Sustentabilidade no mundo dos negócios: conheça a Forseek

O William Mazzucatto, fundador da Forseek, nos contou os desafios e vantagens de um empreendimento inovador no ramo alimentício, ainda mais quando se resolve adicionar a sustentabilidade como valor intrínseco do produto. Através do seu discurso, foi possível fazer um compilado de dicas que podem auxiliar quem está começando ou pensando em começar um novo negócio. Confira!

A Forseek começou no final de 2017, mas o negócio começou a crescer mesmo em 2018. Com um pouco mais de um ano de idade, a empresa que caminhou até o momento com uma marca solo, o Grego Protein, hoje aposta na expansão da linha, com dois novos sabores.

E não só isso, a Forseek entende que o consumo consciente tem crescido e não deixou essa oportunidade passar.

“Iniciamos com o Grego Protein e, desde o princípio, pelo DNA da marca ter uma pegada sustentável, formamos parceria com o Selo eureciclo. Nos comprometemos que os primeiros lotes teriam um percentual das embalagens compensado através da reciclagem. E isso segue até hoje.”

Essa tendência é um movimento atual cada vez mais latente, justificado pelas crescentes problemáticas ambientais, onde não só a poluição do ar como também a geração desenfreada de resíduos preocupam.

“Nós temos essa preocupação e vemos que cada vez mais os consumidores também. Então não fazia sentido a gente estar no mercado de uma forma que o consumidor não queria ver.”

Entender tais desafios é um ótimo primeiro passo para colocar a mão na massa. Abaixo seguem dicas e experiências que a Forseek compartilhou conosco. Não perca esse ótimo benchmarking.


Exemplo para os jovens empreendedores

Ter um negócio próprio tem sido objetivo de muitos jovens nos dias atuais. Seja a liberdade de atuação ou ainda investir no que realmente se gosta, o negócio próprio é tendência! E a Forseek exemplifica muito bem esse contexto: William tem 24 anos e conta que desde os 16 já gostava de empreender. Aos 23, tendo conseguido acumular um capital de giro suficiente, apostou na ideia de um produto inovador no mercado.

“Um dia, estava misturando o whey protein em um iogurte para ter mais proteína e tudo mais, e eu pensei: ‘Tem tantas marcas trazendo produtos lights, inclusive com mais proteína, mas não tem nenhum iogurte com essa proposta. Então porque não um iogurte?’” Então surge o Grego Protein, um produto mais natural, com poucos ingredientes.

A Forseek apostou na sua elaboração produtos com baixo índice de gordura, pouco carboidrato, sem estabilizantes artificiais. Mas o diferencial mesmo está na adição de picolinato de cromo e na semente de chia que potencializam a saciedade.

“O nosso primeiro produto é resultado da economia de anos de trabalhos e de pesquisa de mercado. E com o desenvolvimento da marca a gente trouxe essa pegada: ambientalmente correto e para uma vida saudável, isso sempre fez parte do nosso DNA.”

William aponta que empreender atualmente é estar em um espaço concorrido com grandes indústrias que já dominam o mercado e que nem sempre se preocupam com o futuro em termos ambientais e sociais.

Como startup, a Forseek se preocupa em entregar não só um produto saudável, mas que também tenha uma atitude positiva com o meio ambiente. Esses esforços, mais do que nunca, são essenciais para um desenvolvimento sustentável das nossas comunidades e atividades como um todo.

Repense, inove!

Repensar os modelos tradicionais de produção e, principalmente, repensar a geração de embalagens pode ser difícil para quem está começando, ou querendo começar. No entanto, oferecer diferenciais que possam interessar o seu público alvo é um exercício muito bem vindo quando se trata de se destacar no mercado.

Nesse sentido, o fundador da Forseek aponta que o principal fator para o sucesso é a determinação.

“Acho que são dois pontos na verdade. O primeiro é sempre escutar suas próprias ideias, todas elas podem ser aproveitadas. E uma vez que você tenha uma ideia, tenha determinação para realizá-la. Estes foram fatores cruciais para continuar a ter o resultado que eu tenho hoje, em pouco tempo de empreendimento” diz William.

Para além do repensar, a inovação deve vir, diz William: “Estamos lançando uma extensão da linha do Grego Protein, com dois novos sabores, chocolate (com muito mais cacau que os convencionais) e baunilha (com baixa quantidade de gordura). No futuro pensamos em lançar novos produtos, mas ainda são apenas planos.”

Selo eureciclo é um caminho!

Os selos de sustentabilidade são um caminho para chamar a atenção dos consumidores conscientes e o William conta isso:

“Acho que hoje, ser saudável vai muito além da alimentação, inclui também o meio ambiente, o ar livre, aproveitar melhor a cidade, respirar melhor. Buscar o selo eureciclo veio de todo esse contexto de salubilidade mesmo. Quando você escolhe ter um estilo de vida mais saudável e melhor, isso deve sempre contemplar o meio ambiente.”

Ele conta ainda que a preocupação com o meio ambiente dobrou por conta do novo Grego Protein que virá em potes de consumo individual, aumentando a geração de resíduos. Mas que fica mais tranquilo ao apostar em uma solução com o selo que irá compensar esse impacto ambiental.
Traga sua essência para o negócio

Quando se trata de construir o próprio empreendimento, é natural e saudável trazer da sua essência aspectos positivos, como por exemplo, a sustentabilidade. Esses valores dão um ar ainda mais genuíno na comunicação com os clientes. E auxilia no próprio engajamento dos mesmos.

Tão natural é esse movimento, que o William trouxe a sustentabilidade por ela já fazer parte da sua história: “Eu sempre cresci com isso, com muita consciência ambiental, gostando muito da natureza, então a Forseek se sente no dever de, como empresa, entrar no mercado fazendo a diferença.”.

Sucesso hoje e no futuro

Além de utilizar a sustentabilidade para garantir o presente com consumidores sustentáveis engajados, é importante frisar que esse valor visa um futuro com recursos passíveis de serem utilizados pelas próximas gerações.

A Forseek entende essa necessidade e a amplia, buscando gerar não apenas produtos inovadores, mas também que tenham maior impacto social, além do ambiental. O William Mazzucatto afirma que para o futuro ele espera reverter o sucesso de hoje para ações e benefícios sociais no amanhã.
E você, o que espera para o seu negócio e vida? Quer começar sua jornada sustentável?

Descubra os benefícios do selo eureciclo para o seu negócio!