar as consequências geradas.

É muito importante olhar para a sustentabilidade em todos os passos: na escolha do material, no design, na impressão e na comunicação. Só assim é possível fazer uma escolha sensata que pesa todos os pontos importantes para a empresa. Você pode seguir essas perguntas-chave:

  • Esta embalagem pode ser reciclável, mas será que ela será reciclada?
  • Qual a complexidade da reciclagem desse material no Brasil?
  • Qual é a pegada ambiental desta embalagem? Emissão de gás carbônico e uso de recursos naturais são os pontos relevantes, tanto no processo de produção quanto na logística.
  • Quanto custa para fazer a logística reversa desta embalagem?
  • Qual é o dano no meio ambiente caso esta embalagem seja mal descartada?

Como sempre, o Selo eureciclo está aqui para te ajudar a garantir a logística reversa da sua embalagem e investir para que a cadeia de reciclagem se desenvolva.

Pontos principais: Reciclabilidade, pegada ambiental e logística reversa.

Olhe os custos

Vamos ser sinceros, nem sempre é financeiramente viável tomar as melhores decisões. Muitas vezes é necessário tomar uma decisão complexa onde um ponto deve prevalecer em relação ao outro. Por isso, você deve entender bem as margens do seu produto, levar em consideração as perdas e validade, ter convicção sobre o que o seu consumidor valoriza e definir o quanto a sustentabilidade é importante para você (esperamos que muito).

Só com todas as informações em mãos você poderá avaliar efetivamente a embalagem ideal para você. Para isso, é importante ter um especialista te apoiando com as novas tendências de mercado e diferenças entre as opções. Para te ajudar a tomar uma boa decisão, reunimos algumas vantagens e desvantagens de cada tipo de material.

Vantagens e desvantagens dos diferentes materiais

 

tipos de embalagem

Vidro

Vantagens: Reciclável infinitas vezes; reutilizável; durável; chama a atenção e passa sofisticação; inerte e por isso conserva melhor o produto em condições variadas.

Desvantagens: Pesado e por isso dificulta a logística; em muitas regiões do Brasil tem dificuldades para ser reciclado; pode quebrar e desperdiçar o produto quando mal manuseado.

Plástico

Vantagens: Leve e resistente; conserva muito bem os alimentos; conveniência no uso; muito versátil com todas as suas variações.

Desvantagens: Grande impacto ambiental quando mal descartado; na sua maioria ainda vem de fontes não renováveis; em muitos casos é descartável e de uso único; tirando as embalagens 100% PET que tem uma maior taxa de reciclagem, é muito pouco reciclado.

Papel (Sem misturar com outras substâncias)

Vantagens: Geralmente é uma alternativa de baixo custo; fonte renovável; potencial de fonte sustentável quando certificada; tem boa taxa de reciclagem.

Desvantagens: Baixa proteção para o produto; não pode ser utilizado para líquidos; pouco durável.

Metal

Vantagens: Resistente; alta proteção física; alta reciclabilidade; altas taxas de reciclagem de modo geral.

Desvantagens: Riscos de corrosão; ocupa o mesmo espaço de armazenamento quando vazio; baixa comodidade no uso.

 

Não é fácil e nem óbvio escolher a melhor embalagem para o seu produto, é uma decisão complexa que envolve muitos atributos diferentes. O importante é ter claro o que é importante para você, para sua marca e buscar a melhor alternativa, que também não impacte o planeta de forma negativa. Lembre-se de ficar atento às inovações e novas tecnologias que surgem o tempo todo e pensar na sustentabilidade em cada etapa da decisão.

 

Saiba como ter o Selo eureciclo em sua embalagem

Compartilhe!