Inovação e sustentabilidade: a dupla que pode revolucionar seu empreendimento

Leia em 4 min

Entenda como os conceitos de inovação e sustentabilidade andam de mãos dadas quando se trata de tornar ainda mais eficiente um modelo de negócio. E de quebra, confira dicas para aplicar tudo isso no seu empreendimento!

A sustentabilidade surgiu em conjunto com as grandes inovações tecnológicas e industriais na década de 70.

Desde então, é quase impossível falar de sustentabilidade sem apontar processos inovadores inseridos no mesmo contexto.

Esse duplo nascimento (inovação e sustentabilidade) tem como origem o grande impacto ambiental causado pelos avanços econômicos.

Com a crescente poluição atmosférica oriunda das fábricas, ou ainda pela contaminação do solo e água causada por efluentes industriais não tratados, foi impossível evitar uma agitação dos movimentos ambientalistas da época.

Resultado disso foi a sustentabilidade, que passou a defender melhorias contínuas nos processos para que se tornassem cada vez menos danosos ao meio ambiente.

Mas afinal, o que é sustentabilidade?

A sustentabilidade é uma forma de se utilizar dos recursos atuais de forma inteligente e estratégica para garantir a reposição dos mesmos e conseguir a manutenção da vida dessa e das próximas gerações.

Podemos encarar ainda a sustentabilidade como uma filosofia de vida ou valor norteador das ações implementadas e fomentadas, seja por uma pessoa ou por uma empresa.

Tríade da sustentabilidade

Para que a sustentabilidade ofereça essa utilização inteligente dos recursos, é essencial respeitar os seus três pilares: sociedade, meio ambiente e economia.

Só com o avanço da sustentabilidade considerando esses três segmentos da nossa realidade, é possível estabelecer uma relação harmônica entre as nossas atividades e o meio ambiente.

Calma que já contamos como fazer isso se tornar possível!

Por que é importante inovar?

Antes de irmos direto para as práticas ligadas à inovação e sustentabilidade, é essencial entender a importância de inovar na atualidade. Afinal, para acompanhar o ritmo frenético da globalização não existe outra forma.

Inovar é pré-requisito para entrar e se manter no mercado. Isso porque esse adjetivo traz, antes de tudo, a adaptabilidade necessária para lidar com as diversas novidades no mundo e se manter antenado.

É importante ressaltar que tudo bem manter um negócio tradicional, mas ainda assim, lance mão de recursos inovadores que possam oferecer melhorias em questão de eficiência e/ou qualidade. Isso vale para a logística da empresa, para a gestão integrada da rede, para a comunicação e etc.

Como a inovação e sustentabilidade andam juntas?

Ser sustentável em um mundo cada vez mais consumista requer criatividade e consequente inovação das ações, principalmente das ações movidas por indústrias e empresas no geral. Isso porque o impacto ambiental é tão escalável quanto a produção de uma empresa.

Dito isso, atualmente, por mais que seja possível encontrarmos formas tradicionais e antigas de aplicar a sustentabilidade, existem muitas outras que, por meio da inovação, trouxeram uma verdadeira revolução para as empresas.

Abaixo trazemos algumas práticas que podem agregar na sua empresa.

Inovação e sustentabilidade na prática

Sistema de gestão integrada para a logística da empresa

A logística de uma empresa pode ser um dos maiores gargalos quando se trata de perda de eficiência e desperdício. Isso porque o processo é complexo e exige uma extrema organização para manter um produto de qualidade durante o transporte e a estocagem.

Tornar toda a dinâmica da empresa em algo mais eficiente é o primeiro passo para começar a promover ações sustentáveis.

Para isso, aposte em um sistema de gestão integrada que conecte todos os atores da cadeia da logística da qual você faz parte.

A rápida comunicação entre os atores e a possibilidade de organizar os dados em apenas uma única fonte pode tornar muito mais visível os pontos a serem melhorados e os que devem ser mantidos.

Atualmente existem softwares que se prestam esse serviço, além de pessoas especializadas que podem oferecer um treinamento que beneficiará toda a equipe e todos os processos.

Marketing verde

Na comunicação não poderia ser diferente, a sustentabilidade veio para inovar inclusive o Marketing!

A comunicação das ações sustentáveis é indispensável para valorizar o seu produto e serviço, uma vez que, atualmente, os consumidores estão cada vez mais engajados e buscando ainda mais soluções que não impactem negativamente o meio ambiente e a sociedade.

Mostrar as ações positivas da sua empresa é uma excelente forma de criar vantagem em um mercado competitivo, só cuidado para não cair no greenwashing! Contamos o que é e como evitar escorregões na comunicação neste artigo.

Embalagens sustentáveis

Um dos pontos cruciais que resultam no impacto negativo da maioria das empresas são as embalagens. Quando falamos do impacto causado por elas estamos falando de mais de 70 milhões de toneladas/dia de resíduos.

Inovar nessa questão é imprescindível nos dias atuais, visto que o consumo consciente está crescendo com a grande mobilização das questões ambientais.

E tornar a embalagem sustentável não é tão difícil quanto parece, no guia disponibilizado abaixo contamos tudo sobre embalagens sustentáveis e como você pode implementar isso para o seu produto.

Compensação ambiental para cumprir a logística reversa

A compensação ambiental é um conceito não tão inovador, por já ser conhecidíssima através dos créditos de carbono que fizeram sucesso após firmado o Protocolo de Kyoto. Ainda assim, aplicada à logística reversa no Brasil, é uma verdadeira inovação. Isso porque é um movimento que está começando, baseado no modelo que deu certo na União Europeia.

Tal conceito é uma forma de lidar com as embalagens, aliando a sustentabilidade e a tecnologia permitida para desenvolvimento dos Certificados de Reciclagem.

Resumindo a ideia: você fomenta a reciclagem através do pagamento do serviço ambiental prestado pelas cooperativas e operadores privados, reciclando uma quantidade de embalagem equivalente à quantidade gerada pela sua empresa.

Agora é a sua vez!

Fique sabendo: a inovação propriamente dita, como um disrupção de uma antiga forma de realizar uma ação, só ocorrerá a partir da sua própria experiência e criatividade. É preciso ousar nesse sentido e colocar à prova novas ações.

É o novo que colocará a sua solução à frente de tantas outras, e o melhor: estará totalmente de acordo com o que você ou a sua empresa precisa.

Então, sempre que for testar algo por aí, parta do pressuposto que os fatores e condições serão únicos e que, por esse motivo, as soluções que outras empresas encontraram não cairão como luvas, pois precisarão sempre de alguns ajustes.

Para facilitar essa jornada, abaixo deixamos um artigo completo de como a sustentabilidade corporativa está ligada às embalagens produzidas e a melhor forma da sua empresa lidar com essa problemática.

Sustentabilidade corporativa e o problema das embalagens

Compartilhe!