Selo eureciclo: o que é e como funciona

Leia em 5 min
selo-eu-reciclo-o-que-e-como-funciona

Descubra como o Selo eureciclo vai ajudar sua empresa a fazer a compensação ambiental de resíduos de maneira descomplicada e rápida.

O que é o Selo eureciclo

A eureciclo certifica a logística reversa de embalagens pós consumo através da compensação ambiental. 

Conectamos marcas de bens de consumo com recicladores, promovendo reciclagem com responsabilidade social. 

E fazemos isso através da emissão dos Certificados de Reciclagem das Embalagens

Na prática, isso quer dizer então que as empresas que adotam nosso selo, cumprem à legislação ambiental vigente a um custo até 80% menor.

Isso ocorre, sobretudo, pois não precisam implementar um processo de logística reversa próprio. Como resultado, isso gera um grande impacto no valor investido com a gestão de resíduos sólidos. Portanto, esta é uma maneira da empresa desenvolver a cadeia da reciclagem, mas agora via eureciclo.

Todo esse processo é certificado de maneira a cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a PNRS. 

“1 a cada 3 brasileiros esta disposto a pagar mais caro por produtos ecologicamente responsáveis.”

Fonte: CNI (Confederação Nacional da Indústria). O brasileiro é um consumidor consciente?
Descubra como o Selo eureciclo vai ajudar sua empresa a fazer a compensação ambiental de resíduos de maneira descomplicada e rápida

A Confederação Nacional da Indústria realizou uma pesquisa em janeiro de 2020 para medir os hábitos de consumo da população brasileira. 

De acordo com a pesquisa, 1 a cada 3 brasileiros está disposto a pagar mais caro por produtos ecologicamente responsáveis.

Ainda sobre esses dados, a população está mais exigente e atenta com relação à reciclagem dentro de casa, mas também de marcas que cumprem com a legislação ambiental. 

Ter o Selo eureciclo estampado na sua embalagem, representa para o consumidor, que a sua marca é sustentável e preocupada com o meio ambiente. 

Como adquirir o Selo eureciclo

Para ter a segurança jurídica da PNRS e ainda, nosso Selo estampado na sua embalagem, é bem simples. Totalmente online, escolha um dos planos de acordo com a quantidade de produtos ou a massa de embalagens pós consumo vendidos pela sua empresa no último ano. 

Logo em seguida, entraremos em contato para te orientar sobre o uso da nossa marca, além de lhe dar todo suporte necessário para que esse processo seja o mais eficiente e rápido possível. 

Atualmente temos 3 tipos diferentes de selos e vou te explicar um pouco mais sobre cada um deles, mas caso fique com alguma dúvida sobre como ADQUIRIR O SELO EURECICLO, é só entrar em contato com a gente que um consultor vai te ajudar com a compra. 

Selo eureciclo 200%

Criado para empresas que desejam causar mais impacto positivo ao meio ambiente e fazer a diferença no mundo. Com o eureciclo 200%, para cada embalagem de seu produto, nós fazemos a compensação ambiental de 2 equivalentes. Isso quer dizer que, se ao longo de um mês for gerado 1 tonelada de resíduos, será recolhido do meio ambiente 2 toneladas do mesmo material. 

Descubra como o Selo eureciclo vai ajudar sua empresa a fazer a compensação ambiental de resíduos de maneira descomplicada e rápida

Selo eureciclo 100%

Com este selo será compensado 100% o equivalente ao volume total de suas embalagens. Em outras palavras, ao adquirir o eureciclo 100%, para cada embalagem colocada no meio ambiente, 1 embalagem equivalente será  reciclada. 

Selo eureciclo 22%

Feito para empresas que desejam cumprir apenas com o que a lei exige. Assinando o eureciclo 22%, nós iremos compensar o percentual exigido pela PNRS, 22%, do volume de resíduos pós consumo que foram comercializados pela empresa. Dessa maneira, é possível cumprir com o percentual mínimo exigido pela lei a um custo acessível.

Transformar sua empresa em um negócio que tem como meta a sustentabilidade nunca foi tão fácil. Veja abaixo como o sistema de compensação ambiental da eureciclo funciona e conheça um pouco mais da nossa plataforma. 

O que acontece quando eu contrato o selo eureciclo?

como-funciona-eureciclo

Política Nacional de Resíduos Sólidos

A Política Nacional de Resíduos Sólidos, também conhecida como PNRS, é uma lei que estabelece diretrizes de como setores públicos e privados devem lidar com os resíduos gerados. 

