Como a sustentabilidade pode gerar valor para o seu negócio

Em tempos de crise, é fundamental renovarmos a estratégia do nosso negócio, revendo o que precisa ser deixado de lado, o que pode continuar agregando valor e novas táticas para alcançarmos bons resultados. Quanto mais rápido nos adaptamos a um momento conturbado com um plano assertivo, mais rápido saímos à frente! E a sustentabilidade, mais do que nunca, pode ajudar não só a sua empresa, como todo o planeta!

Os proprietários de pequenas empresas podem acreditar que as estratégias de sustentabilidade são o domínio de organizações maiores, que seus negócios são pequenos demais para causar impacto ou que a adoção de práticas de sustentabilidade são muito caras.

Independentemente do tamanho da organização, uma estratégia de sustentabilidade pode beneficiar uma empresa de várias maneiras.

As empresas têm diferentes razões para focar na sustentabilidade. Alguns precisam ter a certificação ISO 14001 como pré-requisito para fechar negócios e outros adotam práticas comerciais sustentáveis ​​devido às crenças e aos valores ideológicos.

Essa diversidade de motivação mostra algumas das maneiras pelas quais uma estratégia de sustentabilidade eficaz pode agregar valor ao seu negócio. Abaixo sintetizamos os principais benefícios. Confira!

Mudanças no ambiente de trabalho

É claro que tornar sustentável cadeias de suprimentos e reduzir o uso e o desperdício de matérias-primas traz benefícios imediatos como: economia de energia e economia com gastos com insumos. Essas táticas, no entanto, tendem a levar um pouco de planejamento estratégico e tempo para serem executadas.

Felizmente, também existem algumas práticas mais instantâneas que você pode adotar:.

  1. Incentive os funcionários a separar os recicláveis não apenas na sua instituição como também em casa, pode ajudar você a começar a estabelecer uma cultura de sustentabilidade. Defina metas de reciclagem para sua equipe e recompense os membros da equipe por cumpri-las.
  2. Troque as lâmpadas do seu escritório por LEDs, que usam muito menos energia e duram de 10 a 20 vezes mais que as lâmpadas halógenas ou incandescentes. Você pagará mais inicialmente, mas economizará a longo prazo. Além disso, você estará trabalhando em direção a algo maior que você.
    Mesmo pequenas alterações podem reduzir suas despesas, principalmente quando se trata de eficiência energética. Comece a garantir que os aparelhos sejam desligados quando não estiverem em uso (por exemplo, máquinas de escritório, luzes nas salas dos funcionários, ar condicionado, máquinas de fábrica), peça a alguém que verifique as instalações no final do dia para garantir que tudo esteja desligado.
    3. Considere seus processos de compras, ao substituir máquinas ou compressores de fábrica, faça sua devida diligência. Pergunte aos fabricantes sobre a eficiência energética de cada item e peça que eles verifiquem suas reivindicações. Verifique qual a assistência governamental disponível – estadual e federal – para a compra de máquinas e iluminação com eficiência energética.

    Lealdade e posicionamento da marca

    Uma estratégia de sustentabilidade implementada com sucesso pode afetar positivamente a reputação e a imagem da sua empresa. É importante demonstrar que sua empresa está assumindo a responsabilidade por suas ações e adotando mudanças para o bem maior. Seus clientes querem fazer parceria com empresas que têm práticas comerciais éticas.

Eles não querem correr o risco de fazer parceria com empresas onde existe a possibilidade de violações dos direitos humanos. Isso prejudicará a marca deles, ou no caso dos consumidores finais, impacta diretamente na escolha do produto, visto que o consumo consciente tem crescido mais a cada ano. Nesse sentido, o selo eureciclo tem auxiliado mais de 2000 empresas na comunicação de uma ação ambiental crucial e urgente: a compensação do impacto ambiental das embalagens comercializadas. Já pensou na quantidade de resíduos que estão lotando aterros e contaminando solo e água? Ajudar a desenvolver a cadeia de reciclagem é uma maneira de evitar que daqui alguns anos mais problemas ambientais sejam gerados por isso, afetando inclusive, nossas vidas em sociedade.

É crucial que seus clientes tenham confiança em sua empresa e em seus produtos. Portanto, se você estiver realizando esse tipo de ação, certifique-se de deixar isso claro em sua comunicação. Verifique se suas certificações e iniciativas de sustentabilidade estão claramente indicadas no site da sua empresa. Verifique se você pode comprovar suas reivindicações e ser autêntico com sua comunicação.

Negócios éticos

Embora nem todo cliente se preocupe com a sustentabilidade, mais consumidores, usuários finais e empresas querem fazer parcerias com negócios éticos.

A sustentabilidade, por sua própria natureza, está em constante fluxo e se baseia no princípio de ‘melhoria contínua’.
Se você não tem uma estratégia, está constantemente reagindo às expectativas e pressões do mercado.

Nem todas as situações podem ser previstas, mas verifique se você não está ficando para trás. Não perca a especificação do seu produto para um projeto Green Star, porque você não tem o seu produto certificado.

Entenda que os clientes desejam fazer parceria com negócios éticos e sustentáveis ​​e considere isso como parte de sua estratégia de ação. Pense em quais políticas, procedimentos e treinamento você precisa para demonstrar responsabilidade social. É aí que o desenvolvimento de uma estratégia e um roteiro pode ajudá-lo a manter-se e/ou ficar à frente das necessidades e expectativas de seus clientes.

Engajamento dos colaboradores

Isso pode ser uma surpresa para alguns, especialmente em pequenas empresas. Há um sentimento de orgulho da equipe de que sua empresa está iniciando práticas sustentáveis ​​e a equipe aproveita as sessões e atividades de treinamento em grupo, nas quais eles também podem se manifestar, participar e contribuir.

Eles são os principais atores quando se trata de melhorias, por isso é particularmente importante que eles se envolvam. A falta de moral da equipe pode levar a sabotagem passiva na forma de produtividade reduzida, mão de obra ruim, problemas de qualidade e absenteísmo, os quais podem prejudicar a lucratividade da empresa.

O envolvimento dos funcionários é especialmente importante quando se trata de sua equipe de vendas. Os funcionários apaixonados pela empresa e seus produtos são os melhores advogados.

Quando você induz a equipe de vendas que é nova em uma organização, eles ficam chocados quando entendem que seu novo empregador tem ótimas histórias para contar sobre suas iniciativas de sustentabilidade. Uma boa equipe de vendas entende a importância de qualquer tipo de diferenciação dos concorrentes.

Conclusão

Seja honesto e autêntico em sua comunicação com as partes interessadas. Busque oportunidades para reduzir custos comerciais e operacionais. Com uma estratégia de sustentabilidade como guia, uma empresa pode estar pronta para mudar expectativas, tendências, fatores e regulamentações em seu setor.

Guest post desenvolvido em parceria com a Agência Webtrends