Descubra como o Laticínio Scala aplica a sustentabilidade de forma integrada

Já imaginou como a sustentabilidade pode ser implementada em grandes processos industriais? O Laticínio Scala desenvolveu ações de sustentabilidade que vieram a integrar de maneira holística os processos da empresa e nos contaram um pouquinho de sua experiência. Confira!

Com 56 anos de existência, o Laticínio Scala se tornou um dos principais produtores de queijos do Brasil. Com uma grande produção de laticínios, a empresa continua a se preocupar em realizar suas atividades de maneira sustentável visando gerar impacto positivo para o meio ambiente e para a sociedade.

Neste artigo, trouxemos um pouco da experiência em sustentabilidade da empresa.

Tendo como um de seus pilares a sustentabilidade ambiental, a marca vem investindo desde 2002 em soluções que envolvem a preservação do meio ambiente. A política de gestão ambiental da empresa abrange iniciativas como reflorestamento, energia renovável, logística reversa, reuso de água e reciclagem dos resíduos de sua operação.

“A Scala tem um Departamento de Meio Ambiente criado para sistematizar as ações de responsabilidade ambiental desenvolvidas pela empresa. Sabemos da necessidade do uso racional dos recursos naturais e de preservar o meio ambiente, por isso adotamos ações de controle e desenvolvemos projetos na área de preservação ambiental dentro e fora de nossas unidades”, destaca o Coordenador de Meio Ambiente da marca, Cleidomar dos Reis Oliveira.

Desde 2016, o Laticínio faz parte do Mercado Livre de Energia, onde adquire energia renovável suficiente para suprir mais de 98% do consumo total de suas instalações.

Em suas três fábricas – duas em Sacramento e uma em Salitre de Minas, ambas em Minas Gerais – os resíduos gerados nas plantas são separados para a destinação correta. Com isso, 90% do material descartado é reciclado.

O Laticínio Scala também faz a logística reversa de suas embalagens através da solução eureciclo, ou seja, compensa ambientalmente uma parte do volume de plástico e papelão que acondiciona seus produtos – o que correspondeu, em 2019, a uma compensação de 170 toneladas de papel e 106 toneladas de plástico. Já em 2020, serão 238 toneladas de papelão e 113 toneladas de plástico. Além disso, são recolhidos os recipientes usados para embalar as rações da Divisão de Nutrição Animal da marca.

Em relação ao consumo de água, o Laticínio implantou dois projetos que, juntos, são capazes de diminuir seu consumo de água em mais de 200.000 litros por dia, o que equivale ao consumo diário de 2.000 pessoas, aproximadamente. O primeiro deles consiste no uso de tecnologia para concentração de soro, no qual a água retirada do processo é utilizada na produção, possibilitando uma economia de 120.000 litros de água. Já o segundo, corresponde ao reaproveitamento da última água de enxágue de equipamentos para o primeiro enxágue de caminhões e silos. Com este último foi possível reduzir o consumo de água em até 100.000 litros por dia.

Para contribuir com a manutenção da qualidade das águas dos rios, a empresa possui Estações de Tratamento de Efluentes, ETEs, capazes de tratar todo o efluente fabril e devolver ao meio ambiente uma água livre de poluentes.

Outra providência operacionalizada pelo Laticínio é o uso de lenha de eucalipto reflorestado de sua própria reserva como combustível em suas caldeiras. Atualmente, a Scala tem em torno de 350 hectares de eucalipto plantado em suas duas fazendas fornecedoras de lenha. Juntas, elas registram uma produtividade média de 350m³/hectare, somando 122.500m³ de lenha no total. Como a colheita é feita em média a cada sete anos, são alcançados 17.500m³/ano, ou seja, 1.458m³/mês – o que corresponde ao consumo mensal de lenha de duas das três fábricas. Desta forma, 100% da madeira utilizada na empresa é reflorestada e 90% de produção própria.
Em atenção à quantidade de fumaça e das partículas de carbono lançadas no meio ambiente pelas caldeiras, a empresa utiliza modernos lavadores de gases. Com esta medida, o empreendimento reduziu de maneira significativa a emissão de materiais poluentes.

Quer saber mais sobre a sustentabilidade empresarial? Confira o conteúdo exclusivo que separamos para você!

Sustentabilidade empresarial no Brasil, veja o que está sendo feito

Artigo desenvolvido em parceria com a Communicação Assessoria Empresarial da Scala Laticínio. Dúvidas e sugestões entrar em contato com:

Graziele do Val | Graziele.val@communicacao.com.br

Bárbara do Val Blanco | barbara@communicacao.com.br