Descubra como o marketing verde pode gerar valor para o seu empreendimento

Marketing-verde

O marketing verde é uma grande aposta para o momento atual e para o futuro. Não sem razão: as grandes problemáticas ambientais são cada vez mais debatidas e conhecidas. Continue lendo e saiba agora como implementá-lo para gerar valor para o seu negócio.

Com a exposição crescente do panorama ambiental, os consumidores não só se conscientizaram da importância das suas escolhas na hora de consumir, como também estão mais sensíveis com a causa.

Com esse cenário, as empresas passaram a incorporar estratégias internas que contemplassem uma imagem positiva em meio a tantas degradações ambientais. O principal objetivo é simples: atrair os consumidores, mas não só isso. Como iremos ver, é importantíssimo que as ações estejam de acordo com a imagem da empresa.

Para fazer isso da maneira correta e sem futuras dores de cabeça, vamos contar os segredos do marketing verde e formas de implementá-lo. Confira!

O que é marketing verde?

O Marketing Verde, também conhecido como marketing ecológico ou green marketing é uma resposta empresarial para a avalanche de notícias negativas que surgiram nas últimas décadas e abordam o impacto industrial no meio ambiente.

Nesse sentido, podemos afirmar que o marketing verde é a promoção da imagem socioambiental positiva de um produto, serviço, empresa ou pessoa, através de estratégias de marketing e ações de sustentabilidade.

Essa dinâmica é possibilitada através da integração de alguns dos princípios fundamentais da sustentabilidade. Como veremos, não basta parecer ser ‘verde’, é necessário ter as ações da empresa alinhadas com a sustentabilidade. Do contrário, o resultado pode ser desastroso.

Isso porque, com as infindáveis ferramentas de informação que o consumidor possui, fica fácil verificar quando uma marca não é sustentável e viralizar qualquer atitude contraditória nesse quesito.

Cuidado com o greenwashing

Ao mesmo tempo que a consciência ambiental dos consumidores aumenta, também aumenta a desconfiança em relação a propostas, produtos e propagandas que se dizem “verdes”.

A maior armadilha do marketing verde é o greenwashing, traduzido do inglês como lavagem verde. A ideia, em essência, é uma sustentabilidade meramente aparente, que não está de acordo com o que é realmente realizado e fomentado pela empresa.

O grande perigo dessa estratégia é que ao ser descoberta a contradição, os danos à imagem da marca podem ser irreversíveis. Ou simplesmente demandarem muito para que haja uma recuperação.

Por esse motivo, é essencial consolidar estratégias alinhadas com os princípios do marketing verde. Nós contamos abaixo sobre eles.

Princípios do marketing verde

3R’s

Quando falamos de algo sustentável, é impossível não falar dos 3R’s da sustentabilidade: reduzir, reutilizar e reciclar.

Reduzir é adotar o minimalismo no consumo de recursos. Vale pensar: o que é realmente necessário? Todo o resto pode ser substituído por algo mais eficiente ou ainda deixar de ser consumido. Isso vale para embalagens, insumos, recursos e máquinas.

Além de reduzir, é importante que em sua política a empresa busque reutilizar sempre que possível. Isso diminui o custo de produção além de garantir um menor impacto ambiental.

Por último, reciclar é o passo ideal para tudo que não pode ser reduzido ou reutilizado. Isso garante que o resíduo não irá lotar ainda mais aterros ou lixões, ou contaminar solo e águas.

Ainda que consciente dos 3R’s, é importante saber que o marketing verde vai muito além disso.

Seja genuíno

Estratégias como reduzir o consumo de água, por exemplo, são super bem vindas. No entanto, devem se mostrar genuínas todas as ações de sustentabilidade. Como? Basta que para isso a intenção seja ambiental e não apenas econômica.

Os consumidores percebem quando uma ação é greenwashing e é movida unicamente por motivações econômicas. Desta forma, a ação não gerará nenhum valor à marca.

Transparência importa

Garantir que o seu consumidor saiba, através da sua própria empresa, a origem e os processos de fabricação do produto, é uma chance de provar mais uma vez a credibilidade da sua marca. E isso faz toda a diferença.

E não à toa. Atualmente, os meios de comunicação e facilidade de compartilhamento, tornam virais notícias sobre origem e processos que não sejam sustentáveis, seja através de testes com animais, da utilização de trabalho escravo ou ainda do uso extensivo de agrotóxicos, entre outros exemplos.

Tenha seu próprio canal de comunicação e incentive que as informações sejam o mais transparente possíveis.

Compartilhe as experiências

Com todos os esforços promovidos por você e seu time, agora está na hora de se utilizar de todas as ferramentas do marketing para promover de maneira eficiente e coerente uma imagem realmente verde.

Uma forma de garantir ainda mais credibilidade é compartilhar experiências reais promovidas pela sua empresa. Sejam em mídias sociais ou palestras, as experiências fazem toda a diferença na comunicação.

Por esse motivo, vamos compartilhar com você a nossa experiência incrível com as estratégias de marketing para aumentar o engajamento no Instagram. A nossa receita, desde lá, possui a mesma essência, e atualmente o número tem crescido exponencialmente.

Compartilhe o seu diferencial e suas ações sustentáveis, essa simples ação terá um efeito incrível no seu engajamento.

O futuro é verde

Diante do cenário de instabilidade ambiental, com assuntos como aquecimento global e efeito estufa em voga, é importante ter um posicionamento como marca e empresa.

Ainda que a economia tenha andado muito tempo sozinha, os aprendizados da ecologia vieram somar com a qualidade de diversos processos. Ficar fora dessa modernização verde é algo que será ainda mais notado pelos consumidores, e não necessariamente da melhor forma.

Começar com uma ação hoje, pode fazer toda a diferença, e dessa forma você irá testando o impacto nos seus clientes.

Mas não esqueça de promover essas ações ein? Para facilitar deixamos abaixo um link para um material com dicas preciosas de como começar a comunicar suas ações de maneira eficaz.

Por que comunicar as ações de sustentabilidade da minha empresa e como começar?