A PNRS exige transparência das organizações no gerenciamento de seus resíduos e traz importantes instrumentos para o correto manejo desse material. 

Por meio da PNRS, as empresas devem buscar a redução na geração de resíduos, aumentar as taxas de reciclagem, incluindo reutilização e a destinação ambiental correta.

Outro ponto importante da PNRS é que ela dá valor econômico ao resíduo. Desse modo, o resíduo sólido passa a ser mais interessante, visto como algo rentável e um importante promotor de cidadania e renda. 

Como funciona a compensação ambiental de embalagens?

A compensação ambiental de embalagens tem como objetivo minimizar o impacto ambiental e é um dos recursos mais importantes para a consolidação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). 

Descubra como o Selo eureciclo vai ajudar sua empresa a fazer a compensação ambiental de resíduos de maneira descomplicada e rápida

Por meio dessa iniciativa, além do valor de venda de materiais recicláveis, cooperativas de reciclagem também recebem pelo serviço prestado de triagem. Isso serve como um incentivo a mais para esses trabalhadores e estimula o aumento das taxas de reciclagem. 

Para saber mais sobre como a compensação ambiental feita pela eureciclo funciona, leia nosso artigo: como fazer compensação ambiental de embalagens.

Como a certificação de logística reversa do Selo eureciclo funciona?

Primeiramente, a certificação de logística reversa com o Selo eureciclo se inicia na inclusão de todos os agentes da cadeia de reciclagem, incluindo cooperativas e operadores privados. 

Nosso trabalho conta com a estruturação e homologação das cooperativas e operadores de reciclagem. Neste processo, apoiamos as centrais de coleta e triagem na obtenção dos 14 documentos necessários para que fiquem em conformidade com a legislação trabalhista e ambiental.

Após essa etapa, faremos uma análise do volume de embalagens comercializadas pela empresa ao ano, a partir do número autodeclarado por ela. 

Garantimos que no mínimo 22% de embalagens equivalentes serão recicladas, cumprindo com a certificação de logística reversa, de acordo com Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Com o percentual escolhido pela empresa – 22, 100 ou 200% – atestamos que embalagens do mesmo tipo (papel, vidro, metal ou plástico) foram vendidas da cooperativa ou operador privado para os recicladores finais.

A nota fiscal gerada dessa venda é utilizada para a emissão do certificado de reciclagem. Todo o processo é auditado há mais de três anos pela Ernst & Young (EY), com asseguração limitada do volume de resíduos do processo de certificação de logística reversa.

Dessa maneira, o certificado de reciclagem gerado garante a logística reversa das empresas que contratam um dos nossos planos..

Nosso compromisso com a reciclagem

As empresas que adotam o selo eureciclo, manifestam seu compromisso com o cumprimento da logística reversa. Outro ponto importante é comunicar essa iniciativa através da impressão de um dos nossos selos em suas embalagens.

O selo eureciclo indica então que aquela embalagem será compensada, ou seja, uma outra do mesmo material (papel, plástico, vidro ou metal) será reciclada na mesma região, diminuindo o impacto no meio ambiente. 

O resultado é igualmente satisfatório para o meio ambiente, já que ele não reconhece se a garrafa reciclada é da marca X ou Y. O importante é colocá-la de novo no ciclo produtivo. 

Vela lembrar que cada vez mais os consumidores reconhecem e optam por marcas que investem no desenvolvimento da cadeia de reciclagem do Brasil. 

Agora que você sabe tudo sobre o selo eureciclo, não deixe de procurar nosso sorriso nas embalagens. 

Ainda tem dúvidas sobre a eureciclo ou reciclagem? Compartilhe com a gente através deste contato e nos ajude a produzir cada vez mais conteúdos relevantes para você.

Compartilhe!

8 comments

Tenho um pequeno depósito de reciclados na Região dos Lagos no Rio de Janeiro, ele é informal mas gostaria de regulariza-lo e poder participar do prometo eureciclo, como posso ter maiores informações?

Oi, eu estou fazendo uma pesquisa/trabalho, e eu queria saber como uma empresa, no meu caso um RESORT, consegue adquirir o selo eureciclo.
Espero ter sido objetiva em relação a minha duvida.

Bom agradeceria muito se me respondessem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *