O que os consumidores esperam das empresas em tempos de coronavírus?

Gabriela Reis, gerente de marketing da eureciclo conta neste artigo o que consumidores esperam das empresas durante o cenário do coronavírus. Confira!

Tempos de crise afetam a forma como as pessoas vivem e se relacionam com o mundo e, diante disso, muitas empresas ficam sem saber como agir e como se comunicar com o seu público, justamente porque tudo está diferente.

Então, eu trouxe os resultados de uma pesquisa que foi feita pela Kantar sobre esse assunto, e também seis dicas super práticas que podem auxiliar sua empresa nesse momento.

Primeiro, a pesquisa questionou quais atitudes são esperadas das marcas nesse momento e revelou que:

  •  25% das pessoas espera que elas sirvam de exemplo e guiem para a mudança;
  • 21% espera que elas sejam práticas e realistas e ajudem consumidores no dia a dia;
  • 20% espera que as empresas ataquem a crise e demonstrem que ela pode ser vencida;
  • 18% espera que elas usem seu conteúdo para explicar e informar.Além disso, 11% das pessoas também espera que as empresas reduzam a ansiedade e entendam as preocupações dos consumidores; e, por último, 3% espera que sejam otimistas e pensem de formas não convencionais.

A pesquisa também questionou como as marcas devem se comunicar para atender essas expectativas e revelou que mais de 87% dos entrevistados acham que elas devem comunicar principalmente seus esforços para enfrentar a situação e sobre como podem ser úteis nesse novo dia a dia, e 80% disse que elas devem evitar explorar a situação do coronavírus para promover suas marcas. Um resultado bem interessante também é que 78% das pessoas entrevistadas acreditam que as marcas devem reforçar seus valores, oferecendo uma perspectiva positiva e utilizando um tom tranquilizador.

Diante desses resultados, preparei seis dicas que a sua empresa pode adotar para atender as expectativas dos consumidores. Vamos lá!

1. Adeque sua comunicação ao cenário atual

O mundo inteiro está vivendo essa pandemia e o assunto principal desse momento é o coronavírus. Por isso, é importante que a sua comunicação fale sobre esse assunto de alguma forma para que não pareça que a sua empresa está alienada ou fora da realidade. Mostre empatia através da sua comunicação, entendendo que a vida de muitas pessoas está diferente agora e, por isso, sua comunicação também precisa se adaptar.

2. Comunique as medidas que sua empresa já tomou em relação à pandemia

Se a sua empresa dispensou os colaboradores para trabalharem de casa, estão respeitando as normas de higiene, ou se apoiou alguma instituição seja com doações ou parcerias, se flexibilizou pagamentos… tudo isso pode ser comunicado pela sua empresa, mostrando que ela está alinhada com o cenário atual e realizando esforços para ser útil nesse momento. Isso pode aproximar os consumidores da sua marca. Agora se você não comunicar, as pessoas nunca saberão!

3. Utilize mensagens positivas e um tom mais otimista

Esse momento é sensível e muitas pessoas já estão sobrecarregadas com a quantidade de notícias e informações. Por isso, busque adicionar um viés mais positivo nos seus conteúdos, trazendo os aprendizados que esse momento está proporcionando, reflexões e compartilhando conteúdos que agreguem valor ao público, que nunca esteve tão conectado. E aí eu vou para a 4ª dica:

4. Foque em gerar valor para as pessoas

Nesse momento, é importante ter sensibilidade para não bombardear as pessoas com conteúdos muito comerciais. Eles podem ser mantidos, mas em um volume reduzido. Como muitas pessoas estão em uma situação delicada agora, as mensagens podem ser mal interpretadas e gerar um sentimento errado no público. Então, explore os outros tipos de conteúdo que sua empresa pode oferecer. Quais conhecimentos sua equipe possui que podem ser úteis para outras pessoas nesse momento? Eles podem se tornar posts, artigos, vídeos… use sua criatividade! Em momentos difíceis, as marcas que apoiam e são úteis às pessoas ganham mais confiança e reconhecimento e isso perdura no longo prazo.

5. Escolha causas para apoiar, se sua empresa puder

Se sua empresa estiver em boas condições nesse momento, uma boa forma de ser útil é apoiando pessoas e segmentos que estão passando por dificuldades em razão da pandemia. Muita gente está precisando de ajuda nesse momento e mostrar que sua marca está atenta a isso, faz com que ela se torne mais humanizada e responsável. O setor da reciclagem, por exemplo: muitas cooperativas foram paralisadas para evitar a disseminação do vírus e agora muitas famílias estão sem sua principal fonte de renda. O selo eureciclo é uma forma dessas cooperativas continuarem recebendo uma receita, já que a aquisição do selo promove o investimento na cadeia de reciclagem, e em breve divulgaremos uma campanha para apoiá-las com doações também. Essa é uma das diversas causas que sua empresa pode escolher ajudar!

6. Seja parte da transformação!

Por fim, é importante que sua empresa reflita sobre as mudanças, seja de comportamento ou paradigmas, que esse momento nos traz. Entenda o que a sua empresa pode fazer diferente para tornar o mundo um lugar melhor, seja em relação à cultura da empresa, aos processos produtivos, à geração de resíduos, ao tratamento que os colaboradores recebem, à forma como você se comunica. Sua empresa pode ser parte da transformação e, assim, se tornar uma inspiração para muitas outras empresas!

É isso! Espero que gostem e que as dicas permitam novos horizontes para a sua marca nesse momento! Aproveite para conferir este e outros conteúdos em nosso Instagram, basta clicar no ícone abaixo abaixo: